Lagoa do Jacuném: um capricho no Espírito Santo que está sendo negligenciada...

by - abril 04, 2019


Oi amigos capixabas e de todo o Brasil! Vocês já sabem que eu adoro o Mestre Álvaro, montanha espetacular que adorna a Grande Vitória e é vista de muitos lugares, sempre majestosa.  Hoje recebi essa imagem magnífica da Lagoa Jacuném, localizada no Município da Serra.  Parece que a natureza desenhou o mapa do Brasil na base da montanha... Realmente são caprichos que só existem aqui no Espírito Santo, mas que está em risco de ser extinta...  Veja o motivo...

O Município da Serra possui uma vasta rede hidrográfica constituída por rios, ribeirões, áreas alagadas e alagáveis, diversos córregos, faixa litorânea e um complexo lacunar bastante diversificado. Além de apresentarem importância econômica, as lagoas da Serra estão entre os sistemas naturais mais representativos do município por possuírem grande beleza cênica e por serem refúgios para várias espécies de fauna e flora naturais. A conservação das lagoas está diretamente relacionada à preservação da “vegetação ciliar”, de suas nascentes e córregos contribuintes, bem como da qualidade de suas águas. Eis as lagoas da Serra:

  • Lagoa do Juara é a maior lagoa do município e tem como principal afluente o Ribeirão Juara. No período de novembro a fevereiro é observado o fenômeno da piracema. As lagoas Juara e Jacuném fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe e deságuam na Praia de Jacaraípe.





  • Lagoa Jacuném abrange uma grande área urbana da Serra. Inserida entre o CIVIT, as proximidades de Feu Rosa e Barcelona. É muito utilizada para pesca, mas está muito degradada. Necessita de socorro imediato!



  • Lagoa Sarapongá está situada na região de Queimado, na baixada próximo ao Morro Mororon.



  • Lagoa de Carapebus é um importante ponto turístico, separada do mar apenas por bancos de areia em certos trechos. Próximo a ela está a pequena Lagoa do Baú.



  • Lagoa Maringá é uma lagoa artificial, originado pelo represamento parcial do Córrego Maringá, feito pela Rodovia ES-010, próximo ao balneário de Manguinhos.




Mas é importante informar que n em o fato de estar numa Área de Proteção Ambiental Municipal consegue blindar a lagoa Jacuném da poluição. Pelo contrário: repleta de esgoto doméstico e industrial – tratados ou não – a Jacuném está agonizando...

A Jacuném é rodeada por indústrias nos Civit´s I e II. Além disso, o novo pólo industrial Cercado da Pedra fica às suas margens. Apesar do belo visual que proporciona ao visitante da sede da Apa Jacuném em Barcelona, basta chegar perto da lagoa para ver a realidade. As suas águas estão extremamente verdes.

Mestre em Biologia e pesquisador da Ufes, Ian Drumond, explica que as águas estão verdes por conta do excesso de esgoto, que geram a proliferação de cioanobactérias. Estas produzem cianotoxinas que podem prejudicar a saúde humana e, em casos extremos, levar à morte de quem beber a água. “Estudos recentes feitos por pesquisadores da Ufes confirmaram essa situação na Jacuném”, explica.

E não e só. Em seu projeto de graduação realizado em 2011, Ian constatou que na época havia presença de metais pesados em quantidades acima do que a legislação permite. Dentre eles, alumínio e cádmio. “No estudo coloquei peixes e cebolas em contato com água da lagoa e nos dois casos houve mutação genética dos organismos por causa da quantidade de metais na água”, frisa.

Do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, diz que a situação da Jacuném agrava a poluição em outra lagoa famosa, a Juara. Isto porque há um canal que leva água da Jacuném ao rio Jacaraípe. “Este, quando a maré sobe, retorna com as águas para a Juara. E quando a maré desce, as águas poluídas da Jacuném e da Juara vão para a praia de Jacaraípe. Infelizmente hoje não há nenhuma ação efetiva para a recuperação das duas lagoas”, lamenta.

Precisamos cuidar do nosso patrimônio ambiental capixabas, não deixar degradar, não deixar que se acabe...É nosso dever preservar e respeitar!!


Neste vídeo você observa o impacto ambiental ocasionado à lagoa Jacuném! Um absurdo!! Ela clama por socorro! Que tudo se resolva para não perdermos para sempre essa beleza natural! Até a próxima amigos!


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Que lindo seu novo blog Adriana! Vou acompanhar aqui os encantos deste Estado maravilhoso e espero conhecer estes belos lugares! É preciso cuidar e preservar nossa natureza, o ambiente em que vivemos é o reflexo do que somos!
    Bom fim de semana!:)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia querida, nem acredito que você veio conhecer meu novo blog, fico tão felizzzzzzz!!
      Aqui é um cantinho reservado só para as belezas naturais e a cultura das terras capixabas, onde tentarei passar o que há de mais bonito por aqui, para quem ainda não conhece!!
      Ah, e como neste artigo, também farei chamados e pedidos de socorro para que os recursos naturais sejam devidamente preservados... Não é nada fácil ver essa destruição diante de nossos olhos.. :(

      Seja sempre muito bem-vinda querida!! É uma grande honra ter a sua presença aqui amiga linda!!
      Um grande beijo e uma semana espetacular, com muita luz e felicidade!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))