O mistério da Ilha do Fato em Vitória

by - fevereiro 11, 2020


Ilha do Fato em Vitória


Localizada a 120 metros do píer de Iemanjá, na praia de Camburi, Vitória, a Ilha do Fato destaca-se no horizonte pela grandiosidade e vegetação abundante. O acesso a ela é somente por barco. Pertencente à União, a Ilha do Fato é uma área de preservação ambiental permanente e tem uma história muito interessante. Venha conhecer!




A Ilha do Fato fica bem atrás da estátua da Iemanjá, no Píer de Iemanjá em Vitória. 
O acesso à ilha é somente de barco.  É um local maravilhoso, onde a natureza reina absoluta, com mar para todos os lados que você olha. 


Ilha do Fato fica atrás da estátua da Iemanjá 

Mas a ilha não é perdida...rsrs Lá tem moradores.  Em uma casa de quatro cômodos no meio dos coqueiros da ilha, moram,  há 40 anos a viúva Vera Lúcia Araújo de Oliveira, 69 anos, e o filho Cláudio Correia de Oliveira, 50 anos, que no local catam sururu e comercializam em Vitória.

Com eles ainda ocupam a ilha 12 cachorros, dois gatos, um porco e aproximadamente 50 galinhas. A ilha não possui abastecimento de energia e água tratada e todo lixo que é produzido fica no próprio local.


Inclusive, lá, já foi feita uma ação recentemente com os animais do local. A vinda dos técnicos da Prefeitura de Vitória foi programada para um reforço de aplicação de vacinas contra raiva e doenças específicas e vermifugação.


Esse é o visual que você vê do Píer de Iemanjá,  com destaque para o navio Pérola Negra que lá está!




Também já foi realizado um procedimento de limpeza na ilha de onde foram foram retiradas 4 toneladas de lixo que eram facilmente visíveis do píer de Iemanjá. 


"Foram coletados um fogão velho, garrafas, sacos plásticos, armário e muitos outros objetos, muitos vindos com a maré e outros produzidos no próprio local. 

O próximo passo foi a realização de um trabalho de capina do mato no local e o plantio de árvores nativas, o que  está mudando totalmente o visual  da ilha. 

Mas o mais interessante é esse vídeo com a história dos moradores da ilha! É de uma simplicidade genuína que cativa o coração!




Amigos, venham conhecer e curtir o a página Natureza Capixaba no Facebook que está totalmente reformulada! Agradeço antecipadamente o carinho e até a próxima!

É só clicar aqui  https://www.facebook.com/naturezacapixaba/

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))