Bread faz a trilha sonora da Natureza Capixaba

by - maio 24, 2023

Tudo azul na Natureza Capixaba


São por muitos caminhos que passamos ao longo da vida. Em alguns,  a emoção aflora com tenacidade e nos desestabiliza, fazendo-se necessário um tempo de serenidade para a cura desse sentimento. 

E o faço ouvindo o Bread. Te mostrarei como é salutar a composição dessa banda dos anos 70 e como ela  tornou-se a minha trilha sonora favorita para apreciar o mar.

Bread foi uma banda norte-americana de rock e folk, formada em 1968, em Los Angeles, na Califórnia, tendo sido bastante popular no início da década de 1970. Por isso que eu sempre digo que a década de 70 é mágica.

 Nesta semana, publiquei no meu canal no YouTube, um vídeo da década de 70 que está tendo muito reconhecimento. CLICA AQUI PARA OUVIR.


O Bread foi formado originalmente em 1961, a partir do encontro entre David Gates e Jimmy Griffin. Acrescidos da presença de Robb Royer, o grupo começou a tocar nos bares de Los Angeles. O baterista Mike Botts se juntou a eles em seguida.
Banda Bread nos anos 70


O primeiro single da banda, "Make It with You", alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana da Billboard, em 1970. O sucesso inesperado com o álbum "Bread", de 1969, fez com que a banda começasse a realizar apresentações ao vivo pelos Estados Unidos.

O soft-rock de fácil assimilação conquistou as paradas norte-americanas, com destaque para "If", "Everything I Own", "Baby I'm-A Want You", "Guitar Man, "Diary" e "Aubrey".


Um som que acalma a alma:

E para vocês sentirem como o Bread é uma "floresta" musical de emoções sem igual eu já editei no meu canal no YouTube  4 canções deles. "If" parece ter saído de uma obra de arte. "Everything I Own" é pura emoção.
"Guitar Man" é algo inenarrável e finalmente "Bread" é para os corações particularmente doloridos...


1- ♥ "If" em português "Se".



"If" é uma obra de arte em forma de canção. Foi escrita pelo cantor e compositor americano David Gates em 1971.

Originalmente popularizado por seu grupo Bread, a música ficou em quarto lugar na Billboard Hot 100, quando lançada como single em 1971.

Nos EUA, a versão de Bread, foi o título mais curto da história e se tornou um dos dez mais tocados até 1993.

"If" tem sido um eterno favorito em casamentos desde que foi lançada. É a canção do amor...♥ É a minha música de cura. 



2- ♥♥ "Everything I Own" "Tudo o que eu possuo"


É uma canção também escrita por David Gates e foi gravada originalmente em 1972 pela banda Bread, para o álbum Baby, I'm a Want You.

Compositor responsável por uma impressionante sequência de sucessos da banda Bread no início da década de 1970, David Gates escreveu "Everything I Own" como uma homenagem ao seu falecido pai, ainda que a canção tenha uma levada de balada rock como outros êxitos do grupo. Everything I Own foi a forma de Gates lidar com a perda de seu pai.

Observando o sol no Píer de Iemanjá e ouvindo "Everything I Own"


A letra foi uma maneira de Gates lidar com a ausência  e com aquilo que deixou de dizer enquanto seu pai estava vivo.

Eu daria tudo que eu possuo / Só para ter você de volta.
A frase demonstra a pungência do arrependimento do compositor. A harmonia composta pela utilização de violões e cordas suaves ressaltam os versos básicos, mas o refrão contém uma linha de baixo forte. Simplesmente emocionante...





3- ♥♥♥ "Guitar Man" (Homem da Guitarra)


Você vai se emocionar com “Guitar man” gravada em 1972. É simplesmente uma obra prima.


“Guitar man” foi composta por David Gates, líder da banda e chegou ao top das paradas americanas, permanecendo por várias semanas em primeiro lugar.


