Aventura de bike até a centenária Ponte Florentino Avidos

by - junho 14, 2023



É gente, não estou para brincadeira. No último feriado de Corpus Christi, peguei a minha bike mais confiável e saí em direção à centenária Ponte Florentino Avidos , ou Cinco Pontes, como é conhecida pelos capixabas. Fui com medo mesmo! Esse é o vídeo preparatório:




Não é um trajeto fácil, seria tranquilo se não fosse muito perigoso, não em razão das condições físicas da estrada, mas dos humanos, uma vez que em cima da ponte, ficamos  vulneráveis a assaltos, porque não tem para onde escapar de uma abordagem. Inclusive ciclistas já perderam a vida nela. Clique aqui para ler a reportagem. 

Entretanto, ao notar uma certa tranquilidade no local, depois de rodar 15 km com a bike até chegar lá, não retrocedi e avancei. Eis a visão da ponte à distância:

Visão da Ponte Florentino Avidos - Os 5 blocos de estrutura metálica

A Ponte Florentino Avidos tem cinco módulos de estrutura metálica, razão pela qual também é conhecida como Cinco Pontes. 

Esta estrutura foi comprada pronta da Alemanha e montada em 1928, pesando 2.787.269 quilos e fabricada pela alemã Machinengabrik Augusburg Nurenberg, hoje conhecida como The ManGroup, terceiro maior conglomerado industrial da Europa no governo Florentino Avidos, sendo a primeira ponte a ligar Vila Velha a Vitória.

Assim que cheguei na ponte, registrei a foto em cima dela. Estava um dia de um céu azul raríssimo! Confesso que fui tomada pela emoção em ver a estrutura metálica à minha frente e o mar à minha direita e esquerda. Foi até  emocionante fazer o registro. Morro de medo de cair da ponte... kkkk

Ciclovia e passagem para pedestres na Cinco Pontes

Prosseguindo, registrei o lado direito da visão da ponte, no sentido Vitória -Vila Velha e ao longe dá para avistar a Segunda Ponte  ( ou Ponte do Príncipe) que nos conduz a Cariacica e também Vila Velha.

Visão da Segunda Ponte ou Ponte do Príncipe

A Ponte Florentino Avidos é uma ponte fabricada em aço que foi construída na Alemanha e chegou ao Porto de Vitória em 1927 no Governo Florentino Avidos e foi a primeira ligação da Ilha de Vitória ao Continente.

É hoje um marco do patrimônio histórico e ambiental urbano do Espírito Santo e um raro exemplar nacional. Foi apelidada de "Cinco Pontes" por se tratar de cinco pontes ferroviárias pré-fabricadas emendadas.

Assim que atravessei a ponte, esta foi a visão que encontrei no lado do continente- a cidade de Vila Velha.

Lindo jardim na saída das 5 pontes em direção a Vila Velha

Foi a Ponte Florentino Avidos, do lado sul da cidade, que reinou absoluta em Vitória por várias décadas. Esta ponte, durante muito tempo foi a segunda  maior do Estado em extensão. 

Inicialmente, constituiu-se de seis vãos, de 26 metros cada. Data de 1925 o início da construção que ficou concluída ainda no período governamental de Avidos. Liga a parte sul de Vitória ao continente. 

Esta é a visão de quem sai de Vila Velha para ir a Vitória pelo Cinco Pontes. Eu mesma fotografei com um pouco de frio na barriga devido ao intenso trânsito de veículos no local.

Entrada da Ponte Florentino Avidos direção Vitória

Posteriormente, em face do extraordinário movimento rodoviário do Estado, o Governo construiu uma nova ponte, em concreto armado, em paralelo à ilha do Príncipe, como um desvio pelo continente para o transporte pesado e desafogo do centro urbano. Mesmo assim, já naquela época, se cogitava de uma terceira ponte.

A emoção de estar atravessando uma ponte centenária


A parte metálica da Ponte ”Florentino Avidos” fora toda construída na Alemanha, sob supervisão do engenheiro Moacyr Avidos, filho do então Presidente do Estado Florentino Avidos. Iniciados os trabalhos de construção dos pilares que sustentam a ponte, esses foram solidamente concretados nos locais em que se encontram. 

As peças que vieram da Alemanha foram montadas sobre enormes flutuantes que ficavam ao lado do cais do porto. A colocação em seus lugares definitivos se realizava com o aproveitamento dos fluxos e refluxos das marés, mediante reboque até o vão pronto cuja colocação se dava quando a maré atingia o seu ápice.

A beleza da Bahia de Vitória  onde se vê o Porto de Vitória e os gigantes navios ancorados. Ao fundo o monumento natural Morro do Penedo à beira-Mar.

Em que pese às profundas modificações ocorridas no perfil da “Grande Vitória”, continuamos apenas com essas insuficientes ligações entre Vitória e o continente. Isto é, do lado norte, a Ponte da Passagem, a Ponte Ayrton Senna e a Ponte de Camburi, que cruzam o canal deste nome. Um braço estreito de mar que a separa da parte continental do município. 

Enquanto do lado sul, a ponte Florentino Avidos, em paralelo a Segunda Ponte, ou Ponte do Príncipe, continua sendo um ponto importante na definição do fluxo de automóveis da capital.

Por outro lado, a Terceira  Ponte (Ponte Darcy Castelo Mendonça – 1989), já começa a dar mostras de saturação. Estão construindo uma pista de ciclismo nos dois sentidos nela, mas ainda sem previsão de entrega, uma vez que as obras estão atrasadas.  Assim que for inaugurada,  serei umas das primeiras a atravessar a Terceira Ponte de Bike. Será maravilhoso!!

Fiz um video pequeno diretamente na minha página Natureza Capixaba no Facebook. CLICA AQUI PARA VER. Tomara que apreciem e até a próxima!


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Olá, querida amiga Adriana!
    Você foi muito corajosa em fazer o trajeto tão perigoso.
    A vista é deslumbrante, sem dúvida, mas os riscos de assalto são imensos.
    Aproveite bem tudo com sua amiga bicicleta.
    Não sou dada a nada radical, sou medrosa 🤩.
    Deus abençoe você e sua família!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, querida, que bom que veio conferir minha mais recente loucura...rsrs
      É um trajeto muito perigoso mesmo, sinto tanto por aquele rapaz que perdeu a vida na ponte e ele já tinha entregado tudo aos assaltantes , que de maldade, atiraram nele mesmo assim... É muito cruel tudo isso...
      Foi um momento complicado amiga, quando lá cheguei parecia que tudo estava calmo e arrisquei..Mas não farei novamente! Tem que ir com fé e muita oração!!!
      Beijos querida e obrigada por esse carinho e preocupação!!!
      Lindo restante de semana!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))