Conheça as 4 trilhas que levam ao imponente Mestre Álvaro:

by - março 11, 2019




O maciço Mestre Álvaro é a montanha símbolo do Lindeza CapixabaQuem conhece a Grande Vitória com certeza já o viu, pois o monte  é tão grandioso que é possível avistá-lo de diversos pontos da região metropolitana e adjacências. Mas você já foi conferir a belezas desta montanha? Te conduzirei pelas 4 trilhas que levam até o topo do monte, com imagens da natureza local e das paisagens das várias cidades ao redor. É magnífico!Venha conhecer!


O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas (planalto) da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É um maciço costeiro que possui formato semicircular em planta, estruturado em um corpo de rocha intrusiva  (plutônica) granítica com cerca de 833 metros de altitude no Estado do Espírito Santo.

Tem-se uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, e de lá avista-se os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, e parte de Domingos Martins, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas. Veja como ele tornou-se o símbolo máximo deste site, Lindeza Capixaba, pela beleza das cores do pôr do sol,  azul e rosa, as mesmas cores da bandeira do  Estado do Espírito Santo.

Mestre Álvaro visto de Vitória com as cores do pôr do sol rosa e azul

O entorno mescla paisagens urbanas e ambientes ainda naturais, com muita vegetação de restinga e um dos maiores manguezais em área metropolitana do mundo, o manguezal de Vitória e a sua Estação Ecológica Ilha do Lameirão.

O Mestre Álvaro faz parte de um ‘corredor’ de fragmentos de floresta que vai desde o litoral até a região serrana do ES. Essa característica permite que até hoje sejam avistados animais como a onça parda, fotografada  por um grupo de turistas que fazia a caminhada ao cume.

Por todos esses atrativos, é normal que muita gente se aventure ali com o objetivo de atingir o ponto mais alto e poder contemplar a beleza do entorno.


O monte é o destino favorito de aventureiros do país quando o assunto é turismo de aventura. Com seus majestosos 833 metros de altitude, o morro conta com trilhas saindo de Serra Sede, Pitanga, Queimado e Furnas. Você conhecerá todas elas. 

Mestre Álvaro visto de perto com  resquícios da Mata Atlântica


O porquê do Nome Mestre Álvaro

Os antigos moradores da Serra contam que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro". Outros explicam que ele serve de orientação aos pescadores, que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos o topo do mesmo, que chamam de "Mestre Álvaro.”

Outra versão é que, pela altitude do monte é comum seu topo estar sempre coberto por nuvens. Por essa característica muitos o chamavam de “Monte Alvo” que, com o tempo tornou-se, Monte Álvaro e por ser guia de Navegação, os pescadores o batizaram de "Mestre Álvaro".



Como subir o Mestre Álvaro? Recomendações Iniciais

O Monte do Mestre Álvaro fica localizado no município de Serra, ao norte de Vitória.
O acesso mais utilizado é seguindo pela BR 101 até o trevo de acesso a Serra Sede. De lá, vá pela Rua Jones dos Santos Neves em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Passando pelo cemitério e colégio Clóvis Borges Miguel, pegue a estrada de terra até o Clube Floresta Monte Mestre Álvaro. A partir daí, é só seguir a pé por trilhas.

➤ O tempo para percorrê-las varia muito, dependendo do grupo que está fazendo, podendo ir de 2 a 5 horas. Em um grupo grande, há muita chance de ter alguém que possa não se sentir bem no dia, ou não estar tão preparado como imaginava, o que acaba fazendo com que a caminhada leve mais tempo. Em um grupo pequeno, com pessoas já acostumadas com as dificuldades envolvidas, o percurso pode ser feito mais rapidamente. O nível das trilhas é de moderado para difícil, novamente, a depender do preparo de cada um.

➤ É aconselhável subir sempre em grupo, nunca sozinho ou com poucas pessoas, pois o risco de ser assaltado existe, infelizmente.


➤ Ao fazer seu  lanche lá no topo, não se esqueça que não há serviço de recolhimento de lixo por lá, nem em nenhum outro ponto do Mestre Álvaro! Recolha todo o seu lixo e leve de volta com você que a natureza agradece.

