Como superar a tristeza e se libertar

by - março 09, 2021





Tem momentos na vida da gente, que mesmo estando um lindo dia de sol lá fora, a gente só chove... Dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tristeza profunda. E os casos se tornaram mais severos com a pandemia. Conviver com a tristeza dói: tudo se torna sem graça, a pessoa não tem ânimo para fazer nada, se afasta dos amigos e acaba abandonando seus sonhos. Vou te passar algumas dicas para amenizar essa dor.



Este sentimento normalmente está relacionado a problemas específicos, como a perda de um ente querido, uma desilusão amorosa, traumas, descontentamento profissional/pessoal ou algum conflito interior que não está bem resolvido. 

Embora seja natural se sentir triste de vez em quando, vale a pena ficar atento caso este sentimento seja persistente e não tenha um motivo específico. Isso porque a tristeza profunda é um dos sintomas da depressão, sendo geralmente acompanhado de baixa autoestima, falta de interesse pela vida, desânimo, distúrbio de sono, dificuldade para se concentrar e mau humor.


Diferença entre tristeza e depressão


A tristeza faz parte da vida e, em geral, uma pessoa que está triste tem um motivo específico para apresentar este sentimento — que dura por um tempo relativamente curto. 

A depressão, por outro lado, está associada a uma tristeza persistente e sem motivo, que consome todos os seus pensamentos. Quando a pessoa permanece triste e desanimada, sem motivos aparentes, por mais de 15 dias, é indicado que ela procure ajuda médica e psicológica.

O principal sintoma da depressão é a negatividade em relação a si mesmo, ao restante do mundo e ao futuro. O depressivo só se recorda das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer.


Dicas para superar a tristeza profunda



Entenda que a tristeza pode ser sua amiga. 




Uma pessoa triste é capaz de mudar seu estado de espírito quando algo bom acontece e consegue pensar em coisas positivas. Em geral, quem se sente triste questiona a razão deste sentimento e, ao pensar sobre o assunto, acabam valorizando sua vida e o momento. Todas as emoções são amigas, e chegam para sinalizar que alguma coisa precisa ser mudada.



Ouça suas emoções

A tristeza rouba a energia do indivíduo. Por isso, muitas pessoas acabam camuflando esse sentimento, querendo que ele se afaste rapidamente. Mas as pessoas que passam por cima da tristeza acabam reprimindo a dor e fazendo que ela cresça em seu interior. Nesse sentido, refletir sobre o que a emoção está querendo sinalizar é fundamental para dar a volta por cima.

Analise sua vida e perceba o que você gostaria que fosse diferente. Algumas coisas podem ser mudadas e dependem de você, e outras não. Mude o que pode ser mudado, e aceite o que não depende de você. Muitas pessoas se sentem tristes porque lutam contra aquilo que não pode ser mudado por elas.


Agradeça mais, Ame mais



Pessoas tristes costumam reclamar de tudo, sempre colocando a atenção no que está errado. Para sair dessa situação, comece a enxergar quantas coisas maravilhosas você tem na vida e quantas oportunidades aparecem no seu caminho. Agradeça aquilo que você já tem e pare de buscar apenas o que falta. A gratidão é a grande chave para se afastar da tristeza e da solidão.



Busque prazer


Reflita sobre a tristeza, mas não mergulhe nela, pois assim só atrairá mais coisas que lhe deixem triste. Faça coisas que tirem o foco da tristeza e te façam sentir feliz.  Faça um curso, pratique esportes, caminhadas, leitura e aprenda a gostar de estar com você mesmo.




Autoconhecimento


Todas as pessoas precisam olhar para as dores que fazem parte da sua história de vida. Quando acolhemos nossas dores e damos um novo significado para essas memórias, “limpamos” o conteúdo doloroso desencadeia as emoções negativas. Atribuir novos significados para memórias de dor é um dos grandes passos para evitar emoções como medo, tristeza a raiva.

Aprender a superar conflitos, conviver com mudanças, relacionar-se de forma harmoniosa com as pessoas e dominar as emoções são outros pequenos passos que devem ser aprendidos e praticados, evitando que as mudanças naturais da vida nos impeçam de alcançar aquilo que realmente viemos buscar: a felicidade.


Você precisa se libertar



Para superar as mazelas e as tristezas, nada melhor do que ouvir músicas que fazem bem, que trazem um pouco de paz, de consolo,  que tenha conteúdo, que reflitam um caminho a ser seguido ou pelo menos, amenizado...


E para alegrar um pouco a nossa vida, mesmo diante de um cenário tão triste em que nos encontramos, trago hoje uma das canções mais famosas do QUEEN, "I Want to Break Free" que também é uma das músicas mais incompreendidas da banda. Lançada em 1984, no álbum "The Works", foi escrita por John Deacon.

Em meados de 1983, John Deacon escreveu a canção. A respeito de suas composições, o baixista disse, em uma entrevista no ano anterior, que normalmente escreve canções criando personagens e temas cujas reflexões os permeiam. Assim, é comumente aceito que "I Want to Break Free" trata, simplesmente, de alguém que deseja se libertar de dificuldades. Em entrevista a Globo, no famoso diálogo com Glória Maria, Freddie Mercury diria que "tem a ver com todos. É alguém que tem uma vida difícil e quer se livrar de seus problemas". Simples assim!!



Queen no Clipe




Durante as gravações do álbum, a banda estava em crise, mas decidiram seguir em frente. Para a divulgação do disco, foram lançados quatro singles, cada um escrito por um dos membros: "Radio Ga Ga" (Roger Taylor), "It's a Hard Life" (Freddie Mercury), "Hammer to Fall" (Brian May) e "I Want to Break Free" (John Deacon).


Uma curiosidade sobre o single é que ele veio em várias capas distintas. Uma delas tinha a foto dos quatro membros, e outras quatro capas com fotos individuais. Para a divulgação da canção, surgiu a ideia de gravar o seu clipe.

A ideia do videoclipe veio da então namorada de Roger Taylor, Deborah Leng (que aparece no clipe de "Breaktru"), que sugeriu a banda uma paródia da novela Coronation Street, caracterizados como drag queens. Taylor levou a ideia para os demais, que aceitaram em fazer algo bastante humorístico e irônico. Mesmo depois de 30 anos correndo pelo mundo, a música ainda é interpretada, por muitos, como apologia ao mundo LGBT, o que não procede, sendo apenas uma brincadeira para que todos consigam se libertar de seus problemas. Fiquem agora com o single que eu editei no modo remix! Linda semana!



Imagens do Google imagens e Tumblr

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Muito lindo e bem explicado tudo nesse teu post. Quem não tem dias em que lá fora brilha o sol,mas estamos mais tristes? Valeu muito te ler hoje! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, muito boa tarde querida!!
      Sabe, o momento está muito sombrio e tende a se agravar...
      Tenho amigas que não estão suportando essa carga tão pesada!
      Por isso, resolvi escrever essas dicas simples ( que faço uso, por sinal) para tentar afastar a tristeza. Mas sempre com a condicional de que, se possível, a pessoa busque ajuda médica para amenizar as dores...
      Fiquei muito feliz com a sua presença, muito obrigada querida!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Muitos beijos!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))