Lá Vem o Sol em Pedra Azul!

by - agosto 05, 2020


Oi amigos, sabia que eu editei um vídeo com a linda Pedra Azul chamando o sol mas não escrevi sobre ela? Por isso, essa é uma edição especial de inverno e aqui você vai conhecer e também se encantar com a Pedra Azul, uma linda cidade das montanhas do Espírito Santo.

Para nós, capixabas, não há dúvida: Pedra Azul é o principal destino turístico de inverno do Espírito Santo. Embora o que se convencionou chamar de Montanhas Capixabas não se restrinja a ela , pois  Santa Teresa também faz parte das nossas lindas e especiais montanhas. Aliás, Santa Teresa é a cidade da minha infância. 

Você já viu ou ouviu falar dessa linda Pedra Azul? Se você viu meu vídeo com a canção dos Beathes, com certeza já conhece. Mas se não viu vou explicar com mais pausar agora... Olha como ela é linda gente! 

 Pedra Azul é o nome do conjunto rochoso mais famoso do Estado

Muito provavelmente, você já viu foto dela em algum cartão postal do Espírito Santo. A Pedra Azul tem 1.822 metros de altitude e é especialmente conhecida por essa saliência em forma de lagarto que parece subir a pedra. Reza a lenda que o nome se deve à coloração azulada que a pedra adquire em determinadas horas do dia em função da radiação solar.  Muitos já disseram que ela fica azul.

Perto da Pedra Azul, tem o parque estadual que se criou para proteção do bioma predominante na Pedra Azul: o Parque Estadual da Pedra Azul. Devido ao clima montanhoso e úmido, a vegetação local é riquíssima e cheia de espécies endêmicas de orquídeas e bromélias. E para proteger tudo isso o Governo do Estado criou o parque em 1961.Ao todo o parque tem 1.240 hectares. Uma pequena parte está aberta à visitação e pode ser percorrida através de trilhas guiadas 

A Pedra Azul se encontra dentro do distrito de Pedra Azul que fica bem pertinho do parque e integra o município de Domingos Martins. Oficialmente, Pedra Azul está no território de Domingos Martins, a mais famosa das cidades serranas. Para ter acesso a Domingos Martins enfrentamos uma estrada sinuosa e cheia de curvas.  



A Pedra Azul “distrito” é uma vila, de tão pequenina.  Por isso que, apesar desse pequeno aglomerado urbano, o turismo de Pedra Azul é essencialmente rural. O que há são atrações naturais e estabelecimentos turísticos espalhados por toda a região que é repleta de encantos por todos os lugares...

A beleza natural da região, a herança cultural da imigração europeia e a atividade criativa dos proprietários rurais, fizeram do agroturismo a mola propulsora da economia local. Esse é basicamente o mix de ingredientes que faz de Pedra Azul um dos maiores e mais bem preparados destinos turísticos capixabas (embora ainda pouco conhecido fora do Estado).

A beleza natural de Pedra Azul deve muito à preservação da mata atlântica local. Tá certo que a cobertura verde já foi mais extensa e tem diminuído ano a ano pelas mãos da especulação imobiliária e da falta de compromisso do poder público municipal. Mas, especialmente no entorno do parque, a exuberância da mata chama atenção. É grandiosa! Exuberante!!Linda!


Sobre o legado da imigração européia nas montanhas capixabas, as cidades precursoras foram Venda Nova e Santa Teresa. Pedra Azul está bem no meio da região que, no final do século XIX e início do século XX, recebeu correntes de imigrantes europeus vindos, principalmente, da Itália e Alemanha. Por isso você vai encontrar diversos elementos desses dois povos na formação da cultura local, especialmente na gastronomia. E as casinhas tão liiindassss.....


Em Pedra Azul o que não falta é opção de propriedades rurais para você visitar!

Além desses fatores incríveis,  dois outros contribuem para o carinho especial do capixaba por Pedra Azul: o clima ameno e a incrível proximidade da capital. A altitude média da região fica em torno de 1.000 metros, fazendo com que as temperaturas caiam para baixo dos 10 graus no inverno. Por outro lado, são apenas 80 km de Vitória pela BR 262. Como se diz por aqui, é muito rápido e fácil fugir do calor de 40º das nossas praias para curtir um friozinho “europeu” nas nossas montanhas! 😉

Para quem é de fora, é perfeitamente possível conhecer Pedra Azul a partir de um bate-volta desde Vitória. Mas o ideal mesmo é reservar um final de semana para aproveitar ao máximo as atrações que a região oferece. 