➤ É possível que, independentemente da trilha que você faça, o passeio dure de 8 h a 10 h. Isso significa uma coisa: leve muita água! De 2 a 4 litros para cada pessoa. As subidas são bem cansativas e dá para desidratar bastante.




➤ 
 E pelo tempo que passará lá, é bom começar bem cedo a trilha, entre 6:30 h e 7:00 h, para que não termine o passeio  no escuro. A sugestão é sempre levar uma lanterna ou a lanterna do seu celular.

➤ Calça e camisa comprida também são uma boa sugestão, já que em muitos momentos as plantas machucam os braços e pernas e use repelente de mosquitos nas partes expostas pois existem muitos por lá.

➤ No mais, vá sempre com pessoas experientes e andem em grupo, para garantir uma travessia mais tranquila. Há várias bifurcações pelo caminho e não é nada aconselhável ir sem experiência achando que vai conseguir se virar – o risco de se perder é alto.

 Para chegar até o topo, existem quatro trilhas principais, cada uma com seus respectivos comprimento e dificuldade. São elas:

 1-Serra Sede
➤ 2-Queimado
➤ 3- Furnas
➤ 4-Pitanga

E vamos conhecer as trilhas agora! Mas antes, contagie-se com o ambiente da montanha vendo o vídeo que preparei da subida nela e sinta a energia que dela emerge. É algo mágico e inesquecível. A trilha sonora é com Tom Speight, que coloca os melhores elementos do folk e da música pop e os une para criar um som cru contagiante na canção denominada Willow Tree. É uma faixa melódica, que tem um riff de guitarra acompanhado de chaves e cordas etéreas como pano de fundo para os vocais distintos de Speight. A adição de Jessica Staveley-Taylor, do The Staves, cria grande harmonia e traz absoluta paz...




1- A trilha de Serra Sede, no Mestre Álvaro

Esta é a trilha mais utilizada para acessar o cume do Monte, provavelmente por ser a que tem menor nível de dificuldade. Seu início se dá no Jardim Botânico da Serra. É uma trilha que alterna entre mata – não muito densa – e campos abertos. O tempo de subida é de aproximadamente 3h30. São 3 horas e meia de subida. O início é próximo ao Jardim Botânico da Serra e o primeiro visual que você encontra é esse:

Início da Trilha de Serra Sede ao Mestre Álvaro

A trilha não é fechada e varia entre matas e campos abertos, com várias árvores altas incríveis da Mata Atlântica. O blog  Destinões  tirou as fotos para termos uma ideia da majestade das árvores:




Nesta trilha,  a visão dos caminhos formados nas rochas é absolutamente cena de cinema: Lembra do Senhor dos Anéis? Pois é, e assim chega-se ao topo caminhando por belo caminhos.



A trilha de Queimado, no Mestre Álvaro

Esta trilha é bastante longa, chegando a mais de 5h de duração. Ela tem seu início ao lado do Sítio Recanto Mestre Álvaro. A trilha começa em campo mais aberto e depois a mata fica um pouco fechada. Você encontrará vários pontos de água corrente para se refrescar pelo caminho – maravilha!
Esse tempo inclui paradas para lanche, para aguardar os colegas e, claro, para apreciar a vista das Três Marias.  Se não incluir a ida às Três Marias, dá para reduzir em 1 h o trajeto.

O início dela é ao lado do Sítio Recanto Mestre Álvaro, localizado no Circuito Guaranhuns, um dos circuitos do agroturismo da Serra.  Atenção para não se confundir, pois a comunidade de Queimado na verdade é um pouco mais à frente.

A área inicial é cheia de pastos, uma super aventura para quem gosta dos caminhos da roça...


 Mas logo a trilha começa a ficar encoberta pela mata,  o que dá uma sensação incrível:



E também  se passa  por alguns pontos de água corrente,  ficando um ambiente bem agradável.



