Calor intenso faz os termômetros atingirem 40ºC em Vitória

by - fevereiro 27, 2019


Vista da Ilha de Vitória com a montanha Mestre Álvaro à direita


O calor tem incomodado muito a nós capixabas nos últimos dias. Além da temperatura naturalmente elevada, comum nesta época, o excesso de umidade no ar tem feito com que a sensação de calor passe dos 40°C. A semana começou fervendo, mas a passagem de uma frente fria poderá aumentar as condições para chuva e trazer um ligeiro alívio ao calorão a partir de hoje, quarta-feira, 27 de fevereiro.Tomara! Saiba agora os motivos deste calorão tão forte...

O verão deste ano está sendo  um dos mais quentes dos últimos tempos, com até 3ºC acima da média em cidades ao nível do mar, como é o caso de Vitória. A avaliação é do climatologista Carlos Nobre, um dos maiores pesquisadores de clima do Brasil. Ele disse que os termômetros devem alcançar 40ºC, o que de fato alcançou! 😓

“Há essa possibilidade devido ao fenômeno da intensidade do El Niño. O aquecimento das águas do Pacífico modifica a circulação atmosférica, afetando várias partes do planeta”, explicou o especialista em entrevista à Rádio CBN Vitória (93,5 FM).

Segundo Nobre, com a presença do fenômeno El Niño, as frentes frias ficam mais frequentes no Sul do Brasil, causando chuva acima da média - o que já vem acontecendo; e o ar frio acaba não chegando com frequência ao Sudeste.

“As temperaturas altas no Sudeste são recorrentes em anos de El Niño forte, a exemplo de 1997 e 1998, sobretudo fevereiro de 1998, quando recordes de temperaturas foram batidos no Sudeste. Agora o El Niño continua se intensificando e a população deve se preparar para um verão com temperaturas acima da média”, garantiu. Sim, estamos sentindo esse efeito na pele...


Vista de Vitória da Terceira Ponte 

Recorde de calor em Vitória

Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, Vitória bateu  recorde de calor.  No domingo, 24, a capital capixaba registrou a maior temperatura deste ano até agora, com a marca de 37,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior era de 36,6°C no sábado, 23 de fevereiro



Sertão Capixaba?

Não. Fiquem tranquilos amigos. O Espírito Santo não vai se tornar semi-árido. O Estado está na transição de uma região mais úmida, que é o Sudeste com média de 1,4/1,5 metro de chuva por ano, para uma região de Nordeste, com média de chuva, no semi-árido, de 0,8 metro (800mm).

“O que tem acontecido no Espírito Santo é uma grande variabilidade das chuvas. Em dezembro de 2013, em 5 dias, choveu acima dos 600mm, causando desastres naturais. Em vários anos as chuvas no ES foram de 800/900mm. Então o Estado ficou bem nesse meio e não há projeção dele se tornar semi-árido, mas os gestores de recursos hídricos e a população têm que se preparar para os extremos do clima que vão acontecer com mais frequência”, concluiu o metorologista.

Previsão de Chuva


Lindeza Capixaba
Baia de Vitória direção Centro

O sol forte e o tempo seco ainda predominam sobre o Espírito Santo nesta semana. Algumas poucas pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde em áreas próximas da divisa com o Rio de Janeiro. Não há expectativa de chuva para a Grande Vitória.

As condições para chuva voltam a aumentar sobre o Espírito Santo a partir da tarde desta quarta-feira dia 27, com a chegada de uma frente fria ao litoral sul do estado. A semana inda será muito quente. As pancadas de chuva com raios podem ocorrer em todas as regiões do estado e podem ser moderadas a fortes.

Lindeza Capixaba
Ilha das Caieiras 
Bem gente, o que temos a fazer é se hidratar muito, ficar em locais onde não há incidência de sol e calor, pois os níveis de insolação estão batendo recordes.  Esperemos que amenize esse calor tão preocupante  e que possamos aproveitar as belas paisagens de Vitória em toda a sua extensão e fluidez... Até a próxima amigos Capixabas! Enquanto isso fiquem com a Praia de Camburi, com sua peculiar brisa do mar ao som de Def Leppard!

 
Fontes: g1-Espírito Santo Imagens do Google imagens

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

7 coment�rios

  1. olá Adriana:
    Minha nossa não consigo imaginar um calor desses !!
    e eu já vou morrendo aqui 32 neste verão alguns dias chegou a 33.
    :o)
    essa semana graças a Deus veio uma frente fria, de dormir de 2 cobertores.
    ainda bem .
    parece que agora no carnaval vai esquentar um pouco.
    espero que aí refresque também , que esta frente chegue aí.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane querida, fico tão emocionada com a sua presença e o seu carinho aqui no Lindeza Capixaba amiga!!
      A vontade de compartilhar as belezas naturais do Espírito Santo ficou mais forte e o Vivendo Bem Feliz já não dava conta de acolher tanto assunto...Então agora estou aqui também falando da minha terrinha!!
      Seja muito bem-vinda amiga!! E nós capixabas nunca passamos tanto calor na vida..rsrs
      Sem contar que enquanto chove no Brasil inteiro aqui não caiu uma gora de água, estamos mesmo fadados a virar carvão amiga...rsrs
      Um beijo querida e obrigada pelo carinho da presença amiga!!
      Milhões de beijinhos e uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  2. Oi, querida!

    E cá estou eu nesse seu lindo cantinho, mas, não sei se é ou não, seu mais recente, nesse blog.

    Adorei tudo o que vi, as pontes, as praias maravilhosas, as cores e até os cheiros, eu imaginei por aqui.

    O clima anda meio esquisito e é natural que no seu estado tb se verifiquem alterações.

    Estive vendo o clipe achei tudo de uma beleza ímpar.

    Beijos e um big abraço. Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, minha querida poetisa! Seja muito bem-vinda a esse cantinho novo!! Uhulll
      Aqui só compartilharei as belezas da minha terra, os mares, as montanhas, a culinária genuinamente capixaba!
      Para quem é de outro país como você, será lindo ver um pouco da cultura capixaba, a origem e como mantemos as raízes desde o descobrimento desta terra abençoada pelo Espírito Santo.

      Querida, você vai adorar o novo clipe que preparei sobre a montanha Mestre Álvaro, símbolo do Lindeza Capixaba.
      Acabei de publicar agorinha por aqui!! Será uma honra ter a sua presença por lá! E se quiser ver o clipe da montanha mágica no You Tube deixarei o link tá amiga? É este: https://youtu.be/mQSaEfGzDuE Com certeza contagiar-se-á pelo ambiente mágico desta montanha tão bonita!!

      Agradeço o carinho lindo da sua presença amiga! É sempre uma honra para mim!!!
      Um grande beijo e uma semana maravilhosa!! Fica bem, fica com Deus!!

      Excluir
  3. Furkan, Hello!! I've been following your site for two weeks now, my friend!
    I really liked him !! Thank you for your visit here too !! Have a great week !!

    ResponderExcluir
  4. Noa vejo a hora dessa DESGRAÇA de verão acabar. Eu sei que vc ama, mas não dá. Aqui no RJ MUITO PIOR....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, confesso que também não estou suportando esse verão...
      Estou querendo que o outono chegue rápido, o calor está insuportável!
      Beijos amigo e obrigada por ter vindo conhecer o Lindeza Capixaba!!
      beijos e uma ótima semana!! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))