Conheça as sugestões de hospedagem do Blog  Rotas Capixabas em Pedra Azul aqui




1) O Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul é aberto à visitação. Lá dentro, é possível fazer trilhas que te levam bem pertinho da Pedra Azul (e seu lagarto). A mais famosa e procurada é a que leva até as piscinas naturais que ficam no ponto de junção entre a Pedra Azul e a Pedra das FloresA vista é incrível e vale o esforço da escalada.

2) Cavalgada Ecológica no Fjordland

Outro passeio imperdível – especialmente para as crianças – é a cavalgada ecológica do Fjordland. São duas trilhas – uma curta e outra longa – que você faz em cavalos da raça Fjord (aqueles pequeninos). Na trilha longa, que só sai mediante agendamento e número mínimo de pessoas, você vai até o chamado Mirante do Lagarto, bem pertinho da Pedra Azul.

Ainda no Fjordland, tem mini-fazendinha, playground e cafeteria. Não deixe de tomar um café apreciando o melhor item do cardápio: a vista para a Pedra Azul.Fica no km 2,2 da Rota do Lagarto.

3) Passeios de quadriciclo

Para quem gosta de aventura, dá para fazer passeios de quadriciclo por trilhas localizadas numa fazenda adjacente à área do Parque. É uma bela oportunidade para ver ângulos exclusivos da Pedra.

O passeio é oferecido pelo Ecoparque Pedra Azul Aventura, que tem também rapel, paintball e área pra camping. Fica no km 3 da Rota do Lagarto.

4) Passeios de bicicleta

Já no finalzinho da Rota do Lagarto, no km 7, a Pedra Azul Ecotur aluga bicicletas convencionais e elétricas para quem quer curtir a paisagem sobre 2 rodas.

Você pode pedalar pela própria Rota do Lagarto – tendo o máximo de cuidado e atenção na estrada, que é estreita e não tem ciclovia – ou seguir tranquilo pela ciclovia do chamado Caminho das Flores, um trecho de 9km da Rodovia ES 164, que começa no exato ponto onde acaba a Rota.

5) Arvorismo e Tirolesa


Ainda no quesito “aventura”, a região tem 2 espaços para a prática do arvorismo e tirolesa. No primeiro deles – o Selva Sassiri . No segundo – o Pedra Azul Adventure Park .

6) Cervejaria Altezza

Cervejaria Altezza É  primeira cervejaria artesanal de Pedra Azul. Além de conhecer o processo artesanal de fabricação da cerveja, você pode fazer uma degustação apreciando a vista da Pedra Azul. Fica em São João de Viçosa, distrito de Venda Nova.

7) Orquidário Caliman

A rigor, você não precisaria ir até o Orquidário Caliman para ver ou comprar orquídeas. Há vários orquidários de fácil acesso à beira da BR 262 no município de Marechal Floriano e, na própria Rota do Lagarto, tem sempre uma banquinha do Orquidário Chalé Verde, de Aracê, com orquídeas à venda.

Fica na Lavrinha, em Venda Nova.

8) Visita às propriedades do agroturismo

Pedra Azul e Venda Nova são famosas pelo seu agroturismo. São várias propriedades rurais que se abrem para receber turistas interessados em conhecer o local ou adquirir os produtos. Cada um adelas, portanto, vale por uma atração. Mas é bom saber que, na maioria, a visita se limita a isso: conhecer a “lojinha” e comprar os produtos expostos. Com raras exceções, não há muita interatividade ou contato com o processo produtivo.

a) Penhazul: morangos orgânicos

A propriedade está encravada no chamado “vale dos morangos”, com acesso por uma estradinha que começa logo após a portaria do Parque.

Os morangos produzidos na Penhazul são orgânicos e isso faz toda a diferença no sabor. Mas saiba que a “atração” do lugar é simplesmente essa: comprar os morangos que eles colhem e outros produtos que eles fabricam. É claro que o cenário ajuda. Mas a ida até lá só vale a pena para quem estiver interessado em conhecer e comprar os morangos.

b) Sítio Herança: colheita de morangos

Esse é outro sítio que também é especializado na produção e venda de morangos. Mas, aqui, o grande diferencial é a possibilidade de você mesmo colher o morango que quer consumir/comprar, bem ao estilo “colhe-pague”. Fica no início da Rodovia ES 368.

c) Sítio Lorenção: socol




Socol é um embutido de carne de porco legado pelos imigrantes italianos à culinária de Venda Nova. O original da Itália tinha outro nome – ossocollo – e era feito com a carne do pescoço do animal. Mas, nas cozinhas de Venda Nova, ele ganhou, além de um apelido, um novo ingrediente para se ajustar ao paladar do brasileiro: o lombo. Em Venda Nova, você encontra o socol à venda em várias propriedades. Mas o mais famoso deles é o do Sítio Lorenção. Fica na Tapera.

d) Fazenda Carnielli: queijos e café

A  Fazenda Carnielli é quase um agronegócio do agroturismo.  Nela, o grande chamariz são os queijos e o café. Destaque para o resteia, queijo de origem italiana que, no Brasil, só é produzido ali.

