A Praça do Papa recebeu uma escultura do Atlas para reforçar os cuidados com a saúde mental

by - fevereiro 01, 2023



Tive uma surpresa grandiosa na última terça-feira ao pedalar pela Praça do Papa: encontrei uma escultura misteriosa que eu nunca tinha visto naquele local até então, o que imediatamente despertou a minha curiosidade. Venha saber como o monumento apareceu e o porquê:


Sim amigos, de longe uma estátua por trás da esfera de metal que existe na Praça do Papa há anos apareceu assim do nada e eu fui bem perto para me certificar do que estava acontecendo.  Não havia nenhuma identificação ou placa com o nome do artista e a escultura já estava toda pichada. Aí que eu não entendi foi é nada mesmo...rsrs

Poucas horas depois , vendo o noticiário local,  compreendi que a obra é na verdade o Atlas, um titã da mitologia grega, engendrada pelo artista capixaba Zota Coelho e  que foi colocada no centro da praça no domingo à noite do dia 29 de janeiro. Recentíssimo!

É uma estrutura larga, alta, cheia de pichações e que faz referência ao Atlas, um titã mitológico,  cujo significado é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e levantando um debate sobre o "peso do mundo".

A obra foi instalada no meio da Praça do Papa, justamente onde está o globo, já conhecido pelos capixabas. Com a nova intervenção, quem frequenta o espaço pode se perguntar o que é a imagem de um homem segurando a "bola de ferro".

Atlas tentando suportar o peso do mundo
A Prefeitura de Vitória informou que a obra foi uma iniciativa privada do artista instalada na Praça do Papa no domingo à noite (29), sem custos para administração municipal. De acordo com a prefeitura, o artista informou sobre a intenção antes de instalar a obra.




O artista explica que a obra é uma leitura contemporânea sobre Atlas, conhecido por carregar nas costas o globo. O globo, porém, tem uma série de interpretações, como as obrigações e trabalhos do cotidiano.


Para Zota Coelho, a visão moderna do titã busca mostrar que, apesar de toda a força, não há como levantar o "globo de obrigações", compromissos e tarefas do dia a dia.


Nessa visão moderna, eu sugiro que o Atlas não consiga sequer, apesar de toda sua força, levantar o globo do chão. O peso da vida hoje é um peso diferente. É um peso que acaba ficando muito pesado para se carregar. O Atlas não significa só força, representa também a sabedoria. 



O artista lembra ainda a campanha Janeiro Branco, momento de maior debate e sensibilização das pessoas sobre a saúde mental. Segundo Zota Coelho:


São inúmeras as doenças, os problemas que pode se desenvolver a partir da falta de cuidado com a saúde mental. Então essa escultura serve principalmente para manter as pessoas atentas ao que realmente importa.

Momento em que fotografei a escultura na Praça do Papa


A avaliação do capixaba, que tem outras obras conhecidas na cidade, é que a mensagem não se trata apenas do peso, mas das prioridades.


Dessa maneira, a mensagem não é somente para vermos o quão pesado está o cotidiano, mas para sermos sábios o suficiente para escolher o que efetivamente deve pesar na nossa vida, o que aliás anda muito carregada. Eu consegui superar problemas com minha saúde mental, simplesmente pedalando e aconselho quem estiver passando por problemas neste sentido a fazer o mesmo.

Os cuidados com a saúde mental e a música Everybody Hurts da Banda R.E.M.

E rever e cuidar da saúde mental é muito importante, canções sobre esses cuidados são muito conhecidas no  meio artístico e  creio que a mais tocante é "Everybody Hurts" ,  uma música da banda R.E.M., feita para o oitavo álbum de estúdio da banda, Automatic for the People, lançado em 1992. 

A música foi lançada como single em 1993. É uma das canções mais tocantes e emocionantes já produzidas.

A música foi escrita pelo baterista Bill Berry. Berry foi responsável apenas pelas batidas de tambor da música, sendo assim, a banda usou uma caixa de ritmos para as demais batidas da música. Os arranjos de cordas ficou por conta de John Paul Jones, baixista da banda Led Zeppelin. 

Na intenção de arrecadar dinheiro para as vítimas do Sismo do Haiti de 2010, vários artistas como Mika, Rod Stewart, Mariah Carey, Michael Bublé, Miley Cyrus, James Blunt, Jon Bon Jovi, James Morrison, Susan Boyle e Robbie Williams juntaram para cantar a música "Everybody Hurts". 

♫ É impossível não se emocionar  ao ouvir essa canção...Muitas vezes não conseguimos mais suportar o peso do mundo e adoecemos...Nestes momentos a ajuda chega em boa hora! Tomara que aprecie o vídeo.


Imagens do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

8 coment�rios

  1. Boa tardinha, querida amiga Adriana!
    Chorei ao ler seu post... música emocionante demais com a tradução perfeita.
    O peso da nossa vida está demais, o mundo anda muito pesado.
    Vi ontem a reportagem da escultura e achei ideal para o mês da saúde mental tão abalada pós pandemia. Foram muitos transtornos abalando até nossa saúde física.
    Tenho feito umas três caminhadas pela orla... é o jeito de não cair numa deprê.
    A natureza é ímpar para curar mazelas do corpo e da alma.
    Estivemos em Buenos Aires no final de semana para aliviar tensões.
    Sua reportagem esta ótima e bem completa em dados.
    Obrigada pelo vídeo maravilhoso.
    Tenha um anoitecer abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Roselia, nossa, parece realmente que existe um sol para cada um aqui na nossa região da Grande Vitória e Guarapari querida...rsrs
      Puxa, lamento por te fazer chorar com a edição do vídeo, mas é que realmente essa canção do R.E.M. é extremamente tocante e sensível e vai até o fundo da nossa alma!!
      O mundo está pesado demais a ponto de até o Atlas não conseguir levantar a Terra!
      E você está fazendo o correto para não cair na depressão: caminhadas na orla que tem à sua disposição que é tão bela! Já eu me envolvi com o pedal que me salvou e me tirou da depressão. Fiquei no ano de 2022 muito mal mesmo, e me recuperei a partir de julho quando comecei a praticar com mais intensidade esse esporte! Se a gente não se cuide a gente sucumbe querida!
      Parabéns pela viagem a Buenos Aires, isso é fantástico!!
      Um grande beijo e grata por ter vindo aqui deixar tanta carinho!! Beijos!! ;)

      Excluir
  2. Tão lindo teu post! Que beleza a escultura e mais ainda o céu...Pena os malditos vândalos que não podem ver nada sem destruir ou estragar! Aff... beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, muito obrigada por ter vindo aqui deixar o seu carinho!!
      Sabe, eu me surpreendi com essa maravilhosa escultura do peso do mundo que foi instalada no último dia 29 de janeiro , na Praça do Papa.
      A pichação na escultura, faz parte da obra. Repara que são vários símbolos depositados por artistas diferentes e que significa as agruras do mundo. O próprio escultor explicou depois sobre o motivo de uma obra tão nova já aparecer riscada ...rsrs Eu fiquei bastante surpresa como você com essa novidade quando vi!!
      Beijos querida e obrigada pelo carinho da presença!!
      Lindo final de semana!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))