Conheça a Ilha das Caieiras, um dos cenários mais charmosos de Vitória!

by - fevereiro 19, 2020


A Natureza Capixaba   tem a honra de trazer para vocês uma culinária típica em um cenário encantador e uma história que ultrapassa gerações: Essa é a combinação de adjetivos que melhor define a Ilha das Caieiras.

Localizada em São Pedro, no coração da Capital do Espírito Santo, a região, além de ser um importante polo gastronômico, é um dos principais cartões postais da cidade. O motivo? Basta olhar algumas imagens para saber. Que tal saborear a típica torta capixaba ao pôr do sol? Maravilhoso não é?

Torta Capixaba é saboreada com esta linda vista do pôr do sol

Paisagens naturais, barcos atracados na beira do rio e garças que frequentemente ‘visitam’ a região, ajudam a compor o visual bucólico do bairro, considerado um dos mais antigos de Vitória. 

Significado  e Origem da Ilha das Caieiras

A Ilha teve início na década de 1920 com a implantação da fábrica de cal, Boa Esperança, de um português.
Por isso que  expressão “caieiras” significa fábrica de cal ou forno onde se calcina a pedra calcária para se fazer a cal. O palavra no plural sugere a disseminação de fornos dedicados a essa atividade na região. Além do nome curioso, a vila tem um outro ponto que chama atenção: a afinidade entre os moradores. 

Allan dos Santos, líder comunitário da Ilha das Caieiras destaca: 

"Meu avô era funcionário da antiga fábrica de cal, de onde vem o nome "Ilha das Caieiras", a minha família toda é daqui e hoje olhando a Ilha das Caieiras, ela cresceu muito. Hoje, 80% dos moradores tem algum parentesco e temos um grau de afinidade muito elevado porque é um bairro acolhedor. Somos um povo humilde, mas que respeita a pessoas. Nossa Ilha é um lugar magnífico", 


Segundo a prefeitura, a comunidade teve origem durante a colonização do Espírito Santo e foi ocupada no século XX, devido ao transporte do café, que acontecia pelos rios Santa Maria e Bubu.

Um dos pontos de parada era o manguezal em frente à Ilha, onde os rios desembocavam. Com isso, moradores da região foram desenvolvendo a atividade de pesca e desfio de siri. Ambas, se mantém até hoje e ajudaram a transformar a vila no reduto das desfiadeiras, figuras importantes da cultura local.



O desfio de siri é uma atividade passada de geração em geração. 
Foto: Thaiz Blunck 

"Moro na Ilha das Caieiras há mais de 35 anos. Sou desfiadeira de siri, represento os pescadores e tudo o que faço, faço com muito amor e carinho, porque foi com essa profissão que criei os meus filhos e tiro a minha renda hoje. Estamos focados na semana santa para fazer um festival nota mil e atender toda a clientela do Brasil',

 

afirma Simone Leal, representante de pescadores e desfiadeira da Ilha.

Do outro lado do píer, o que chama atenção não é apenas o cenário. A beleza e, principalmente, o sabor dos pratos, representam mais um atrativo da região . Ao todo, são 12 restaurantes espalhados pelo bairro que oferecem diversas opções de pratos da culinária típica do Estado. 


O bairro Ilha das Caieiras é formado por casinhas coloridas e ruas estreitas. Ainda mais, o bairro é banhado pelo Rio Santa Maria. Assim, ao longo de toda beira do Rio Santa Maria, você irá encontrar vários barquinhos que são utilizados pelos moradores para a pesca, principal sustento para as famílias do local.Tudo é muito lindo e colorido! Logo que chegar à Ilha das Caieiras você encontrará um deck que possui os mais variados restaurantes.

Desse modo, todos os restaurantes possuem um cardápio bem atraente, regado da culinária capixaba. Com moquecas, torta capixaba, mariscada e os mais variados frutos do mar, sempre acompanhados de um pirão, uma farofa ou uma moqueca de banana da terra (para quem nunca comeu, a moqueca de banana é tão gostosa quanto a de peixe), entre outros acompanhamentos. Então, você já sabe delícias como a famosa moqueca capixaba não irão faltar no bairro.

Moqueca capixaba típica acompanhada de pirão, moqueca de banana e arroz


Os restaurantes oferecem mais que uma deliciosa culinária com festival gastronômico e mariscada.


