Cheiros e Memórias musicais Inesquecíveis...

by - agosto 11, 2022


Cheiros e Memórias inesquecíveis
O cheiro das flores é inesquecível


Qual boa lembrança que você já teve ao sentir um determinado cheiro ou aroma e a saudade que isso provocou? E em relação à música qual é aquela que te traz as mais lindas recordações? Hoje falaremos sobre toda essa gama de cheiros  e músicas inesquecíveis.


Pois é, existem muitos cheiros, milhares deles. "Alguns podem ser inesquecíveis e, cada pessoa tem o seu cheiro predileto. Basta uma mínima lembrança para voltar tudo,
a sensação de felicidade, a tristeza, uma música, uma foto, um perfume, tudo nos traz recordações.

E sentir um cheiro ou a lembrança dele, nos faz voltar a algum lugar, ou recordar de algo bom ou ruim de uma maneira ou de outra, eles fazem parte da vida de todos.

Então vamos lá, vou soltar a minha listinha de cheiros. Mas, como não poderia deixar de ser, o cheiro que me vem à memória também tem uma música acompanhando, é automático! E fica muito agradável um cheiro musical, você não concorda?



Pois bem: "Quais os cheiros que te trazem lembranças inesquecíveis?”


1- Os primeiros cheiros vêm da infância... eu nunca esqueci...O cheirinho de quando a Vovó preparava o almoço, no decorrer nas férias...E o que me enlouquecia era o aroma da polenta sendo cozida no fogão à lenha...rsrs Quando ela chegava ao ponto máximo de fervura e caia na chapa, produzindo aquele aroma defumado era gostoso demais ... Cheiro que não tem preço...Minha vovozinha linda partiu no último dia 20 de julho aos 99 aninhos... E a lembrança dela está ainda mais vívida em minha memória!

Vovó Zilda tão linda no Fogão à Lenha fazendo a polenta mais gostosa do mundo


2- Cheirinho da horta que o Vovô cuidava. Eu sempre ia dar uma espiadinha no que Vovô estava fazendo, seja regando ou plantando as hortaliças. Mal eu chegava, ele me colocava para ajudá-lo a mexer na terra...sim, cheiro de terra seca e molhada, pois há diferenças entre os cheiros e é bastante peculiar...Nada melhor do que o cheirinho da cebolinha, do hortelã e de todos o verdinho da terra...Que delícia. Só não tenho foto com o Vovó na horta..Já faz muito tempo e eu era bem pequena...Mas as memórias estão cada dia mais fortes!


Cheirinho de horta e terra molhada


3- Este cheiro é consequência do anterior mas com uma diferença: além do cheiro, havia o sabor picante. Estou me referindo ao nabo, que ao ser retirado da terra fresquinho tinha cheirinho muito bom e eu o comia na hora, sem lavar... E nem por isso morri....rsrs Na verdade, era uma delícia!Vovô também tinha o hábito de retirar as cenouras da terra e comer, mas os nabos eram os meus preferidos!! Que vida boa!



4- Outro cheiro da infância era o de quando eu ia até perto do ribeirão, para subir no pé de jambo, e lá chegando encontrava o local perfumado pelo cheiro das flores dos jambos que caiam e formavam um tapete rosa bem macio...É um cheiro muito agradável e suave....um tapete macio e perfumado de flores...

Flores de jambo no chão


5- Depois ficava lá de cima do pé de jambo, apreciando o rio que passava embaixo. Subia lá no alto, no galho mais forte da copa e ficava comendo os jambos vermelhinhos e sentindo aquele leve odor suave misto de jambo e rio... não sei como explicar.. mas era bom demais!

Flor de jambo e jambo no galho 


E para combinar perfeitamente com todos estes cheiros, a música Deus e Eu no Sertão do Victor e Leo:

 

 6- Cheiro do café sendo coado na hora....e tem que ser com coador de pano, daqueles antigos que a Vovó usava e a  mamãe herdou dela. Que aroma gostoso no ar...


Enquanto o cheiro do café vem chegando, saboroso, ardente e quentinho, que tal ouvir a música , Love is in the air em uma versão tão romântica e linda que está no meu Canal no YouTube.

 

 7- Cheiro da brisa do mar... acho que não existe um cheiro mais gostoso para mim...E gosto de sentir este aroma sempre que posso, seja caminhando para fazer exercícios à beira mar ou somente passear. Um cheiro de quem senta na areia ou nas rochas e vive o que está à sua frente ...Olhar sua sua grandeza e imensidão...Simplesmente sonhar....

Eu na Ilha do Boi sob as rochas 

8- Cheiro da noite à beira mar, em plena lua cheia.. Sabia que tem um cheiro diferente? Parece que tudo fica mais leve, mas primoroso. Ficar observando a lua incerta vagar lentamente por trás das nuvens e vê-la
despontar enorme, iluminada.... tem um cheiro especial de paz, de pureza....

Cheiro de lua e mar

E para acompanhar a dupla: cheiro de mar + cheiro de lua cheia à beira mar, a música  do Grupo 
Moody Blues ♥ Nights in White Satin que é linda demais e me traz recordações de muitos e muitos anos atrás...




9 - Cheiro de flores, em particular da dama-da noite, onde eu sentia o perfume desta linda flor que existia na subida da ladeira onde eu trabalhava há muitos anos.  Ao sair do serviço à noite, bem na época da floração , eu sentia um agradável perfume que se espalhava por todo o ambiente. A dama-da noite é uma flor noturna de coloração pálida , na maioria das vezes branquinha, e tem um perfume que adoro. Mas muitas pessoas não apreciam, depende de cada um. A dama-da-noite em seus mínimos detalhes: linda!



E  tem  a música que acompanha a temporada das flores, do Beto Guedes, Quando Te vi...É pura poesia...



Espero que tenham apreciado amigos queridos! E adoraria conhecer seus  cheiros e memórias, suas músicas que remetem a seus cheiros preferidos! Abraços e carinho... E a última canção é tudo de mais lindo do mundo: Do 14 Bis - Espanhola! 



Imagens do meu arquivo pessoal e do Google Imagens

Já somos 98.000 inscritos! Venha participar também!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

5 coment�rios

  1. Ei querida!
    Seu blog é maravilhoso!
    Vou adorar se visitar o Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia, seja muito bem-vinda querida!!
      É claro que visitarei o Espelhando!!
      Muito obrigada pela presença!
      Seja sempre muito bem-vinda!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Como vai, minha amiga? Quanto tempo! Lembra de mim, lá do dihit? Adrianogauchopoa. Seu blog continua lindo e sempre com excelentes postagens! Um beijo em seu ♥!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Adriano! Claro que me lembro perfeitamente de você amigo e também de seus belos e encantadores poemas!!
      Aliás, esse artigo de cheiros e memórias eu escrevi inspirada nas antigas postagens dos Dihitt, eram maravilhosas!! Pena que tudo se dispersou!!
      bom demais reencontrá-lo depois de tantos anos amigo!!
      Abraços!!

      Excluir
    2. Foi tão boa aquela época, amiga! Foi uma pena que tudo se dispersou! Bom tê-la de volta, Adriana! Bjs no ♥!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))