Mediante agendamento e pagamento de uma taxa, é possível participar de uma visita interativa, onde é apresentada a história da família e do agroturismo capixaba, bem como o processo produtivo da fazenda. Fora isso, a visita se limita à lojinha onde estão expostos os produtos.

e) Sítio Busato

Bem pertinho da Carnielli, o sítio da família Busato é famoso pela fabricação da cachaça Teimosinha e de queijos. Você pode visitar o alambique da propriedade e conhecer a câmara onde os queijos são curados.A sede da propriedade é uma típica fazenda de antigamente, com paredes de taipa e janelas de madeira.

9) Zoo Park da Montanha

É o primeiro e único zoológico do Espírito Santo. Ele fica a 42 km de Pedra Azul, no município de Marechal Floriano, com acesso pela BR 262 (há placa sinalizando a entrada). São quase 700 animais de 170 espécies, com destaque para as aves do viveiro de imersão e os grandes felinos: tigre, onça e leão.

10) Domingos Martins (sede)

Apesar de ser um distrito de Domingos Martins, Pedra Azul fica distante 55 km da sede do município. Mas nada impede que, estando em Pedra Azul, você faça da sede de Domingos Martins um bate-volta para conhecer o legado da imigração alemã no Espírito Santo.

Agradeço ao site Rotas Capixabas que me forneceu muitas informações para instruir e diversificar este artigo.

E então, gostaram do passeio? Tudo isso é Natureza Capixaba! Fiquem agora com o vídeo de Pedra Azul e a chegada do sol junto com os Beathes! 


Inspiração: Rotas Capixabas e Imagens do google imagens e Rotas Capixabas

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

8 coment�rios

  1. Boa noite tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Gomes, seja muito bem-vindo!!
      Fiquei super feliz com o seu gentil comentário!
      Também aprecio fazer novos amigos e já indo conhecer o seu blog e trabalho!
      Tenha um excelente final de semana!! ;))

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu blogue. Adorei. Já sigo. Com maior prazer. Amo o Estado do Espírito Santo. Tenho muitas fotos de várias cidades do Estado. Gostaria de ter o privilégio de você me seguir . Pedra Azul merece ser um novo município capixaba pois tem potencial para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, muito obrigada pela presença!
      Já fui ao seu blog , o conheci e o estou seguindo!
      É um belo blog de viagens, parabéns!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Socol é delicioso. Provei no centro de visita de Pedra Azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luiz, é ótimo experimentar as delícias de Pedra Azul!
      Socol é tudo de bom, meu avô Gervásio, como bom descendente de italianos, fazia um delicioso na fazendinha dele no interior do Espírito Santo!!
      Abraços e seja sempre bem-vindo!!

      Excluir
  4. Boa noite Adriana. Minha mãe nasceu em Vitória e minhas tias em Afonso Cláudio. Meu Zap caso você queira bater um papo. 21974332934 Luiz. Em Janeiro fui a Marataízes (Centro), Itapemirim (centro, Itaóca e Itaipava), Piúma (Centro), Achieta (Centro e Iriri), Guarapari (Meaípe), Colatina (Centro), Pancas (Centro), São Mateus (Centro e Guriri) e Conceição da Barra (Centro e Itaúnas) tudo no blogue. Tirei muitas fotos das dunas de Itaúnas e do Rio Cricaré ou São Mateus na Foz dele em Conceição da Barra. Amo o Espírito Santo, tenho tio e primo em Vitória, amigo em Vila Velha e amiga em Colatina. Já fui de Fundão para Ipatinga de trêm. Colatina eu fui nas margens do rio doce e cheguei a tocar em suas águas "na margem é claro kkk". No centro de Colatina fizeram um calçadão nas margens do doce e ficou INCRÍVEL.

    ResponderExcluir
  5. Blogwalking here from Malaysia. Regards!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))