Mas claro, além de restaurante com cardápios maravilhosos com muita culinária capixaba de dar água na boca, você ainda vai poder desfrutar de uma vista maravilhosa. Assim, as mesas dos restaurantes ficam dispostas no deck que acompanha boa parte do Rio Santa Maria. Então, você ainda almoçará com uma vista incrível. Como Deus  é perfeito não é gente? Olha esse pôr do sol que magnífico!


Você não pode deixar de ver o pôr do sol da Ilha das Caieiras, um dos mais lindos do Espírito Santo.

O que mais conhecer na Ilha da Caieiras

Além do deck com vista para o Rio Santa Maria e os mais variados restaurantes para se deliciar com a culinária capixaba. Você encontrará muitos outros atrativos no bairro.

Igreja Nossa Senhora da Conceição: o acesso é feito por uma escada. Ao chegar na igreja você terá uma vista panorâmica ainda mais linda da Ilha das Caieiras. Vale a pena conferir. A igreja não fica aberta para visitas. Mas a vista lá de cima é maravilhosa.
Museu Histórico Manoel Passos Lyrio: também conhecido como Museu do Pescador, o local traz a memória do bairro. O museu recebeu o nome de um dos primeiros moradores da Ilha das Caieiras. Ele fica localizado na Rua Felicidade Correia dos Santos, nº 1.095.

Além de conhecer esses lugares, você também pode terminar a sua visita a Ilha das Caieiras, dando um volta de barco. Assim, recomendo o pôr do sol, é lindo demais. 

Ilha das Caieiras ao fundo o Monte Moxuara de Cariacica


O que esperar da Ilha das Caieiras


Primeiramente, o bairro Ilha das Caieiras é um bairro simples, onde a principal atividade econômica é a pesca. Se você está procurando por um local luxuoso para provar a culinária capixaba te aconselho a procurar algum restaurante em outro bairro, certamente você encontra algum na Praia do Canto ou Praia da Costa.

Na Ilha das Caieiras, os restaurantes são simples, mas ao mesmo tempo apresentam uma culinária riquíssima em sabor . Tudo é maravilhoso! E é exatamente essa simplicidade que encanta. A simplicidade das pessoas, a simplicidade do bairro,  os vendedores de sururu, as crianças brincando na rua. 


Como chegar à  Ilha das Caieiras


O acesso para Ilha das Caieiras pode ser feito por Maruípe pela Rodovia Serafim Derenze. Ou ainda pelo Bairro Santo Antônio, chegando até o bairro São Pedro.

Na Semana Santa sempre acontece o Festival da Torta Capixaba e têm atraído  muitos moradores e turistas de várias partes do País, que vão  na região para degustar os pratos típicos da culinária capixaba, além de outros cardápios à base de frutos do mar.

O Festival Mariscada na Ilha das Caieiras já virou tradição nos feriados da Independência e do Aniversário de Vitória. A edição deste ano acontecerá de 7 a 11 de setembro, das 11h às 18h, com uma série de pratos com frutos do mar, além da receita que é o carro-chefe da festa.

Imagem  da Eliana com a  Torta Capixaba na Ilha das Caieiras - A Gazeta- Foto Bernardo Coutinho

 

"A torta capixaba é uma iguaria única no Brasil e no mundo, não temos nada parecido, pelo menos que tenhamos conhecimento, e aquela região faz a mais tradicional. É um momento importante porque a comunidade se prepara antecipadamente, depois montamos as barracas com suporte da prefeitura, então é um evento bem local e que a gente tem certeza que faz movimentar a economia daquela região".  

E agora vamos  fazer um passeio aéreo pela Ilha das Caieiras ao som do Armandinho, com a canção Desenho de Deus... Você vai se encantar com a Natureza Capixaba! Beijos e até a próxima!



Fontes de Inspiração e Consulta :
Imagens do Google Imagens com autoria mencionada nas fotos

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Que lindo! Tudo incrível, Adriana!
    Seu blog tá cada vez mais lindo!
    A música do Armandinho é muito bonita também!
    Feliz semana!!! :))))
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa linda você aqui no meu novo blog querida!!
      Nele só compartilho as belezas naturais do Espírito Santo!!
      Ele já não estava cabendo no Vivendo Bem Feliz e precisei fazer outro...rsrs
      Ahh e essa canção do Armandinho é tão singela não é verdade?
      Tenha uma maravilhosa semana querida! Bom descanso de carnaval!!
      Muitos beijos!! :)))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))