O Pavão Misterioso do Parque Pedra da Cebola

by - novembro 23, 2021




É sempre bom trazer novidades da vida real, do nosso cotidiano e da beleza da Natureza Capixaba. Tive o privilégio de encontrar um lindo pavão no Parque Pedra da Cebola, que logo me reportou à canção Pavão Mysteriozo ( sim, esta é a grafia original) do músico Ednardo. Venha saber como foi esse inusitado encontro...


Vocês todos já tem conhecimento de que a música brasileira tem aura e é mística. Não digo isso gratuitamente, pois me embaso num exemplo maravilhoso, a canção Pavão Mysteriozo, com y e z, de Ednardo. 

A beleza do Parque da Pedra da Cebola



A gravação original de 1974 é uma joia musical que dá muitas pistas, a genialidade é sempre tímida, não se dá escancarada, mas convida, exige do ouvinte uma perspicácia. Essa inteligência faz parte da riqueza contida na música popular brasileira.

A música começa com um embate, uma nota pedal de uma toada nordestina e desemboca, após essa breve introdução anunciativa, numa batida hipnotizante, com certa melancolia indígena, tambores e outras percussões.

Sempre encontramos surpresas belíssimas no Parque 


A letra é inspirada no Romance do Pavão Misterioso, um cordel da década de 20 e narra a peripécia de Evangelista em busca da condessa, filha do conde, para pedí-la em casamento. Para essa realização Evangelista constrói um Pavão de latas para viajar da Turquia à Grécia.


O sol brilhante e o céu azul  refletindo na  Pedra da Cebola


Porém o que nos interessa aqui é admirar esse conjunto de literatura de cordel, fabulando com uma geografia homérica, a viagem, o sonho e o elemento fascinante. Na música o pavão é formoso e é mistério num voar de incontáveis céus e histórias inumeráveis. Assim temos a primeira estrofe que se repete para dar ênfase nessas características mágicas presentes na literatura.

Um interessante círculo de pedras no Parque Pedra da Cebola


Já na segunda observamos uma temática tão grave e comovente entre a beleza desse pavão que é difícil não pensarmos nos tão jovens que morrem neste dias difíceis. Todos anseiam em serem guardados nesse eterno brincar, todos querem ser poupados de morrer jovens, moços.

O verso da canção nos diz: muito coisa ainda quero olhar. De uma singeleza magnânima, como se nós quiséssemos continuarmos vivos para olhar, ver a vida em sua beleza.

Como o azul estava intenso nesta manhã


A terceira estrofe assim se pronuncia:

Pavão misterioso

Meu pássaro formoso

No escuro dessa noite

Me ajuda a cantar

Derrama essas faíscas

Despeja esse trovão

Desmancha isso tudo

Que não é certo não

E para terminar essa beleza da nossa música, a canção de Ednardo vaticina, eles são muitos, mas não pode voar.

Canção de uma atualidade imensa mesmo tendo sido composta em 1974. Espero que apreciem a nova edição!!  Vejam e ouçam aqui!! Linda semana gente!!



Imagens do Arquivo Pessoal de Adriana Helena


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Boa noite de toda paz, querida amiga Adriana!
    Ia muiito ao Parque da Cebola cedinho caminhar. Adoro lá.
    Tenho uma amiga que mora mutio pertinho e fazia exercícios com o grupo da terceira idade, enquanto eu ia caminhar dentro do parque.
    Tenho foto do pavão e dos bichinhos do lago.
    Você tem lindas fotos e apresenta tudo muito caprichadinho para quem não conhece.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, querida, boa tarde!!
      É com muito alegria que a vejo aqui caminhando comigo no Parque Pedra da Cebola!
      E ainda temos a preciosa chance de nos encontrarmos com um belíssimo pavão!!
      Agradeço demais sua presença, é maravilhoso ter você aqui amiga!!
      Muitos beijos e dias igualmente abençoados! :)))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))