Eu sou Pluviophiles e Petricor e quero saber se você também é!

by - maio 10, 2023

O cheirinho úmido da chuva deixado no Píer de Iemanjá em Camburi

Poucos se aventuraram a enfrentar essa semana de chuva aqui em Vitória. Bem cedinho, a praia de Camburi encontrava-se totalmente deserta, transformando o meu dia, deixando-o favoravelmente lindo!

É maravilhoso um dia de chuva! Mas por que alguém adoraria a chuva? Não há respostas plausíveis, mas há sentimentos intensos em um dia de chuva.

O ar fica mais frio, o chão fica molhado, criando pequenas poças de água e lama... Mas essas são apenas pequenas conseqüências , digamos, desfavoráveis deste tempo, e há muitas mais razões para se apaixonar por ele! 

A poças de água no Píer da Enseada do Suá após uma chuvinha. E o sol voltou a brilhar!


Há mesmo uma palavra para as pessoas que amam a chuva: Pluviophiles. Essa sou eu!!😀💦

Os dias chuvosos permitem mais produtividade no trabalho, de acordo com um estudo de Harvard . A luz do sol e os céus azuis distraem os trabalhadores, enquanto os dias nublados criam um aumento na eficiência. 

Para quem não gosta de sair de casa em dias chuvosos e estiver de folga,  essa é a razão perfeita para maratonar  filmes ou ler um bom livro. Preciso dizer mais?  

Uma das minhas razões favoritas para a chuva é
Petricor. O que essa palavra significa? É a definição desse cheiro maravilhosamente fresco que você começa a sentir após a primeira chuva depois de uma longa estação seca. Eu amo esse cheirinho!

Praia de Camburi totalmente deserta em um dia de chuva


Você sabia  que tomar um pouco de água da chuva no cabelo o rejuvenesce? Isso mesmo!  A água na chuva tem um pH neutro que carece de minerais e materiais prejudiciais não naturais. Chuveiros podem ter água com cloro, por isso que  a ciência concorda que a chuva é benéfica.

Eu tomei bastante chuva no meu percurso habitual de bike. A chuva estava tão intensa que procurei um abrigo para evitar molhar demais o capacete e os demais equipamentos. E enquanto esperava a chuva amenizar, eu curtia a paisagem e o barulhinho da chuva no telhado... 



Você adora sopa? Café? Chá? Doces? Bolinho de chuva? Então os dias chuvosos são perfeitos para explorar esses desejos. O que é melhor do que sentar e desfrutar de um copo quente de sua bebida favorita e um bolinho? Chame todos para participar!

O barulho das gotas de chuva caindo em janelas e telhados criam um ambiente agradável e pacífico. O ruído permite que a sua mente relaxe e pode até mesmo ajudá-lo a dormir melhor!

A chuva criou uma névoa  na Terceira Ponte que ficou quase totalmente obscurecida


Temos tantos motivos para  apreciar a chuva amigos. E quando ela se vai, ela deixa  um resultado bonito que é o  arco-íris. As cores são vívidas e impressionantes. Esse é mais um um motivo para sorrir no seu dia, olhando para o céu e apreciando essa linda canção...



Ahh e sem contar que existem as canções que são perfeitas para ouvir em um dia de chuva, inclusive aquelas que começam com aquela chuvinha batendo no chão exalando o cheiro de terra molhada... E antes de ir, não se esqueça de me dizer se você também é Pluviophiles ou Petricor!😅 Linda semana!



Imagens do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

7 coment�rios

  1. Tão lindas tuas fotos e o cenário lindo sempre! Mas eu sou das que preferem dias de sol, claros alegres. Até suporto um ou dois de chuva, mas depois, fico cinza por dentro,rs... Adorei te ler! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Chica, até em dias chuvosos conseguimos tirar do cinzento uma luz...
      Meus dias preferidos são os úmidos, fresquinhos, com gotículas de chuva!!
      Adorei que tenha vindo ouvir a chuva comigo querida!!
      Beijos e um maravilhoso final de semana!! :))))

      Excluir
    2. Bom dia, Adriana! Vim avisar que acaba de entrar lá foto tua! Obrigadão, beijos, lindo domingo, chica

      Aqui está
      https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/06/blog-post_25.html

      Excluir
  2. Boa noite de toda paz, querida amiga Adriana!
    Primeiro ouvir os dois vídeos, ambos muito lindos, seu bom gosto musical é indiscutível.
    Descobri hoje que sou amante da chuva (sempre soube) só que com outro nome: petricor.
    Gosto de ver as poças de água no calçadão após a chuva, ver tudo verdinho na grama, e as gotinhas de chuva lindas nas flores. Amo...
    Um post lindo que temos vivido na realidade.
    Até que consigo caminhar bem por aqui, chove mais quando eu já retornei e fininho.
    Tenha dias abençoados com cheirinho de chuva!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia, que bom que veio apreciar a chuva junto comigo amiga!!
      Amei que tenha começado ouvindo as canções, elas eram fundamentais para compreender um dia de chuva com perfeição!! :)))
      Sim, é maravilhoso ser Petricor, que gosta do cheirinho de chuva que exala da terra depois de dias quentes e secos!! Creio que seja um dos melhores cheiros do mundo e só perde para o cheirinho de bolinho de chuva que acabou de ser preparado!! rsrs
      Nossa, como amo bolinhos de chuva amiga!!
      Caminhar na chuva é muito bom Roselia, é como se estivéssemos lavando a alma!!
      Beijos e já antecipo desejos de um ótimo final de semana!! :))

      Excluir
  3. Somos duas que amamos bolinho de chuva. Impossível não gostar.
    Abençoado final de semana para você também.
    Beijinhos 😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, com a chegada deste friozinho o bolinho de chuva cai tão bem não é querida? A temperatura já está mudando. Nesta manhã achei o vento diferente, mais intenso e mais frio...Será que é o inverno chegando? Beijos e um lindo restante de semana querida!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))