Passeio na Ilha do Boi de Bike

by - abril 24, 2024




Oi amigos capixabas e de todo o Brasil! Estão observando a imagem acima? É a Ilha do Boi inteirinha vista de cima, em toda a sua extensão. E foi nela que passei de bike a manhã do meu aniversário no último dia 20 de abril. 😍 Vou  contar como foi...

Logo de manhã vesti meu novo macaquinho de ciclismo de aniversário verde limão primaveril para combinar com o capacete também bem visível no neon limão. 😜Escolho as cores para ficar bem visível nas estradas, pois  não quero correr o risco de ser atropelada por motoristas distraídos que dizem não enxergarem os ciclistas...


Pois bem, lá fui eu para  a grande empreitada!
A Ilha do Boi é um bairro residencial de Vitória, com basicamente casas de luxo por toda a sua extensão. Além das casas, possui também como edificações uma guarita na entrada, um condomínio com cinco prédios residenciais, um clube –o  Clube Ítalo Brasileiro – e um hotel e restaurante – Hotel Senac Ilha do Boi.

Mas porque esse Nome Ilha do Boi?


A Ilha do Boi é um bairro de classe alta de Vitória. Possui este nome porque antigamente era uma ilha que recebia navios com bovinos que eram descarregados na ilha e após serem vacinados, eram levados para o continente. Hoje com o aterramento, a Ilha se juntou ao continente. 

É possível seguir à pé para o outro lado da "ilha".  As mansões da Ilhas possuem suas costas para a beira do mar, onde é possível chegar por iate, barquinho, jet- esqui, etc. Veja a rua que dá acesso à ilha e por onde ando de bike. É o primeiro morrinho mais fortinho...



Pelo asfalto a via que dá acesso é controlado por uma guarita policial e forte controle por câmeras dos veículos que acessam o bairro. Para aproveitar melhor esse passeio, aconselho fazê-lo a pé ou de bike.  São aproximadamente 6 Km para ir e voltar, passando pelos principais pontos de interesse.

Por ser um dos bairros nobres mais conhecidos da cidade, o lugar é um dos cartões postais de Vitória. Mas não é só por isso! A fama da Ilha do Boi se dá pelas paisagens lindas do local.

Após uns 650 m da entrada, você encontrará o condomínio com prédios. Vire na rua que o antecede (R. Kléber José de Andrade) e você chegará em um mirante de onde se observa o Morro do Moreno, a Terceira Ponte e o Convento da Penha, em Vila Velha. Desça nas pedras logo abaixo para contemplar melhor o mar e aproveite para sentar, relaxar e curtir a vista.

 Condomínio com prédios na Ilha do Boi  (R. Kléber José de Andrade)

Após pasar pela rua dos condomínios você tem a  opção de subir um morrinho para ir até a parte alta da Ilha do Boi. E lá fui eu feliz da vida, é uma boa empreitada subir esse morrinho, o coração acelera...rsrs

Depois você pode descer o morrinho e ir até a Praia Grande 😁  ou Praia da Direita.

 A principal diferença entre as praias da Ilha do Boi é a estrutura: enquanto a Praia Direita é um local que tem um mirante maravilhoso para descanso e reflexão, a Praia Grande possui uma praça bem próxima que oferece uma maior estrutura com diversos pontos de vendas de alimentos, brinquedos para crianças e aluguel de cadeiras de praia.

 Na areia tem muitas áreas de sombra para fugir do sol. O acesso à praia é super lindo, veja abaixo:


Praia Grande- Ilha do Boi

Eu continuei seguindo pedalando pela ilha, sem parar na Praia Grande e tomei o rumo do Hotel Senac na Ilha do Boi. É um morrinho de respeito que o ciclista sobe para chegar lá no topo, pois o hotel foi construído em cima de uma rocha.


 O Hotel Senac Ilha do Boi é uma referência e não poderia ser diferente já que a localização é super privilegiada e a estrutura excelente.

A área de lazer é completa e a piscina um dos locais mais frequentados pelos hóspedes. Há também uma trilha ecológica que proporciona contato direto com a natureza em pleno centro comercial.

Hotel Senac foi construído em uma rocha e está no topo da Ilha do Boi


Eu rodei por esse espaço todo com minha bike velhinha de guerra. totalizando uns 5 km por aí.  Agora que você já tem um roteiro preparado para visitar a Ilha do Boi, vamos colocar os planos em prática? Até a próxima!

Imagens do Google Imagens e do meu arquivo pessoal
Vídeo do arquivo de Adriana Helena no Instagram 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

6 coment�rios

  1. Boa tarde de Paz, querida amiga Adriana!
    Muito bem explicada a história da Ilha. Faz muito tempo que não vou por lá.
    Vitória é uma Ilha muito bonita.
    Faz muito bem em usar a roupa néon para os desavisados de plantão.
    Continue seus passeios por belos lugares e seja muito abençoada!
    Mais uma vez, meus parabéns pelo dom da sua vida!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Rosélia!!
      Menina, já passei umas fininhas de bike com motoristas distraídos que não seguem a recomendação de segurança de andar a 1metro e meio de distância do ciclista, sempre do lado direito da pista. Por isso que me asseguro de todas as formas. Infelizmente na Ilha do Boi não tem pista de ciclismo, então preciso trafegar nas ruas dividindo o meu espaço com os carros e pedestres. Os pedestres tem prioridade total, após os ciclistas e por último os carros e caminhões gigantes.

      Eu não ando à noite em razão da dificuldade de enxergar o ciclista, mesmo em vias iluminadas e com a bike usando o sinalizador de segurança. Morro de medo.

      A Ilha do Boi é mesmo uma ilha privilegiada em Vitória, pois tem beleza por todos os lados. O próximo passeio será na Ilha do Frade!! :))))
      Beijos minha querida e obrigada por ter vindo deixar o seu carinho!! :)))

      Excluir
  2. Belo modo de inaugurar o.lindo macaquinho, nesse passeio muito legal! Adorei conhecer mais! Bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito obrigada querida!
      Ando medrosa no trânsito, principalmente em locais onde não há ciclovia.
      Precisamos nos embrenhar no asfalto e somos tão frágeis diante de um automóvel.
      Por isso meus macaquinhos são de cores bem visíveis, neon chamativo brilhante com flores berrantes...kkkkkkkkkkkkk
      E a volta na ilha do Boi foi com um pouco de chuva, mas foi refrescante!!
      Quando vier aqui em vitória eu te levo lá para conhecer!!
      Muitos beijos e uma semana linda querida!! :)))))

      Excluir
  3. Olá Adriana!

    Deve ter sido uma experiência brutal! Seria algo que faria com muito gosto 😅

    A Ilha do Boi parece lindíssima. Mostrou imagens incríveis. Acabei por ficar com vontade de visitar! 👌

    Gostei muito do post, obrigado pela partilha da experiência! Abraços 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olavo, foi muito legal mesmo, principalmente porque eu havia acabado de me recuperar de uma lesão na dorsal e estava bem receosa com os morros da Ilha do Boi.
      Você vai adorar conhecer Vitória Olavo, pois aqui, em poucos quilômetros você está no mar ou nas montanhas! É tudo junto e misturado!!
      Obrigada pelo carinho da presença! Foi maravilhoso!!
      Um grande abraço e uma semana incrível!!!! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))