Receita Original da Moqueca Capixaba

by - janeiro 12, 2018


Oi amigos do Lindeza Capixaba!!  Hoje trago a receita original do nosso melhor prato típico: a  deliciosa e legítima Moqueca Capixaba e esta é uma receita que mistura beleza e felicidade! Quer saber o motivo?

Não há como negar que a moqueca capixaba é sempre servida em momentos de comemoração e felicidade. Mas os benefícios à saúde não param por aí. Substâncias encontradas no peixe ajudam a controlar o estresse, aumentam o humor e deixam a pele mais bonita.

E dependendo da quantidade ingerida e do acompanhamento, a moqueca pode ajudar a reduzir, manter ou ganhar peso. Ou seja, a moqueca pode ser considerada TOTAL FLEX! Venha conhecer nossa receita!
De origem indígena, a Moqueca também é reconhecida e produzida internacionalmente, já tendo sido considerada pela Lei n°7.567/2003 como o prato típico do Espírito Santo e um de seus símbolos culturais. Com o seu sabor característico, preparado à base de frutos do mar, a iguaria se tornou uma referência gastronômica para os capixabas e os turistas que visitam o Espírito Santo.

Nome vem do Tupi e quer dizer: assar lentamente

O nome do prato, que é símbolo da cultura capixaba, vem de uma palavra indígena: moquear, que em tupi significa assar em fogo lentamente como afirma a estudiosa da culinária capixaba há dez anos, a historiadora Patrícia Merlo.

“Que é o modo de preparo da moqueca tradicional. Os índios abriam um buraco na terra, colocavam folha de bananeira, o peixe, outra folha de bananeira e a terra para cozinhar. O ritmo é lento, assim como na panela de barro, que demora para esquentar e para esfriar”. Imagine saborear a moqueca agora, que delícia! Está convidado!



 Benefícios da Moqueca Capixaba:

"Peixe é essencial principalmente para quem costuma ser estressado. Hoje em dia a gente tem muito trabalho e acaba omitindo a refeição, pois não acha tempo para parar e comer. Então, para quem vive na correria no trabalho ou em casa, é essencial comer peixe, em especial a moqueca, para equilibrar a liberação hormonal. Peixes são fontes de proteínas que facilitam a digestão e de ômega 3. Essa substância ajuda a filtrar as impurezas do sangue, digerir melhor os alimentos e melhora a pele" explica a nutricionista Samira Lecoque Ribeiro.

O limite entre o saudável e o arriscado depende da quantidade de moqueca no prato, na avaliação da nutricionista Samira Lecoque Ribeiro. Isso ocorre porque uma pequena porção de 200 gramas da receita pronta responde por quase 500 calorias."Essa quantidade corresponde a um prato completo de refeição, com arroz branco, feijão, salada e um bife. Então é por isso que sempre é servido com arroz branco e salada verde.

Por ser rico em fibras, vai diminuir a absorção de gordura", explica. Mesmo calórico, é um prato essencial e leve, segundo a nutricionista. Comer uma porção de 200 gramas de moqueca por semana é bom para a saúde e ideal para equilibrar os ânimos exaltados. Ao contrário do que muitos pensam, a moqueca não é um prato 'pesado'. Os ingredientes permitem uma rápida digestão e o prato é completo, rico em nutrientes, fonte de ômega 3 e proporciona bom humor a quem consome.


"O peixe é rico em triptofano, que aumenta a liberação de serotonina no cérebro, que faz a gente ficar mais bem humorado. E o estômago, por não estar cheio e por digerir rápido, faz a gente ficar mais concentrado", esclarece.

O ideal é prepara a moqueca na panela de barro. Aí sim, será a legítima moqueca capixaba! O resto é só peixada...hehehehe

Moqueca é  Capixaba! O resto é só peixada!


É só escolher: Quando a mesa é posta e o cheiro da comida aguça o apetite, a preocupação com o peso vem na mesma intensidade que a fome para alguns. Mas a moqueca é democrática e pode ajudar a ganhar ou perder peso. Tudo depende do que acompanha o prato."Para quem está querendo perder peso, a gente consome a moqueca com uma salada verde.

Para manter o peso, é só acompanhar com um arroz branco. E para quem quer ganhar peso, pode acompanhar um pirão. Tudo é adaptável. Ninguém precisa se martirizar e não comer um prato tão bom e suculento.A moqueca capixaba, no fim das contas, é um prato que deve ser apreciado por todos. Sabendo controlar a quantidade de comida e o acompanhamento para a moqueca, não há com o que se preocupar. Uma dica é saber calcular a porção ideal. O que couber na palma da mão com uma profundidade de dois dedos é uma porção na medida certa. Bom apetite!

Logo do Lindeza Capixaba e a Bandeira do Espírito Santo

Você notou que nossa identidade visual (logo) é inspirada na bandeira do Espírito Santo?  As cores rosa e azul- esverdeado são predominantes e tem um raminho de café que é uma das principais atividades econômicas de nosso Estado. Falarei em breve do melhor café do Brasil que é cultivado aqui em nosso território. 

Bandeira do Espírito Santo
Logo do Lindeza Capixaba


       RECEITA  ORIGINAL DA MOQUECA CAPIXABA

A “Moqueca Capixaba” é tão famosa que já se constitui um símbolo da nossa cultura. 
              Confira a receita original divulgada no site do Governo do Estado do Espírito Santo.

Moqueca Capixaba

(para 6 pessoas)

Ingredientes


1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado)
3 maços de coentro
3 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas (pequenas)
3 dentes de alho
4 tomates
3 limões
azeite de oliva
sementes de urucum
pimenta-malagueta
óleo de soja ou algodão
sal fino

Modo de fazer:


Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5cm de largura, lave com limão e deixe-o em uma vasilha com água de sal fraca. Separe a cabeça para preparo do pirão.
Soque juntos o alho e o sal.
Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo.
Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras.

Corte o coentro, o tomate e a cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão.
À parte, frite em um pouco de óleo quente uma colher (sopa) de sementes de urucum, depois de fritas, retire-as. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste óleo por cima do peixe, para dar cor. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com auxilio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Quando for à mesa, salpique coentro picadinho.

Como complementos da moqueca capixaba, são indispensáveis o arroz branco, o pirão, o molho e também a banana da terra em panela de barro. 

Banana da terra



Coloque as bananas e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, em panela de barro até que fiquem bem macias. É uma delícia misturar na moqueca porque o paladar doce da banana aprimora o sabor do tempero da moqueca! Fica um sonho!!!

Pirão


Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para este fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca, lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte o coentro, e espalhe por cima antes de servir.

Molho

Amasse seis pimentas-malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria. Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas, misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água E PRONTO!!!

Quer ficar com água na boca? Confira no vídeo o preparo !!!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))