Após 1h e meia de caminhada, se chega em um grande campo. Nesse ponto você pode escolher pegar a esquerda e seguir direto para o pico, ou continuar reto e ir conhecer as pedras Três Marias. Vale a pena conhecer as pedras Três Marias, sem dúvida. Do mirante das Três Marias, você consegue ver Vitória, a região rural de Serra e Cariacica, a casinha no alto do Mestre Álvaro e até  a Pedra Azul e o Parque Estadual do Forno Grande. E por que Três Marias? Porque  são t
rês pedras gigantes agrupadas de uma maneira que só pode ser visualizada de longe.Veja:

Pedras Três Marias no Mestre Álvaro

Retomado o trajeto rumo ao topo, leva-se mais 2h 30 minutos para chegar até lá. A mata nesse ponto já começa a ficar bem fechada, com a natureza em plena forma. Por isso, a dica de subir de calça e blusa comprida, para evitar algumas marcas de percurso e também o ataque dos mosquitos, porque existem muitos e bem sedentos. 

O caminho prossegue  por uma área mais rochosa, chegando em um caminho beirando o precipício.
Após,  no alto de uma rocha ingressa-se em uma mata bem fechada, para, 10 minutos depois adentrar no sopé do cocuruto do Mestre Álvaro. E chega-se finalmente ao topo!!



Realmente, a trilha de Queimado é bem pesada e comprida, mas tem suas atrações que fazem valer o esforço.


3- A trilha de Furnas, no Mestre Álvaro

A trilha de furnas é considerada por alguns como a mais bonita. Existem até poços para banho, o que em dias quentes com certeza vai tornar o passeio muito mais agradável! A trilha fica próxima ao Jardim Tropical. O percurso total compreende praticamente 7km, mas boa parte dele é de trilha plana, o que torna o desafio muito menos cansativo.
O começo da trilha é próximo ao bairro Jardim Tropical, entrando pelo portão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cesan, ao lado de Furnas.

Narrarei essa trilha de cima para baixo, ou seja, do cume do Mestre Álvaro até a chegada  no portão da Estação da Cesan. Após sair do cume do Mestre Álvaro, pega-se o caminho à esquerda, rumo à parte baixa.

De descida, são aproximadamente 4 h para percorrê-la até o portão da Cesan, em ritmo tranquilo. A distância percorrida foi também aproximadamente 7 Km, como a trilha de Queimado. A diferença é que nesta foram 4 Km caminhando em um ambiente praticamente plano,  em um ambiente bem mais leve.

Lá em cima, o caminho é um pouco fechado,  com muitos galhos caídos e a bambuzais pelo trajeto.
Quedas são normais nessa parte. Cuidado sempre ao pisar, pois poderá  escorregar e ir direto ao chão.

Passando desse trecho, a trilha fica mais ampla e dá para caminhar mais tranquilo. Uma pedra gigante surge, criando uma área coberta perfeita para descanso – a Gruta dos Maconheiros.. rsrs 



A seguir, as rochas começam a aparecer mais no chão e a trilha deixa de ser sobre a terra. Começa também a área de poços para banho. Verdadeiros caprichos da natureza. 
Dentro do Mestre Álvaro existem paisagens com pedras imponentes formando vales magníficos.



Chega-se então ao trecho final. A floresta acaba, a trilha fica praticamente plana e surge uma vegetação baixa e seca, com algumas frutas que dá para recolher pelo caminho. 
Olhando para trás, dá para ver o cume do Mestre Álvaro e ter uma noção do caminho percorrido.


Ao final são 50 minutos até o portão da Cesan, passando por uma área de pasto e pela famosa árvore solitária famosa por sair muito nas fotos dos aventureiros.

Árvore solitária no Mestre Álvaro

Até finalmente chegar aos portões de Furnas. A trilha de Furnas é realmente muito bonita e impressiona muito. 


4- A trilha de Pitanga, no Mestre Álvaro

Considerada a trilha mais difícil porque é repleta de subidas íngremes e de descidas também bastante inclinadas.  Essa é ideal para quem gosta mais de se aventurar – e está em boa forma! Ela começa bem fácil, sendo 1h30 apenas de pasto. Mas logo a mata fica tão fechada a ponto de precisar abrir passagem com facão. Então é importante estar usando uma roupa apropriada – blusa de mangas longas e calça comprida. O trajeto total leva, em média, 5h30.

O caminho começa no bairro Pitanga, na Serra. De lá, seguindo orientações dos guias, ingressa-se em um pequeno beco e no quintal dos fundos de uma casa.

A parte inicial segue uma trilha com o visual revezando entre pastos e o caminho cercado de plantas mais secas.  
É bem tranquila a caminhada , com belas visões de  formações rochosas.




