Banho de Cachoeira na Floresta de Santa Leopoldina-ES

by - janeiro 26, 2023

Banho de floresta para acalmar a mente atormentada

Você já sentiu o aroma maravilhoso que é estar dentro de uma floresta com uma cachoeira? E os benefícios de estar integrado a esse ambiente? São inúmeros. Você sempre deve abraçar uma árvore, pisar nas folhas e colocar os pés dentro de um ribeirão...Quando você estiver dentro de uma floresta, respire fundo e sinta a presença da natureza ao seu redor.  Tome um banho, observe as folhas e todo o conteúdo debaixo de seus pés. Tudo isso é vida!

Antes ouça essa linda canção que você vai se integrar imediatamente à natureza... Sinta a música e a paisagem..relaxe...Contagie-se com o ambiente mágico do maior maciço da costa brasileira chamado Mestre Álvaro ouvindo a canção de Tom Speight, denominada Willow Tree. Veja como subir o maciço aqui 👉http://bit.ly/mestreálvaro. O vídeo que preparei da subida na montanha é para você sentir a energia que dela emerge. É algo mágico e inesquecível. Pura natureza!



Por isso, sempre que puder, tome um banho na floresta.  Ao contrário do que parece, não envolve uma banheira cheia de água  - é simplesmente o ato de ser atento e engajar seus sentidos,  como se você estivesse dentro da natureza. E os benefícios são inúmeros: estudos mostram que ele é conhecido por fazer tudo, desde diminuir o cortisol até baixar a pressão arterial.

“A prática japonesa de shinrin-yoku - também conhecido como banhar-se na floresta silenciosamente mergulhando na atmosfera sensorial das árvores para restaurar o bem-estar e aliviar a mente atormentada”,  diz Frank Lipman, MD, guru da medicina integrativa. 


"Parte atividade física, parte terapia natural, é uma intervenção poderosa e de baixo custo." Em outras palavras: É uma ruptura com a vida agitada da cidade.

Banho de Cachoeira na Floresta


“O banho na floresta envolve mergulhar calmamente na atmosfera sensorial das árvores para restaurar o bem-estar e acalmar a mente atormentada.”


Enquanto caminha na floresta, preste atenção nas folhas esmagadas sob seus sapatos e tome ar fresco em meio à proliferação de árvores - Mas, embora pareça tão básico, muitos apenas estão acostumados a respirar a poluição da cidade e os aromas sujos do combustível exalado pelos automóveis, então, é maravilhoso  dar atenção especial aos cheiros da terra pela primeira vez.

Oa cheiros da terra e da água na floresta


“Não fazer nada na natureza, mas estar presente à experiência inicia uma cascata de efeitos benéficos: o sistema nervoso parassimpático é acionado, gotas de cortisol e o córtex pré-frontal do cérebro - seu centro de comando rígido - faz uma pausa à medida que você ingressa na floresta
... diz o Dr. Lipman. 

E ele ainda prossegue  “Isso permite que você mude de sobrecarga de informação para um estado de prazer, deixe de lado ciclos de pensamento negativos, rejuvenesça sua energia mental e até mesmo acesse uma fonte de criatividade e concentração. Sim,  precisamos disso! Não concorda? Eu tive a oportunidade de estar em meio à floresta em uma cachoeira desconhecida do público, no meio da mata Atlântica , em Santa Leopoldina e consegui esquecer os problema e acumular energia positiva! É maravilhoso!!


Tudo é maravilhoso no meio da floresta

O estresse da  interminável lista de tarefas e aquela sensação de estar sempre com pressa (a agitação da cidade grande)  lentamente desaparecem, e são substituídos pelos sons pacíficos dos pássaros cantando e batendo as folhas. Aprecie a Mãe Natureza e toda a sua beleza...


Aprecie a mãe natureza e toda a sua beleza

Não tem uma floresta perto de você? Isso também  pode ser bom  e por favor, não se aflija - Veja  onde você ainda pode colher os benefícios. 

“O rejuvenescimento também pode ser tão simples quanto um intervalo para o almoço em um banco em um jardim botânico ou descansando em um parque olhando para nuvens fofas - duas opções para os moradores urbanos pressionados pelo tempo”
observa Lipman. 


Energia pura, a luz que se abre, a esperança iluminando a vida!


Dr. Smiley também diz que investir em uma planta ou em uma planta suculenta e estar atento em torno dela também faz o truque. Cuide de uma plantinha com carinho ok?

Por isso amigos, devemos sempre parar  o nosso ritmo intenso e fazer uma caminhada meditativa. Eu sinto uma incrível sensação de calma em minha mente e corpo. Quando volto ao trabalho e me sento diante do computador, é como se eu estivesse totalmente recarregada - então volto a trabalhar com uma nova perspectiva, bem mais criativa.  Desde então, investi em várias plantinhas minha mesa e quando preciso de uma atualização rápida, olho para elas e já me sinto integrada novamente à natureza...


O Sal da Terra de Beto Guedes

Pare novamente agora, ouça, relaxe, se integre ao natural e leve com a canção  o Sal da Terra.  Seu intérprete, Beto Guedes, ainda em 1981, criou um verdadeiro canto de esperança frente aos tempos difíceis em que vivemos.

