Hoje Vitória faz 470 anos!

by - setembro 08, 2021




Ahhh minha Vitória querida hoje, 08 de setembro de 2021, completa 470 anos de fundação. E tem coisa mais linda do que a vista da Baía de Vitória, a Praia de Camburi, a Beira-Mar, Ilhas do Frade, do Boi e das Caieiras para poder expressar toda a beleza desta Ilha do Mel?

São muitos os cartões postais de Vitória e para comemorar o aniversário da Capital do Espírito Santo,  trago as fotos mais lindas que tirei, os meus cantinhos preferidos da Ilha. A luz de Vitória no amanhecer e no anoitecer te encantarão!Venha comemorar comigo!!


    Minha Ilha  Favorita


Hoje, todos os capixabas, festejam com muita alegria a cidade de Vitória! A capital do Espírito Santo, comemora no dia 08 de setembro, exatos 470  anos e para celebrar essa data tão especial, faremos um passeio pela cidade. Começo em cima da ponte que dá acesso à Ilha do Frade: tem um ventinho que sobe meus cabelos...

                 Caminhada na Ponte com destino à ilha do Frade.



           Vista aérea da Ilha do Frade e da ponte onde estou caminhando na foto acima

Pois é amigos, nossa capital é histórica, é uma velha senhora pois vem dos tempos da colonização do Brasil. Mas não se engane, apesar da idade "avançada",  Vitória está linda, completamente em forma e cheia de vida. Você vai se encantar com tanta beleza.Essa é a vista de quem sobe o Convento da Penha, Em Vila Velha, para admirar Vitória.

Visão da Ilha de Vitória  do Morro do Convento da Penha


Relato Histórico da Origem de Vitória


Agora, conheça um pouquinho da nossa história e tire suas conclusões ao final se Vitória é ou não é abençoada pela própria natureza?

O início da história de nossa Capital data do segundo quartel do século XVI, quando a carta régia de 1º de janeiro de 1534, surpreendendo Vasco Fernandes Coutinho, no seu solar em Alenquer, tornava-o donatário de uma das capitanias na costa brasileira.

Reunindo uns sessenta homens, entre fidalgos e criados do Rei, alinhando-se entre aqueles D. Jorge de Meneses e D. Simão do Castelo Branco, que por mandato de Sua Alteza iam cumprir suas penitências a estas partes, e equipada a caravela de quatro mastros com tudo que se fazia necessário à empresa que ia empreender, deixou o fidalgo lusitano a sua pátria. Navegava rumo ao Ocidente, para se apossar de sua donatária de cinquenta léguas de terra na dita costa do Brasil.


Espírito Santo  e Capitania de Vasco Fernandes Coutinho


No dia 23 de maio de 1535, domingo, a nau Glória, orientando-se pela serra do Mestre Álvaro, que se erguia no horizonte, recortando-se contra o céu, atravessou a barra de nossa baía, 
ancorando numa pequena enseada situada à esquerda, nas fraldas do morro da Penha, ao norte do morro de João Moreno. Julgaram ser a baía um grande rio. Os colonizadores deram à terra o nome de Espírito Santo, em vista da celebração, naquela data, da festa do Divino Espírito Santo, pela igreja católica.

Praia de Camburi com o Mestre Álvaro, ao fundo, que guiou os navegadores  em 1535


O desembarque não se fez com facilidade, pois os aborígines, em defesa de sua terra, lutaram com ardor, armados de arcos e flechas, atirando suas setas em direção às embarcações. Houve necessidade de fazerem-se troar as duas peças de artilharia que guarneciam a caravela, para que os Goitacazes debandassem, permitindo a posse da terra por Vasco Fernandes Coutinho.

Desembarque de Vasco Fernandes Coutinho 

Assim em vinte e três de maio de 1535, oitava de Pentecostes (domingo), a caravela de Vasco Fernandes Coutinho aportou, em terrenos baixos. Como se tratava do dia dedicado à terceira pessoa da Santíssima Trindade pela Igreja Católica, à vila logo iniciada foi dado o nome de Espírito Santo, depois estendido a toda a Capitania. 

Porém , arregimentados os colonizadores mais destemidos, estes, seguindo o caminho líquido que julgavam ser um rio, subiram pela barra, sob a ação hostil dos índios Goitacazes, descobrindo uma grande ilha que chamaram ilha de Santo Antônio, por ser o dia 13 de junho de 1535. Esse local se situa na faixa insular onde se ergue em nossos dias o bairro de Santo Antônio, parcializando-se assim a denominação com que se batizou toda a ilha, no histórico dia de Santo Antônio do remoto 1535.

Ilha de Santo Antônio, hoje Ilha de Vitória


Reconhecendo o perigo representado pelos silvícolas, assim como a possibilidade de incursão de piratas, que infestavam as águas do Atlântico, naquela época, Vasco Fernandes Coutinho lançou-se à construção de um forte em local estratégico, situado, mais ou menos, onde se ergue hoje o Quartel de Piratininga. Iniciava-se então o povoamento do solo espírito-santense, com as suas primeiras cabanas e culturas agrícolas. Recebera aquele primeiro núcleo de colonização o nome de Vila de Nossa Senhora da Vitória, devoção particular do donatário.


Fundação Oficial de Vitória 



Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, é a principal ilha de um arquipélago de 34 ilhas e o centro da Região Metropolitana da Grande Vitória, formada por ela e pelos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra.

Fundada oficialmente em 8 de Setembro de 1551, Vitória é uma das dez cidades mais antigas do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, vem se tornando uma cidade moderna e tem muito a oferecer: praias, parques, bons hotéis, excelentes restaurantes e grandes áreas de lazer. Sua geografia é caracterizada por sinuosidades, recortes, afloramentos rochosos, encostas, baía e canal.


Vitória é a Ilha do Mel


Seu encanto inspirou denominações como "Ilha do Mel", "Ilha de Santo Antônio", "Ilha de Nossa Senhora da Vitória", "Cidade Presépio" e "Delícia de Ilha".

Parabéns à cidade, que mesmo com 470 anos continua com uma forma física invejável!

Festa na Cidade - Veja a Programação Cultural


A programação inclui atividades desde apresentações de números de dança, ensaios de teatro a céu aberto, apresentações on-line com música, contação de histórias e festival gastronômico.


O secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, explicou que - por causa da pandemia de Covid-19 - a programação deste ano mesclará os formatos virtual e presencial.


Nesta quarta, as manifestações artísticas começam pela manhã, de modo virtual, no canal da prefeitura com a atividade de “Contação de Histórias”, do projeto “Viagem pela Literatura", realizado pela Biblioteca Municipal.


A seguir, de forma presencial, às 10h, acontece a abertura da exposição fotográfica “Vitória 470” na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro. A mostra permanece no local até o fim do mês e não é necessário agendamento prévio.


A partir das 12h, as bandas Pandeiro e Forrofiá se apresentam na Ilha das Caieiras. Veja abaixo a Ilha das Caieiras que parece que foi desenhada por Deus, de tão linda,   em um vídeo especial que editei.

 

E para encerrar meu passeio de bike  com Tais pela linda Ilha de Vitória, na Enseada do Suá, com vista para o Convento da Penha e Terceira Ponte, até a Praça do Papa! Venha comigo!! 



Fontes de Inspiração:

Imagens do meu arquivo pessoal e Google Imagens


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Que legal! Vitóriaé linda! Parabéns a todos! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, obrigada querida!!
      Tenho muito orgulho da minha linda cidade de Vitória!!
      Tudo aqui é muito azul, com mares e montanhas em plena harmonia!!
      Lindo restante de semana amiga!!
      Beijos!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))