Chuva forte na Grande Vitória provoca alagamentos!

by - novembro 13, 2019


As fortes chuvas que chegaram ao Espírito Santo na noite de terça-feira (12 de novembro), provocaram diversos pontos de alagamentos em municípios da Grande Vitória. Em um dia choveu mais que o previsto para todo o mês e as consequências são vários transtornos ocorridos em toda a cidade.


A Defesa Civil de Vitória registrou, nas últimas 24 horas, um volume de chuva de 154 milímetros. O pico dessa chuva foi às 6 horas da manhã desta quarta-feira (13), o que acarretou acúmulo de água em algumas ruas. 

Temos um reservatório embaixo do Parque Horto de Maruípe com volume de 11 piscinas olímpicas e, quando chove, em vez da água ficar na ruas, ela vai pra esse espaço e as bombas levam para a estação de bombeamento Cândido Portinari, no canal de Camburi, que funciona a todo vapor. As pessoas perguntam: ‘por que a cidade ainda alaga?’. A explicação é esta: a partir de determinado ponto em volume de água em pouco tempo (acima de 70mm), nenhum sistema de drenagem no mundo suporta aquela água. O volume de água é muito grande pra drenar”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Os sistemas de drenagem e as estações de bombeamento deram vazão a todo esse volume de água em pouco tempo. Agora estamos monitorando as áreas de risco da capital para garantir a segurança dos moradores”, disse o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, que a previsão de chuva era de 80mm nesse período.




A instabilidade permanece no Espírito Santo por conta da presença da umidade trazida por ventos costeiros. É realmente assustador observar como as nuvens estavam carregadas...

A previsão de chuva ocorre em muitos momentos em todo o Estado. As temperaturas seguem amenas em todas as regiões e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral sul, de acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em Vila Velha, a situação na manhã desta quarta-feira (13 de novembro) é complicada nos bairros Itapoã, Coqueiral de Itaparica e Ibes. Também há registro de alagamentos na avenida Carlos Lindenberg, na altura dos bairros Aribiri e Glória.

Em Vitória, muitas nuvens e chuva ocasional. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 25 °C. Em Vitória: mínima de 23 °C e máxima de 25 °C. Os alagamentos prosseguem em várias partes da cidade ocasionando transtornos e uma série de prejuízos.


Na região serrana, muitas nuvens e chuva ocasional. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 24 °C. Nas áreas altas, mínima de 17 °C e máxima de 20 °C. Veja as nuvens que encobrem o Mestre Álvaro: assustador!!


E o vento do mar alcança também a Baía de Vitória. Na Terceira Ponte, a concessionária Rodosol alerta para vendavais e pede atenção ao motorista. A concessionária informa que a velocidade média dos ventos é de 34 km/h, mas a velocidade máxima chega a 74 km/h. Todo cuidado é pouco.



Monitoramento

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão e atuando nas 25 áreas de risco da capital. Em caso de deslizamentos ou desabamentos, os munícipes podem ligar para o plantão 24 horas do órgão: 98818-4432. As demandas também podem ser registradas pelo Fala Vitória 156. 

E Novembro chuvoso nos traz a canção Chuva de Novembro do Guns N´Roses que é sempre maravilhoso recordar...Até mais!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))