99 Anos da Vovó Zilda - Capixaba da Gema

by - dezembro 07, 2021



Recentemente, o médico e sociólogo norte-americano Nicholas A. Christakis afirmou que, a partir de 2024, viveremos os “loucos anos 20” do século 21. 

Isso porque, segundo o pensador, a pandemia da Covid-19, a maior desde o fim da Gripe Espanhola, deve estar encerrada. E, como aconteceu há um século e também ao final da Peste Negra, um novo mundo deve debutar.

E foi em 1922 , 99 anos atrás, que nasceu a Vovó Zilda, em pleno ano da Semana da Arte Moderna no Brasil!

Por enquanto, obviamente, isso é apenas a prospecção de um cenário futuro. Mas é bom conhecer o que aconteceu no Brasil, sobretudo nas suas principais capitais, o Rio de Janeiro e São Paulo, nos “anos loucos” do século passado. 

A década de 1920, menos estudada do que deveria, foi determinante para a nossa História. E foi nesta década que, em 1922, nasceu a Vovó Zilda! Simmmm, minha Vovó querida que nasceu em plena semana da Arte Moderna.





A Semana de 1922 - Semana da Arte Moderna

Em São Paulo, aconteceu aquele que é considerado o evento paradigmático da cultura local – e a determinaria até hoje: a Semana de Arte Moderna de 1922, que tinha por objetivo superar o beletrismo e o academicismo que influenciavam parte de nossas artes e instituir não apenas temas brasileiros, como uma modernização das linguagens artísticas.  

Sabe, deve ser por isso que Vovó Zilda é tão criativa...Nasceu no ano das obras de  arte, da poesia, da música...
Quando a vemos olhando para o seu lindo jardim nem imaginamos o quanto seu nascimento foi o vetor para que a família Caliman pudesse despontar para o mundo!



É uma capixaba quase centenária, que já viveu muito, que constituiu uma família numerosa e que ainda tem muita história pra contar pra gente!



Já sofreu, já sorriu, nos deu sustos, mas jamais sucumbiu...
Vovó Zilda no período em que esteve internada



Obrigada por tudo Vovó!! Que seus dias sejam regados de flor, de beija-flor, do que há de melhor em tudo!Feliz Aniversário!!





E a música fala  por mim e por todos nós!! Parabéns VOVÓ!Esse é o vídeo de aniversário de 90 anos da Vovó!!



ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Emocionante! Parabéns à tua vovó Zilda que já acostumei a admirar e torcer por ela a cada ano que festeja.Que venham muitos mais,ela sempre com essa carinha feliz e mostrando boa disposição! VIVA! Fecidades,beijos pra ela também! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que alegria que tenha vindo comemorar o aniversário da Vovó Zilda comigo!!
      Infelizmente não deu para a família se reunir neste ano, como há dois anos, afinal são dois anos consecutivos de isolamento em razão da pandemia, o que nos impede de nos encontrar. Mas fiz a homenagem à pequena grande Vovó com imagens dela, que está muito bem de saúde, Graças a Deus!!
      Obrigada querida!!
      Beijos e uma semana muito liinda!!! :))))

      Excluir
  2. Oi, Adriana!

    Feliz Aniversário para vovó Zilda! Linda história de vida! É um privilégio e benção momentos assim! Que felicidade completar 99 anos cercado da família com muito amor e carinho! Lindo mesmo! Interessante ter nascido na Semana de Arte Moderna, certamente inspiração para vida! Adorei as palavras positivas também no início do post sobre encerrar a pandemia, que assim seja! Parabéns e muitos mais anos para comemorar com a doçura da vovó Zilda! Ótima semana querida amiga! Bjs :))))))
    🎂 🥳 🎈 🎊 🎁 💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que honra ter a sua presença neste momento tão lindo que vive a Vovó Zilda!!
      Ela já vai rumo ao seu centenário e eu fico encantada e admirada com tanta força!!
      Pois é querida Bia, creio que seja por isso que a Vovó é tão criativa e matreira, hehehe. Ela nem tinha ideia que havia nascido nestes tempos em que a arte no Brasil tomou os primeiros passos!!
      Agradeço muito seu carinho amiga!
      Me deixou com o coração repleto de amor e saudade!
      Tenha um maravilhoso restante de semana!
      Beijinhos!! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))