A canção é uma mistura de sons soft rock , mas para a maioria dos ouvintes pode se dizer que é uma bela balada romântica.


As rochas, a Terceira Ponte e o Mar na Enseada do Suá em Vitória


Nos anos 70, “Guitar man” era carta marcada nas rodadas de músicas lentas em qualquer baile ou festinha. Embora tocasse habitualmente baixo e teclados no Bread, o solo mitológico de guitarra em The Guitar Man é de Larry Knetchel , que infelizmente já faleceu. Aliás, a letra dessa canção maravilhosa parece ter sido feita sob medida para ele.



4- 
♥♥♥ "Aubrey" (Aybrey)


" Aubrey " também foi  composta  por David Gates. Apareceu no álbum Guitar Man de Bread de 1972 . O single durou 11 semanas na parada Billboard Hot 100 , chegando ao número 15. 

 David Gates escreveu a música depois de assistir "Breakfast at Tiffany's," (Bonequinha de Luxo)  💜  estrelada por Audrey Hepburn. A música apresenta a voz solo de David Gates, sem vocais de apoio ou bateria . 

Conta com diversos recursos melódicos como cordas orquestrais , violão , celeste e sinos de orquestra . Na letra, o cantor fala sobre a saudade de uma garota chamada Aubrey por quem tinha um amor não correspondido ("os corações que nunca tocaram afinados"); talvez um primeiro amor.


Creio que vocês sentiram como o Bread é um "mar" musical de emoções sem igual. E eu as ouço enquanto estou desfrutando de paisagens da minha Vitória querida. É música que cura, que acalma, que serena o coração.

Na paisagem da Terceira Ponte ,na Enseada do Suá, ouvindo Bread.

 💜 E eu vou adorar  saber qual das 4 canções do Bread é a sua favorita. Deixe nos comentários, quero compreender qual delas tem um significado especial para você.  Beijos e até mais amigos queridos.

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

5 coment�rios

  1. "A emoção aflora com tenacidade e nos desestabiliza"

    Boa noite de paz, querida amiga Adriana!
    Você não sabe como me acalmou nesta tarde cheia de coisas chatas a solucionar por aqui...
    Ouvi todas e não só as amei, mas preferi a que postei agorinha:
    https://meumarsagrado.blogspot.com/2023/05/espumas-molhadas.html

    Você tem um talento musical e tanto, é muito boa na formatação de todo o post muito bem escrito, o contexto da nossa capital é bárbaro! Cenários lindos quando se tratando de mar, temos na costa azul por aqui.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Roselia, é maravilhoso quando ocorre essa interação querida!
      Os videos que edito, é justamente para gerarem essa leveza, e nos afastar daqueles probleminhas difíceis que temos que resolver no dia a dia...
      Você preferiu a Aubrey não é? Creio que as imagens do mar e a melodia contribuíram para a sua escolha porque essa canção é mesmo de uma delicadeza ímpar!!!
      Agradeço todo esse carinho e essa alegria querida!!
      Já estarei em seu lindo post do mar!!
      Beijos e um maravilhoso final de semana!! :))))

      Excluir
  2. Oi Driiii.
    Bóra começar a falar. Primeiramente, "Guitar Man". Menina, vai por mim... esse vídeo nem deveria estar nesta postagem. Ele é esplendido, e merece uma postagem à parte. Sabe aquele que vc fez e pergunta quais filmes a pessoa identificou? Eu vi uns 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que tenha apreciado Márcio, eu também concordo que a canção Guitar Man merecia um adendo especial, um post exclusivo só para ele, afinal são muitos olhares clássicos do cinema que merecem as devidas explicações!! E neste vídeos os olhares emocionam demais!!
      Agradeço o carinho querido e desejo que tenha uma semana maravilhosa!! Se cuida!!

      Excluir
  3. Só música boa, Dri. E que paisagem! Uma combinação perfeita. Amei. Bjs e boa semana!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))