Depois de aproximadamente 1h 30m,  ingressa-se  na região de mata fechada, com pequenas subidas e descidas. Passa-se por uma casa de sapê abandonada e por várias grutas, cada uma com utensílios que, de acordo com os guias, varia entre pastores evangélicos e moradores da região que ficam por lá para cuidar e apreciar a natureza.

Ao longo do caminho, a mata vai fechando bastante, chegando ao ponto de necessitar do uso de facão para abrir caminho.

E então, aparece o grande desafio dessa trilha: descer uma encosta, cheia de mato e bastante inclinada. Essa parte é realmente perigosa.  Segure-se nas plantas, com cuidado para não pegar uma com espinhos,  e siga descendo. 
Já lá embaixo, adentra-se na região que se encontra com a trilha de Furnas.

Antes dessa gruta, tem uma cachoeira, ótimo lugar para se hidratar.

É uma subida pesada, e da gruta até o topo leva aproximadamente 1 hora de terreno inclinado.

Mas mesmo assim, claro que dá para fazer, basta ir preparado com alimentação e água.



O topo do Mestre Álvaro


Para chegar até o topo, independentemente de qual trilha você venha, é necessário passar por um desafio final: uma pequena escalada na rocha, com alguns degraus para facilitar.




Se o seu guia ou grupo levar uma corda, ajuda, mas dá para subir sem isso, tendo muito cuidado.
Lá no alto, de estrutura, somente uma casinha com uma torre. Ao redor, vistas incríveis para todos os lados!


É possível ver Vila Velha, a Terceira Ponte, Vitória, a Rodovia do Contorno, o Rio Santa Maria, o maciço central de Vitória com a Pedra dos Dois Olhos, Serra e suas praias, Fundão, Cariacica e a Região Serrana do Espírito Santo.


Localização / Como chegar:

O Monte do Mestre Álvaro fica localizado no município de Serra, ao norte de Vitória.
O acesso mais utilizado é seguindo pela BR 101 até o trevo de acesso a Serra Sede. De lá, vá pela Rua Jones dos Santos Neves em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Passando pelo cemitério e colégio Clóvis Borges Miguel, pegue a estrada de terra até o Clube Floresta Monte Mestre Álvaro. A partir daí, é só seguir a pé por trilhas.

Indicação de Guias para levar ao topo do mestre Álvaro em segurança: 

A primeira opção é marcar com um guia da região. Os guias Jhony Souza e Patrick Martins. Os telefones de contato deles são o (27) 9-9734-0955 (Jhony) e o (27) 9-9810-2527 (Patrick).

Há ainda a opção de ir junto com um grupo de caminhada – e eles providenciam os guias.  Pode-se subir com o Andarilhos Capixabas e com Os Canela. Acompanhe no Facebook ou no site do seu grupo preferido se há alguma programação de subida ao Mestre Álvaro – ou mesmo sugira essa caminhada.



Espero que tenham apreciado a subida na montanha! 
Até a próxima aventura!

Fontes de pesquisa:
https://blogdestinoes.com.br/mestre-alvaro/
http://www.terracapixaba.com/2018/07/mestre-alvaro.html
https://www.mochilandocomelas.com.br/2015/07/19/pedra-branca/
https://www.mochileiros.com/topic/72854-mestre-alvaro-uma-trilha-obrigat%C3%B3ria-no-espirito-santo-fotosrelatodicas/
Imagens do Google imagens e dos sites acima mencionados

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

8 coment�rios

  1. Que maravilhoso, Adriana. É clichê falar em paraíso, mas ntem outra classificação pra esses lugares. Sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito boa tarde amigo!!!!
      Que prazer inenarrável em ter você neste novo cantinho querido, adorei!!!
      Muito obrigada por ter vindo conhecer!!
      Aqui tem muita paisagem natural amigo e compartilharei todas!!!
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Um super beijo e uma semana liiiinda!! :)))))

      Excluir
  2. Thanks for your visit and your kind comment dear. Such a great location. Greatings from Austria 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deria, fiquei muito feliz com a sua visita!!
      Estou acompanhando o seu blog, que por sinal é maravilhoso!!
      Tenha uma semana espetacular!! Beijos do Brasil!!! :))))

      Excluir
  3. Oi, querida amiga Adri!

