Uma aula completa de rock com os melhores estilos e bandas!

by - julho 13, 2022

Os lendĂĄrios roqueiros



O Dia Mundial do Rock
que Ă© comemorado hoje, 13 de julho. Esta data Ă© uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a mĂșsica e o comportamento social na segunda metade do sĂ©culo XX. Qual Ă© o seu estilo de rock favorito? Aqui conhecerĂĄ todos eles!


Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarrista e um baterista. A Banda The Beathes é um exemplo completo e clåssico da força Rock And Roll!


Banda The Beathes


The Beatles foi uma banda de rock inglesa formada em 1960 na cidade de Liverpool. Formada por John Lennon (Vocal e HarmÎnica) Paul McCartney (Vocal e Baixo elétrico), George Harrison (Guitarra) e Ringo Starr (Bateria) é considerada a banda mais influente de todos os tempos.

Atualmente, o rock Ă© um gĂȘnero musical composto por vĂĄrias influĂȘncias que sĂŁo atĂ© mesmo antagĂŽnicas, mas que continua com o mesmo propĂłsito original de lutar pela “liberdade de expressĂŁo”.


As caracterĂ­sticas marcantes do Rock



A palavra rock Ă© uma derivação do termo em inglĂȘs rocking and rolling, que pode ser entendido como "balançar e rolar".

SĂŁo muitos os subgĂȘneros que se formaram e cada um tem caracterĂ­sticas prĂłprias. Entretanto, podemos dizer que algumas sĂŁo recorrentes, como:

Atitude rebelde e impositiva;
Ritmo contagiante;
Autenticidade;
CarĂĄter contestador;
Envolvimento do pĂșblico.

Minhas bandas de rock favoritas:  The Police, Pink Floyd, Guns N' Roses, Scorpions e Dire Straits



Instrumentos comuns no rock




Normalmente as bandas de rock contam com 4 ou 5 integrantes, sendo que a base para a sonoridade das mĂșsicas Ă© feita a partir de uma guitarra elĂ©trica, bateria, baixo elĂ©trico e teclado ou sintetizadores digitais.

Hå ainda algumas bandas que aliam outros instrumentos, como flautas transversais, saxofone e gaita, o que enriquece ainda mais as cançÔes.


Os diversos estilos de rock

Como foi dito, muitos tipos de rock surgiram, com variadas caracterĂ­sticas, agradando um pĂșblico diverso. Veja quais sĂŁo esses estilos e as bandas representantes.


Rockabilly

Rockabilly Ă© um dos primeiros sub-gĂȘneros do rock and roll, tendo surgido nos Estados Unidos no começo da dĂ©cada de 1950, especialmente no Sul. Como gĂȘnero, mistura o som de estilos musicais como o mĂșsica country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll "clĂĄssico". Podem ser citados como principais expoentes do estilo Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.


Elvis Ă© um representante do Rockabilly. Ouça Suspicicius Minds. É linda e vibrante! EstĂĄ na minha pĂĄgina musical Vivendo Bem Feliz no Facebook!







Blues Rock

Blues-rock Ă© um estilo musical hĂ­brido que combina elementos do blues com rock and roll, enfatizando a guitarra elĂ©trica. Começou a ser desenvolvido como um estilo distinto em meados da dĂ©cada de 1960 na Inglaterra e nos Estados Unidos com o trabalho de bandas como Cream, The Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival, bandas de rock que experimentavam a mĂșsica de artistas de blues como Elmore James, Howlin' Wolf e Muddy Waters. No Brasil, Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti e Made in Brazil foram pioneiros do gĂȘnero. Adoro a canção Proud Mary do Creedence Clearwater Revival. É empolgante!



  



Hard Rock


Hard rock Ă© um estilo musical, subgĂȘnero do rock que tem suas raĂ­zes do rock de garagem e psicodĂ©lico do meio da dĂ©cada de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a mĂșsica rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rĂ­tmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos. A formação tĂ­pica era constituĂ­da por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, alĂ©m de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos.


Enquanto o heavy metal Ă© mais sombrio, o hard rock te anima, eleva. Bandas como The Who, Van Halen, Jimi Hendrix Experience, Led Zeppelin foram os grandes pioneiros. Mas as bandas que amo e representam esse estilo sĂŁo AC/DC , Whitesnake, Scorpions, Def Lepard, Queen, Guns N' Roses, Extreme, Kiss, Bom Jovi e muitos outros... JĂĄ editei diversos vĂ­deos com essas bandas no meu canal no YouTube. November Rain, dos Guns N'Roses Ă© sĂł uma pequena amostra...





