Emagrecer, ganhar fôlego e tônus muscular: pedalar pode mudar a sua vida!

by - fevereiro 23, 2023




Oi gente, estou chegando com os céus que retirei dos meus passeios de bike neste carnaval. Sim, eu passei o carnaval pedalando, pois minha saúde estava debilitada e precisei colocar os exercícios em dia. Sabe, pedalar mudou a minha vida! Conheça agora 10 benefícios que o pedal faz para a nossa saúde!

Além de ser um meio de transporte barato e sustentável, a bicicleta também é ferramenta para quem quer apenas se exercitar. E seu uso, não importa para qual objetivo, só faz bem à saúde! Quer saber quais benefícios você pode ter ao pedalar? Tenho 10:

1. Emagrece

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Já perdi 8 quilos pedalando desde o ano passado. 

2. Melhora o tônus muscular


Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, os músculos das coxas, e os glúteos. Os braços e ombros também são usados, principalmente ao segurar o guidão dos dois lados para subir morros íngremes. Já sinto uma leve melhora, pois eu estava muito fraquinha.

Foto tirada no Atlântica Parque em uma manhã nublada
Até me arrisco a dar pulinhos, o que antes não era possível


3. Proporciona bem-estar

Você já viu alguém pedalando com expressão de raiva ou tristeza? Provavelmente não, já que pedalar faz com que o seu organismo libere endorfinas e serotoninas, hormônios que causam sensação de prazer. Por isso, além de fazer bem para o corpo, andar de bike ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse. Eu te digo que o pedal só me trouxe sorrisos!

4. Aumenta o fôlego

Se você já viu um ciclista subindo uma ladeira íngreme deve ter se perguntado: como ele consegue? A resposta está nos pulmões reforçados. Quando pedala, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, começa a ganhar fôlego para aguentar não só as longas subidas, mas pedalar por longas distâncias.

O ganho de resistência física vai além dos momentos de pedalada e será útil para todas as atividades do seu dia a dia, como subir escadas. Já ultrapassei a ladeira mais íngrime da Ilha do Boi pedalando, o que isso quer dizer que meus pulmões estão se fortalecendo! Viiiva!!


Foto tirada no deck da Praça do Papa
Já consigo fazer 20 km de bike em um espaço de tempo de uma hora 

5. Não prejudica as articulações

Diferentemente de outras atividades, como a corrida, no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bicicleta. Não perca tempo!

6. Reduz o colesterol


O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu organismo. Eu estava tomando remédio para diminuir o meu colesterol e agora não preciso mais!! 

7. Ajuda a prevenir e controlar o diabetes


Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Quem não é diabético mas quer prevenir a doença também deve incluir essa atividade na rotina! Estou nessa!

8. Controla a pressão arterial

Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe. O que muita gente desconhece é que pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial. O seu coração agradece!

9. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é divertido e ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos. Eu já me sinto ótima me esquivando dos buracos...rsrs

Foto tirada na Praça do Papa de frente para os edifícios antes da tempestade
Eu e minha bike de aventura


10. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite


Por ser um exercício de baixo impacto, andar de bike contribuindo para a saúde das articulações, prevenindo quedas e fraturas. É um exercício físico ideal para prevenir osteoartrite e osteoporose. Eita!

Viu como trocar o carro pela bicicleta, pelo menos de vez em quando, pode mudar a sua vida? Essa atividade, acompanhada de uma alimentação saudável e de visitas regulares ao médico, vai melhorar - e muito - a sua qualidade de vida! Portanto, vamos pedalar minha gente!! E ouvindo uma canção  do Cock Robin que vai curar o seu coração! Até mais!!


Imagens do meu arquivo pessoal

⏩ Estamos comemorando  a chegada dos 109 mil inscritos. Aproveite e também se inscreva no meu Canal no YouTube. Tem muita novidade por lá!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Olá, querida amigai Adriana!
    Vídeo muito bom.
    Eu só pedalo na bicicleta na varanda, caminhar é meu forte e o faço duas vezes por dia pelo calçadão.
    Hoje mesmo vi uma reportagem dizendo que é ótimo para a saúde.
    tenha dias abençoados de muuitas pedaladas para arejar a mente!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosélia querida!! Puxa, que maravilha que tenha vindo deixar o seu carinho amiga!!
      Esse vídeo é uma das minhas edições que mais gosto, seja pelas imagens, seja pelo balanço da canção que é muito envolvente dos anos 80!!
      Ahh mas caminhar é maravilhoso, eu caminho 3 vezes na semana e no restante pedalo! Faz parte da minha rotina de cura e estou melhorando muito amiga!
      Um grande beijo para as belezas de Guarapari e toda a sua família!
      No dia em que eu for visitar Guarapari, em meados de março, vou lembrar de você quando chegar na Praia das Castanheiras e das Virtudes, das fotos lindas que sempre posta!
      Beijos e um lindo e especial final de semana!! :)))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))