Conheça a Praia de Setiba em Guarapari -ES

by - janeiro 24, 2019



Agora você vai conhecer uma das mais belas praias do Espírito Santo. Acredite, se você já andou pesquisando sobre as praias de Guarapari, cidade que fica no litoral sul do Espírito Santo, certamente já viu alguma foto dessa praia incrível!  Com águas limpas, de um azul esverdeado de tirar o fôlego e quase 800 metros de areia, ela é uma das preferidas dos turistas que aproveitam a boa infraestrutura para passar o dia aqui, curtindo o sol e esse lindo mar...

Mas engana-se quem pensa que essa praia é exclusividade dos turistas. Durante todo o ano, essa gente que mora aqui pertinho aproveita as águas calmas de Setiba para relaxar, brincar com a criançada e, para quem gosta, praticar a pesca de arremesso. A praia tem algumas pedras nas extremidades, atraindo peixes que vem aos corais para se alimentar. Você precisa conhecer a Prainha no Morro do Una em Setiba , pois o lugar é mágico! Essa Prainha  fica ao fundo da área de camping de Setiba, é só fazer uma caminhada pelas pedras e vocês passarão por estes pequenos três paraísos, conhecidos apenas por alguns pescadores e aventureiros.  A transparência da água é espetacular:



Mas para quem prefere curtir uma praia ao pé da letra sem se aventurar nas pedras, Setiba oferece muito mais. Outra atividade que você vai perceber logo de cara – e que é praticada basicamente por quem mora aqui – é saltar da pedra que fica a cerca de 100 metros da areia. Como se fosse um trampolim, a galera se lança ao mar em saltos quase profissionais. É muito legal!! Mas eu não me aventurei não... Apenas observei o salto dos garotos! 


Quem não gosta de uma praia assim? Quem preferir  existem barracas com árvores bem  fresquinhas que se estendem na areia. Excelente para se proteger do sol, pois as castanheiras tem uma copa gigantesca que refresca a aridez do sol...Setiba tem uma paisagem tranquila que merece ser apreciada...



Essa praia urbana faz parte do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, uma área de proteção ambiental que margeia a costa capixaba nesta região. O nome Setiba é uma herança indígena: eles chamavam as conchas que apareciam na praia de ser, e tyba significa abundância, fartura. Assim, Setiba ficou famosa por sua quantidade de conchas. Uma caminhada na areia e já percebemos a quantidade de conchinhas existentes. Isso sem contar os passeios que se pode fazer na água de caiaque, stand up, banana jet e o brinquedo da bolha aquática.


Andar na bolha aquática é para os fortes...rsrs Lá dentro é uma sensação ímpar, não se escuta quase nada e você fica como se estivesse fora do tempo e do espaço. É uma sensação única e Tais aprovou!! Afinal, para as crianças tudo é festa!!


Aliás, para a diversão das crianças, Setiba é ideal. De águas calmas, transparentes e sem ondas, oferece um sem número de brincadeiras para que elas aproveitem e se divirtam muito! Tais, Heitor e Rafael adoraram passear na câmara de ar (ou seria pneu?) que boiava no mar tranquilamente...


Mas os passeios sempre eram supervisionados pelos responsáveis pelas crianças. Elas nunca ficavam sozinhas no mar. Márcia cuidou direitinho dos garotos!


Afinal, Quem não gosta de passear em uma câmera de ar e de deixar levar pelo vento? Asseguro que é totalmente seguro... E a visão é espetacular! Luciana, Heitor e Rafael que o digam!!


O banho de mar aqui é maravilhoso, mas só tem um porém, a água é um pouquinho gelada para os padrões em geral. E mesmo com o sol a pino,  a água permanece geladinha, um verdadeiro tratamento para a nossa pele...hahahaha  Eu e Tais aproveitamos bastante a água congelante...rsrs


Uma das visões mais  incríveis de Setiba é poder apreciar o pôr do sol. São verdadeiras pinturas surrealistas, repletas de cores em degradê, de tão belas!!


Por isso que vale a pena  você  passar os entardecer  nas casas de veraneio. Por aqui é bem comum os  moradores alugarem  suas residências para turistas por curta temporada. Assim você tem acesso a essa maravilha da natureza em todos os finais de tarde...


Um pouco mais distante do centro, Setiba tem tudo o que você procura para suas férias: praia gostosa, tranquilidade, infraestrutura adequada com duchas, banheiros, transporte público, iluminação noturna, bares e restaurantes. Será que é por isso que todo mundo vem pra cá? Bom, acho melhor você mesmo descobrir a resposta. Com certeza você não vai querer perder essa água cristalina tocando seus pés todas as manhãs...



Planeje seu verão na Praia de Setiba


Como chegar:  Partindo de Vitória, o melhor acesso é feito pela Rodovia do Sol. Guarapari está a 50 quilômetros da capital do Espírito Santo. A rodovia é duplicada e está em ótimo estado de conservação. Há cobrança de pedágio no valor de R$ 9,00 nos dois sentidos. Setiba fica a 12 quilômetros do centro de Guarapari. Quem opera esse trajeto de ônibus, partindo de Vitória, é a Viação Planeta.

Quando ir: A estação mais chuvosa do Espírito Santo é justamente o verão, de dezembro a março. Apesar das chuvas serem mais comuns nesse período, pode ficar tranquilo que elas não vão atrapalhar a sua praia: estou falando de pancadas de chuva rápidas com muitos dias claros e ensolarados. Nessa estação as temperaturas são sempre superiores aos 30 graus, mas a média anual está entre 22°C e 24°C. E aproveite ainda neste verão, pois não há nenhum sinal de chuva no Espírito Santo!

Onde ficar:  Em Setiba, o barato é alugar uma casa de veraneio e curtir a tranquilidade do lugar. Se quiser agitação, o centro de Guarapari está a apenas 12 quilômetros e o verão por lá sempre bomba com turistas do país inteiro e grandes eventos. Aqui você encontra algumas  opções de hospedagem em Guarapari.


E para deixar você ainda com mais vontade de conhecer Setiba, preparei um vídeo com a canção Chanson Du Soleil, do DJ Meme em parceria Gavin Bradley,  lançada em 2009. É a canção do sol que traz felicidade! Vem para cá! Viaje comigo neste paraíso!! Bom final de semana!!


Inspiração: Blog https://www.penaestrada.blog.br -  Imagens pessoais de arquivo da família e do Google Imagens -  Vídeo do Meu Canal no You Tube 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))