Punk Rock


Punk rock (ou simplesmente punk) Ă© um movimento musical e cultural que surgiu em meados da dĂ©cada de 1970 e que tem como caracterĂ­sticas principais mĂșsicas rĂĄpidas e ruidosas, com cançÔes que abordem ideias polĂ­ticas anarquistas e revolucionĂĄrias. TambĂ©m abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violĂȘncia e drogas. Bandas como Ramones, Dead Kennedys, Green Day e Sex Pistols sĂŁo os maiores representantes.


Heavy Metal

Heavy metal (ou simplesmente metal) Ă© um gĂȘnero do rock que se desenvolveu no final da dĂ©cada de 1960 e no inĂ­cio da dĂ©cada de 1970, As bandas que criaram o heavy metal desenvolveram um som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, dando um ar sombrio Ă s composiçÔes. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal Ă© a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade".

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath atraĂ­ram um grande pĂșblico, apesar de muitas vezes serem desdenhadas pelos crĂ­ticos, um fato comum em toda a histĂłria do gĂȘnero. O Motörhead introduziu a sensibilidade do punk rock e uma ĂȘnfase crescente na velocidade. Bandas do New Wave of British Heavy Metal como Iron Maiden e Saxon seguiram o mesmo caminho. Eu adoro o Mettalica, uma banda incrĂ­vel!



  



E o rock continua com suas ramificaçÔes:

1- Garage Rock - Rock de garagem - em inglĂȘs, garage rock Ă© um estilo de rock and roll bruto e energĂ©tico que floresceu em meados da dĂ©cada de 1960, notadamente nos Estados Unidos e no CanadĂĄ. tantas bandas de garagem! The Beathes Ă© uma super representante deste estilo musical!

    

2- Rock psicodĂ©lico ou Rock psicadĂ©lico Ă© um subgĂȘnero do rock que se desenvolveu na metade da dĂ©cada de 1960 e que influenciou a psicodelia. Costuma usar novas tĂ©cnicas de estĂșdio e trazer caracterĂ­sticas da mĂșsica da Índia, como os pedais e o raga. Pink Floyd Ă© um de seus maiores representantes!

  


3- Rock progressivo Ă© um gĂȘnero do rock que surgiu no fim da dĂ©cada de 1960, na Inglaterra. Tornou-se muito popular na dĂ©cada de 1970 e ainda hoje possui muitos adeptos. Queen Ă© uma banda que representa esse sub gĂȘnero do rock.

           


4- Glam Rock Ă© um subgĂȘnero do rock criado na Inglaterra. Foi um estilo de mĂșsica nascido no final da dĂ©cada de 1960 e popularizado no inĂ­cio da dĂ©cada de 1970. O Glam (tambĂ©m conhecido como Glitter Rock) foi marcado pelo excesso na produção – tanto na roupa (lurex, lantejoulas, paetĂȘs, saltos plataformas) e maquiagem (cĂ­lios postiços, batons e sombras em cores vibrantes, purpurina), quanto na atitude (era importante ‘posar’ ou seja, criar um personagem). Tudo com muito glamour. E claro que o camaleĂŁo David Bowie Ă© o maior representante!



    



5- Folk Rock Ă© um gĂȘnero musical que combina elementos do folk e rock. O termo surgiu nos Estados Unidos e CanadĂĄ em meados da dĂ©cada de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elĂ©tricos como a guitarra elĂ©trica. Simon and Garfunkel Ă© um representante de peso.


      


6- New Wave Ă© um gĂȘnero musical do rock surgido no final da dĂ©cada de 1970 ao lado do punk rock. O termo "new wave" engloba vĂĄrios estilos musicais orientados ao rock e ao pop. INXS Ă© uma grande representante!




7- Rock alternativo Ă© um gĂȘnero de rock surgido na dĂ©cada de 1980 que se tornou bastante popular na dĂ©cada de 1990. Pearl Jam Ă© uma banda de peso neste gĂȘnero!



      



8- Grunge Ă© um subgĂȘnero do rock alternativo que surgiu no final da dĂ©cada de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. Minha preferida deste gĂȘnero Ă© Creed!




E  para terminar  vamos assistir meu clipe musical de  Hard Rock do incrĂ­vel Van Halen?

Can't Stop Lovin' You" Ă© uma canção da banda de hard rock Van Halen. Foi lançada como terceiro single de seu dĂ©cimo ĂĄlbum, Balance, de 1995. A canção foi escrita por todos os membros do Van Halen e Ă© sobre amor e amizade eterna. Me diz aĂ­ nos comentĂĄrios qual o seu rock preferido e qual dos clipes vocĂȘ gostou mais? 


E viva o Dia Mundial do Rock!


  

Fontes de Pesquisa:




Imagens do Google editadas por Adriana Helena

VĂ­deos do YouTube e do Canal de Adriana Helena

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentĂĄrio Ă© muito importante para saber se vocĂȘ estĂĄ gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))