O texto de O Sal da Terra é um manifesto que alerta a humanidade para a urgência da necessidade de cuidar do planeta e de cuidarmos uns dos outros. Um manifesto contra a supremacia do dinheiro sobre a vida, contra a desigualdade econômica e contra a degradação ambiental. Tomara que apreciem!! Linda semana amigos!


Inspiração científica: https://www.wellandgood.com/good-advice
Imagens  do arquivo pessoal de Adriana Helena  


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

8 coment�rios

  1. Adriana, que coisa linda! Nada melhor do que um banho assim. Refrescante e num lugar mágico! Estamos numa terrível onde de calor. Deu vontade de me jogar nessa água,rs... beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica,.,. que honra receber o seu comentário querida!
      Estou com um probleminha no meu teclado que está replicando algumas letras e pior ,. isso estou escrevendio pioucio pioios a ciorreçãoi é muiotio demiorada,.,.,.
      Um banhio de fklioresta é tudio de biom queriodam vakle a pena!!
      Muiotio iobriogada pior esse carionhio kliondio!! :)))) Beiojios!

      Excluir
    2. Oi Chica, estou em outro computador para poder corrigir o comentário anterior que saiu com problemas de digitação. Essa floresta e a cachoeira são reconfortantes querida, vale a pena sair do ambiente urbano e ingressar nesta linda experiência sensorial que é a natureza! Beijos!!

      Excluir
  2. Boa tardinha de paz, querida amiga Adriana!
    Colhi aqui um refrigério a mais para minha tardezinha após caminhada vespertina pela orla.
    Amo a natureza e só não vou muito a cachoeira por não ter perto uma.
    O vídeo em tradução é um espetáculo.
    Aproveite bem tudo que puder, a natureza nos restaura.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão e esftma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Roselia,. essa é a nossa terra,. o Espírito Santo que nos surpreende com suas belezas naturais seja na praia ou na montanha,.
      Descuklpe pior nãio respionder a ciontentio pioios estiou ciom um priobklema sérioio nio meu teckladio que está diofíociokl de sioklucioionar!
      Mas agradeçio iomensamente io carionhio da presen;a querioda!!
      Beoijios!!

      Excluir
    2. Rosélia querida, muito obrigada por vir deixar todo o seu carinho aqui nesta matéria que foi maravilhosa escrever e melhor ainda, estar dentro da cachoeira que, por sua vez estava dentro da floresta! É tudo tão fresquinho e lindo que nem parece real! Vale a pena conhecer Santa Leopoldina amiga, são muitas cachoeiras e recantos que vale a pena!! Um grande beijo e um lindo final de semana!

      Excluir
  3. Demorou, mas cheguei. Formatei meu PC. Que trabalheira.
    E, novamente, tanta coisa para dizer! Mas vou buscar pinceladas gerais e procurar não me alongar.
    Quando eu era mais novo, lá pelos meus 20 e poucos anos, ia muito para o pico do Marumbi, aqui na serra da Graciosa, que divide as prais e o primeiro planalto paranaense. Escalava sempre o lado oeste, não recomendado para iniciantes, e me apaixonei por tudo aquilo. Agora, faz um bom tempo que não apareço por lá. Mas, o que já me entristecia naquela época, é que o pessoal que fazia o mesmo que eu não respeitava nada, não era regozijo, confraternização com com a natureza, mas uma festa de lixo largado pelo chão, música alta, entre outras coisas piores. Amo estar em meio ao som sibilante do silêncio da natureza.
    Não moro exatamente em Curitiba, mas na região metropolitana, e de onde estou, bastam 10 minutos de carro para estar em meio ao mato. Sou pescador, então, pense em mim rodeado por prédios e correria!!!!
    Já escrevi muito sobre isso, e vou citar aqui. Passei a acreditar em reencarnação justamente observando a natureza. Mas não essa reencarnação bíblica e celestial, mas a de Lavoisier. Nós somos energia e matéria, e um dia iremos morrer e virar massa para alimentar a natureza, que tecerá seus protocolos e nos dividirá em porções para alimentar e constituir outros corpos. Então, revivemos. É fantástica essa visão.
    Já falei demais, menina. Lindo domingo pra ti. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Márcio, que bom que conseguiu ingressar na Natureza Capixaba!
      E hoje com uma boa notícia, o meu teclado do mac voltou ao normal, mas com certeza em breve ele voltará a ter problemas novamente que creio que deva ser a umidade! Isso sempre acontece quando chove muito aqui em Vitória, e depois de 3 dias de sol intenso o teclado retorna ao seu estado de normalidade!! rsrs Que coisa não? E sei que formatar um PC é muito difícil, eu não me arrisco pois existem etapas que precisam de um conhecimento específico que não tenho nessa área.
      Eu fico chateada quando vejo o que as pessoas que se dizem apreciadoras da natureza deixem seus restos de lixo pelo caminho amigo!! Nossa, mas eu aconselho você retornar e escalar a montanha que tanto gostava na Serra Graciosa! Será que existem filmes do YouTube com a montanha que você escalou? Fiquei muito curiosa!!

      Eu adoro a natureza, amo tudo o que advém dela e se pudesse estaria em contato maior com ela. moro em área de praia, mas prefiro montanha, pois eu não me adapto mais ao sol ,amigo...Minha pele precisa de muitos cuidados ...

      Agradeço sua presença e gentileza!! Sempre tem algo importante para nos informar e nos deixar felizes com os seus escritos!! Muito obrigada! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))