Festa da Penha: Fé e Beleza no alto da Montanha!

by - abril 26, 2019




Oi amigos, estamos em plena Festa da Penha aqui no Espírito Santo...Agora  vou trazer alguns detalhes para você deste lindo Santuário de Fé e Beleza que abriga o nosso Estado. 




Ontem,  na tradicional Romaria da  família, a imagem da Virgem da Penha foi conduzida pelas avenidas e ruas da Grande Vitória e Vila Velha e cenas comoventes foram registradas: fiéis com máscaras e ajoelhados, dando vivas à Nossa Senhora e mosaico de luzes feito por moradores em prédios.




Um Pouco da História do Convento da Penha


Também chamado de "Santuário do Perdão", localizado no bairro mais antigo do município de Vila Velha, o Convento é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e testemunho de grandes acontecimentos históricos e milagrosos. É o mais antigo santuário mariano do país, localizado a 154 metros de altitude e foi construído sobre um rochedo, em 1.558, pelo frei Pedro Palácios. Do seu alto é possível avistar Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos. O Convento está cercado pela Mata Atlântica preservada.



Histórias curiosas não faltam em torno do monumento dedicado a Nossa Senhora da Penha. A decisão da construção da capela por Frei Pedro Palácios ocorreu após um fato inusitado: certo dia, o frei acordou e viu que o painel da virgem que encomendara de Portugal desaparecera da Capela de São Francisco, que o frade franciscano havia construído no campinho. Com o objetivo de achar a imagem a qualquer custo, o frei foi à sua procura nas matas da montanha e encontrou a imagem no alto do Morro da Penha, sob duas palmeiras.




O sumiço do quadro repetiu-se duas vezes e ele foi encontrado no mesmo lugar. Então, Frei Pedro Palácios viu, por meio desses sinais, um “aviso” e a vontade de Nossa Senhora que a capela fosse erguida naquele lugar. A construção da capela começou de imediato.

Em 1562, após a construção da Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), foi finalmente edificada, em 1568, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569. O interior do Convento preserva séculos de história. 



O Convento foi construído diretamente na rocha e ergue-se poderoso quase alcançando o céu.





Várias lendas integram a história dos milagres de Nossa Senhora da Penha, como quando o Frei Pedro Palácios partia para suas viagens, deixava para seus companheiros (um gato e cachorro) a quantidade de bolinhos de farinha que representavam os dias de sua ausência. E os animais comiam apenas cada uma das suas rações diárias, sendo a última delas no retorno do frei.



Outra lenda, a “da Penha”, ocorreu logo no início da construção do Convento: o surgimento de uma fonte no local das obras. Chamada de fonte de Nossa Senhora, que possibilitou a realização das obras no local e, depois que elas se encerraram, a fonte secou.

Fala-se também da procissão marítima do ano de 1769, época em que a seca assolava a capitania. Segundo a lenda, as matas do morro seguiam verdes e viçosas enquanto o resto da região estava em uma profunda seca. Depois da procissão, a chuva caiu. Esse fato foi retratado em uma das telas do pintor Benedito Calixto, que se encontra nas paredes do santuário.




Seus quadros também retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento e vale a pena olhar e recordar do passado...

A Capela de Nossa Senhora da Penha sofreu várias ampliações e o anexo,foi construído em várias etapas. O Convento da Penha, juntamente com o prédio do museu que é a histórica ex-“Casa dos Romeiros”e a residência de hóspedes , bem como as ruínas das antigas senzalas, vem do longínquo ano 1650.




No interior do Convento, o espaço mais expressivo é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor. O interior da igreja é revestido, parcialmente com madeira em cedro, entalhada com motivos fitomorfos, executada pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, inclusive o assoalho com trabalho de marchetaria que no ano de 1980 foi reformado.



No Altar Mor da Igreja, remodelado em 1910, existem mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore que adornam o retábulo e colunas. Possui cuidadosa talha de madeira dourada do escultor italiano Carlo Crepaz, adotando a caligrafia de ornamental do ecletismo pontuada por capitéis, coríntios, festões, guirlandas com elementos vegetalistas, medalhões, anjos e frontão, datando do século XIX.


No centro do retábulo, o nicho de Nossa Senhora, que abriga a Imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569. A imagem é ladeada por anjos e querubins e honrada com as imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.


Participe desta Festa de Alegria, Luz e Fé!

Uma raridade capixaba: Ana Paula Meriguete, encantadora cantora de Guarapari, nos emociona com a Ave Maria, no alto do Convento da Penha... Um autêntico talento da nossa terra capixaba...🎼 Boa noite!




Acompanhe comigo o vídeo que preparei quando subi a Ladeira da Penitência até o alto do Convento da Penha.
Um abraço a todos os amigos do Natureza Capixaba!

 
Imagens do Google imagens e arquivo pessoal - Programação da Festa Site 

Video do Meu Canal no YouTube

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))