Eu prometo que farei você se apaixonar pela corrida...

by - março 11, 2020




Olá amigos queridos do Natureza Capixaba. Vocês ainda estão em dúvida se a corrida realmente é uma ótima opção de exercício físico? Sério? 😆 Então agora vou convencer a todos que a corrida é um excelente esporte para melhorar a nossa saúde. Estão esperando o que? Venham comigo saber todos os detalhes e eu prometo que não irão se arrepender...

Veja agora os benefícios que advém da prática deste vigoroso e divertido esporte:

➥ 
Correr é um esporte que pode se tornar viciante, pois traz um enorme bem estar e inúmeros benefícios.

➥ Correr é um esporte muito popular e é praticamente gratuito. Você só precisa investir em um par de tênis e em roupas leves e frescas.

 
➥ Quem não gosta de academia e tem preguiça de aprender um esporte novo,  como natação ou dança, pode encontrar na corrida a solução para seus problemas de peso, concentração e saúde.

➥ Para se ter uma ideia da grandiosidade deste exercício, eu mesma, antes de praticá-lo,  sentia muitas dores nas pernas e constantemente adoecia. Uma simples gripe já me derrubava. 
Era muuuito magrinha. Um ventinho já me fazia levantar voo... hehehe...  Eu pesava apenas 49 quilos.  Esta foto é de 2011, época que comecei a dar os primeiros passos na corrida...

Eu em 2011

➥ Atualmente, as famigeradas dores, como por encanto, desapareceram,  após o momento em que comecei a me dedicar com maior responsabilidade e dedicação,  a este esporte.

➥ Inclusive melhorou consideravelmente minha concentração nos estudos e no trabalho.

 Me sinto muito mais disposta para encarar o dia com força e garra,  após correr pela manhã.

 Em razão disto, relacionei abaixo algumas dicas sobre corridas e como praticar este esporte para quem está começando ou querendo se aventurar ... Vamos a elas!

1- 
Primeiro faça uma avaliação física antes de iniciar um programa de corrida. É IMPORTANTE!


2 -Use um tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pisada.
Controle a alimentação. Ingira alimentos com baixo valor calórico, evitando açúcar e gorduras.


3-Não esqueça do aquecimento antes e do alongamento depois de correr. Além de fazer um trabalho específico de flexibilidade,  duas vezes por semana.

4-Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. O estímulo, sem dúvida, é muito maior. Mas se preferir, sozinho também é uma boa opção, basta escutar uma musiquinha enquanto corre que se sentirá em boa companhia. Aliás, esse é o meu caso e te digo que FUNCIONA!


5-Corra com regularidade e torne o esporte um hábito em sua vida. Sempre que possível corra de manhã, pois se você deixar para correr no final do dia, poderá estar atrapalhado com seus afazeres ou muito cansado devido às atividades que fez.

6-Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade de corrida.

7-Corra de sempre na mesma hora, acostumando o organismo à atividade. Assim, quando você não correr, sentirá falta.

8-Não corra todos os dias da semana. Alterne a corrida (de 3 a 4 vezes por semana) com outra atividade aeróbica, como andar de  bicicleta.  É assim que faço pois também adoro pedalar! é um ótimo revezamento. 

9-Alongar é muito importante! Por favor, JAMAIS ESQUEÇA!


10- Há dias em que você acorda desanimado, mas não deixe que isto faça você desistir de treinar. O dia está nublado? Amanheceu chovendo? Na chuva eu não recomendo, pois poderá se resfriar... mas umas nuvenzinhas cinzentas não poderão desanimar você! Insista!! Seja forte!

11- Muitos corredores acham que o maior número de lesões ocorre durante o treinamento de velocidade, mas as lesões ocorrem por excesso de volume (muitos quilômetros), ter antecedentes de lesões e falta de descanso. Então não exagere, sempre vá com calma.

12- Não coloque plástico na barriga para perder gordura mais rapidamente, pois o que você irá perder será água, podendo ter uma desidratação. Não sei porque alguns ainda insistem nesta opção, pois é muito desagradável. Corra livremente, com roupas leves e adequadas e se sentirá um passarinho levantando voo.

13- Procure equilibrar sua alimentação, preferindo refeições leves e saudáveis.



14- Se você frequenta academia, alterne corridas na esteira e na rua. Na esteira não há a resistência ao vento, ocorrendo um esforço menor do que correr ao ar livre. Na rua, além da força do vento, você tem que fazer toda a força para executar a corrida sem impulso da esteira, ficando um pouco mais difícil. Mas cuidado com o trânsito.

15- Se não tiver outra opção, corra na contramão para visualizar os carros e cuidado com os buracos e desníveis do chão. Agora, se você tiver o privilégio de ter um calçadão à sua disposição ou mesmo uma praia, correr na areia pode ser uma ótima opção, porém prefira o terreno plano para evitar lesões.

16 - Você já teve aquela dor no abdome enquanto corria? Esta dor é normal, principalmente para iniciantes. Isto se chama flato e ocorre porque o diafragma não está costumado com as subidas e descidas que as contínuas passadas da corrida provocam. À medida que o seu condicionamento melhora, isso desaparece. Evite mudanças bruscas de velocidade no começo. Isso também produz o flato.

17-  As dores provocadas pelo ácido lático são causadas por microtraumatismos nos músculos e tendões. O melhor modo de evitar este mal é não fazer mudanças bruscas nem treinos que não ofereçam tempo suficiente para o seu corpo se adaptar.

18- O desempenho  de nós meninas, é pior na fase da menstruação e uma semana depois da ovulação, pois a progesterona, um hormônio-chave, alcança nestes períodos seu nível máximo. Mas é preciso praticar mesmo nestes dias para melhorar o humor.

19- Todos os treinos devem ser iniciados com trotes leves e estes devem se repetir no final do treino (para que a sua freqüência cardíaca e respiração voltem ao normal)
A constância nos treinos é a chave da melhora de resultados.

20- Faça um trabalho de fortalecimento dos tornozelos, panturrilhas e músculos que reforçam os joelhos. 

21- Se algum sinal de trânsito interromper a sua corrida, fique saltando no mesmo lugar para não diminuir muito a freqüência cardíaca. Pois se parar repentinamente poderá sentir tonturas. Eu aprendi e agora fico saltando baixinho até o sinal de trânsito ficar liberado para a travessia.

22- Os praticantes acreditam que correr 'vicia'. E eles não estão de todo errados: a serotonina liberada quando se pratica qualquer esporte é a responsável pelo prazer que sentimos durante e depois da atividade. E é verdade!Uhulllllllllll!!



23- Na corrida, não é diferente. A sensação de liberdade que a corrida proporciona também ajuda a potencializar esta sensação.
O vídeo abaixo é completo e explicita em detalhes os benefícios de uma boa corrida! Aproveite!




Então, mãos à obra amigos: 

 💪😆💪

Deixo minha playlist de corrida lá do YouTube para você!
Vamos lá gente! Tem mais de 30 músicas para te inspirar!
Até a Próxima!


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))