A misteriosa letra e a melodia enigmática da canção "A Whiter Shade Of Pale"

by - dezembro 08, 2020


Você já deve ter ouvido a introdução enigmática de "Um tom a mais de palidez" em alguma época de sua vida. Se não, agora você vai conhecer um pouco desta  obra de arte em forma de música...Venha se emocionar comigo com a música "Translúcida e Pálida" do Procol Harum. 


Enquanto o mundo se deleitava com o álbum Sgt. Pepper’s, dos Beatles, a música que estava em primeiro lugar nas paradas britânicas era A Whiter Shade Of Pale, o primeiro single do Procol Harum. A canção, que mistura rock, classissismo e música barroca, tem mais de 900 versões de outros músicos e estabeleceu um conexão da banda com os Beatles e Jimi Hendrix. 


Capa do disco do Procol Harum.

Sua importância é tal que abriu as comportas do rock para trabalhos como Bohemian Rhapsody, do Queen, e toda a obra de Rick Wakeman. Assim como Money For Nothing, do Dire Straits, nasceu de uma conversa ouvida casualmente, Keith Reid, tomando café, ouviu alguém dizendo para uma garota “You’ve gone a whiter shade of pale”, e PRONTO! Aí estava o título da canção que começou exatamente assim: pelo título. 

A letra faz referência a Shakespeare, a Milton, e contém elementos sobrenaturais e mitológicos. Até hoje estudiosos tentam explicar o seu significado sem completo sucesso. A música é romântica, trágica e sombriamente mágica como uma pintura surrealista...



Mais de 900 gravações por outros artistas são conhecidas.A música foi incluída em inúmeras compilações sobre os sucessos da década e ainda é usada em trilhas sonoras de muitos filmes, como Oblivion, The Big Chill, Purple Haze, Breaking the Waves, The Boat That Rocked e, com direção de Martin Scorsese, New York Stories.

 Outras versões da canção são utilizadas em alguns filmes como, por exemplo, por King Curtis em Withnail and I e por Annie Lennox em The Net. Aparece também no seriado House, episódio 16, da sexta temporada.

Os créditos de composição originais foram somente para Gary Brooker e Keith Reid. Em 30 de julho de 2009, Matthew Fisher ganhou direito aos créditos de co-autoria da música em decisão unânime do Law Lords.



De difícil tradução, A Whiter Shade Of Pale fala sobre muitas coisas e muitas outras ficam subentendidas. As traduções que encontrei na Internet, para o português, não estavam adequadas ao contexto da música , nem puderam me servir de base.

Então eu mesma editei um vídeo com a tradução e adaptação da letra para o português. A métrica e a poesia ficaram prejudicadas, é óbvio, mas o conteúdo não. Fiz o possível para que a mensagem ficasse clara para vocês. 

Espero que haja entendimento, pois o significado da canção é de difícil compreensão. Eu não sei se fiz certo, sou esforçada nos estudos, mas mesmo assim, me falta muito ainda para entender uma obra complexa como essa. 

E sem mais delongas,  segue o vídeo! Assista no Facebook também!  Clique aqui para assistir,

E agora meu vídeo da canção mais linda que ouvirá hoje!
Deixe sua opinião, eu vou adorar saber! Linda semana!




Imagens Tumblr 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))