    E já cá estou, tal como você me pediu. Tô cansada -rs.

    Não sei mais k dizer de seus posts. São tão completos, qto elucidativos. Te devem dar imenso trabalho e prazer, mas o importante é fazermos aquilo de k, realmente, gostamos.

    Adorei todas as suas explicações tão detalhadas e importantes e até a parte histórica não faltou por aqui. Qto à origem do nome de Mestre Álvaro, creio que a 1ª hipótese, a de ser um carpinteiro, é a k mais se coaduna com a própria História.

    As trilhas são lindas e variadas, mas gostei mto da das Furnas. As fotos são de uma beleza estonteante e com o não tenho problemas com alturas, sei que em grupo e preferencialmente com um guia subiria até ao topo.

    Gostei tb dos vídeos, que nos mostram bem como a natureza é perfeita.

    Beijos e um mega abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, ohh, esse cansaço que sentimos é normal querida...
      Vai chegando o final do dia e nos encontramos exaustas ....
      Mas chegue em casa e coloque os pés em uma bacia com água aquecida...é um santo remédio amiga!
      Depois me fale se aliviou o cansaço tá?

      Ahh eu sou mesmo exagerada nas postagens Céu....Confesso que escrevo um tantinho demais... rsrs
      É que antes de escrever, busco as melhores alternativas e depois faço um apanhado das informações mais recentes para que o leitor tenha os dados completos se quiser, porventura, fazer a escalada!!
      Então, todos os dados são essenciais!!! Eu até esqueci de falar no post que é interessante, antes de descer a montanha, tomar um comprido de dorflex para não dar dor muscular nas pernas após a descida...rsrs É que o ácido lático acumula-se e ficamos uma semana doloridas...rsrs Acontece sempre comigo!!

      Sim, com certeza também prefiro a origem do Mestre Álvaro como o nome do carpinteiro do que nas cartas náuticas!! É mais humano e verdadeiro não é verdade? Ahh eu também prefiro a de furnas!! Pena que o guia prefere fazer a de Queimado...rsrs puxa vida!! Seria legal se desse para fazer todas as trilhas em um dia só!! hahahahaha Isso é impossível não é verdade?

      Muito obrigada por sua presença minha querida e comentário tão acolhedor!!
      Fico maravilhada com a sua gentileza ímpar!!
      Já fui ao seu cantinho e opinei sobre a triste crise na Venezuela...Pobres irmãos que sofrem em um país que tinha tudo para dar certo! Mas os princípios do socialismo, colocados de forna inadequada pelo terrível ditador Maduro, o devastou.. :(

      Beijos minha querida, tenha uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  4. Oi Adriana!!
    Simplesmente fascinante e de uma beleza incrível, certamente vale muito a pena fazer essa aventura,pous a satisfação obtida será muito gratificante..o contato com a natureza é sempre algo inesquecível!!
    Parabéns pelo seu refinado detalhamento do roteiro e orientações detalhadas sobre o percurso..voce realmente é uma pessoa muito amável e gentil.. desejo lhe sempre muitas alegrias e felicidades e que todos os acontecimentos positivos sempre estejam ocorrendo em sua vida.. um abraço querida amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraão, meu amigo! Que bom que veio!! Seja muito bem-vindo ao Lindeza Capixaba! Uhulllll
      Fiquei muito feliz que tenha aceitado o convite lá no YouTube para vir conhecer o Mestre Álvaro, que foi a minha inspiração para fazer o vídeo com a canção do Tom Speight.

      Eu estou preparando a minha escalada no monte, mas antes estou treinando para ter fôlego o suficiente para a caminhada rumo ao cume...rsrs É um dia inteiro de escalada,contando a subida e a descida e precisamos estar com as pernas fortinhas para suportar o percurso..Por enquanto aqui em Vitória o calor castiga demais e vou esperar só dar uma esfriadinha para encarar, creio que no outono estarei preparada!

      Agradeço de coração a visita e convido para retornar sempre que puder e quiser ok?
      Um grande abraço aqui do Espírito Santo amigo!! Obrigada por ter vindo, e coração!!!
      Maravilhosa semana!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))