O Forte São João, o Penedo e a Histórica Batalha de Cavendish

by - julho 05, 2023


Antigo Forte São João restaurado  que  hoje abriga a Casa do Turismo Capixaba

Um patrimônio capixaba histórico e artístico de grande relevância é o Forte São João que, unido ao Morro do  Penedo,  Monumento Natural e "guardião" de Vitória, foram palco da maior batalha naval da história do Espírito Santo.  

A atual Casa do Turismo de Vitória, antes denominado Clube Saldanha da Gama, é um patrimônio histórico que foi restaurado sobre o antigo Forte São João.

O Forte foi construído em 1592, no governo de D. Luiza Grinalda, às pressas, logo após a invasão de Vitória pelo corsário inglês Thomas Cavendish.

Depois de anos fechado, o casarão do Clube Saldanha da Gama, antigo Forte São João, foi reaberto e passou a sediar a Casa do Turismo Capixaba. 

Inicialmente, dois espaços foram abertos ao público, entre eles uma cervejaria com decoração que mistura um estilo contemporâneo a traços históricos, como um teto restaurado. Um ambiente muito sofisticado.

Bistrô na Casa de Turismo de Vitória, antigo Forte São João

Do local, tem-se uma linda vista da baía de Vitória. Possui até hoje os velhos canhões que guarneciam o forte, o que é um espetáculo à parte. 


Em um passeio de bike pela beira- mar em Vitória, em direção ao Monumento do Penedo,  vemos o antigo Forte São João e seus imponentes canhões com toda a clareza e extensão. É um passeio magnífico pela história do Espírito Santo e no local sentimos a energia da batalha histórica. Dá uma olhadinha aí:




Afinal, quem foi Thomas Cavendish?

Por volta de 1592, o governo da Colônia teve conhecimento de que seriam atacados pelo corsário inglês Thomas Cavendish. 

Com tempo suficiente para organizar a resistência, o capitão Miguel de Azeredo reuniu os homens em condições de combater o inimigo. De igual modo, apelou para os índios goitacases aldeados perto do centro de Vila Velha. 

O chefe dos goitacases, Jupi-açu, se colocou ao lado dos colonos. Não seria a primeira vez que lutariam contra os invasores estrangeiros.

Vários índios se postaram em posição de defesa em Vila Velha, alguns em Piratininga e outros na Prainha.

Com rapidez, brancos e nativos trataram de acumular sobre o Penedo muitas pedras de fácil remoção. No lado oposto, isto é, na elevação onde mais tarde foi construído o Forte São João, tomaram os colonos a mesma providência.

Os corsários ingleses acharam que iam surpreender  e no entanto, foram surpreendidos. Quando os ingleses, comandados por Morgan, segunda pessoa de Cavendish, tentaram desembarcar na ilha, foram atingidos por pedras, flechas e tiros de arcabuzes.

O corsário inglês Thomas Cavendish e seu plano de batalha para tomar e saquear a Vila do fim do Mundo ( Vitória)


Ao final da batalha, quarenta corpos dos ingleses jaziam no local, sem contar os afogados levados pela correnteza da maré. 

Entre os mortos estava Morgan, elemento de confiança do corsário Cavendish. Oito ingleses foram feitos prisioneiros e Cavendish recolheu os feridos e mandou incendiar a outra nau, pois não dispunha agora de marinheiros que a tripulassem. Pôs-se ao largo e fugiu a todo pano perante o delírio dos colonos que comemoravam a vitória sobre os corsários ingleses.

Veja abaixo a animação em vídeo que expulsou o terrível corsário Cavendish da baía  de Vitória.  Por aqui ele não voltaria a efetuar seus saques costumeiros. É incrível a nossa história capixaba de batalhas. 




CLIQUE AQUI  e veja em vídeo com mais detalhes a história do Penedo, o grande guardião da baía de Vitória.

Apreciaram mais esse capítulo da História capixaba amigos? Deixem as dúvidas nos comentários. Vou adorar pesquisar e responder para vocês.

Enquanto isso eu tenho um vídeo que editei mostrando o Morro do Penedo com mais riqueza de detalhes, bem como as demais belezas da ilha de Vitória. Ele está bem no início do vídeo. Até mais! 

Referências e Pesquisa:

 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Adriana!]
    Não conheço o forte daí, só o de Copacabana, o de Salvador, o de Fortaleza... são lindos todos. Gostei das dicas e, assim que der, visitarei.
    Você nos apresenta lugares bem legais.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosélia, que honra que esteja aqui comentando sobre esse evento histórico do Espírito Santo. Depois de estudar o conteúdo eu jamais pensei que nossos antepassados fossem guerreiros tão importantes a ponto de expulsar um pirata inglês que saía da Inglaterra a mando da rainha apenas para pilhar e saquear as colônias recém descobertas. Com a ajuda do Padre Anchieta ,que nos avisou com antecedência do evento, pois o pirata havia acabado de saquear a Vila de Santos , ele partiu aqui para a capitania do Espírito Santo pensando que iria pintar e bordar. Assim podemos nos preparar contactando os melhores guerreiros indígenas e alguns moradores da "vila do fim do mundo". Detalhes, sem armas de fogo, apenas com flechas e a a inteligência para afugentar os invasores.
      E vale a pena visitar o Forte São João pois hoje ele é a Casa da Cultura e está deslumbrante!
      Agradeço o carinho da visita minha querida e quem sabe um dia não nos encontremos lá do bistrô do Forte?
      Um grande beijo e antecipo desejos de um lindo final de semana!! :))))

      Excluir
  2. O saber não ocupa lugar, Bela publicação. Grato pela partilha.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gentileza a sua presença aqui na Natureza Capixaba Ricardo!!
      Fiquei muito feliz!
      Essa é uma parte da história da minha cidade, Vitória, que é muito antiga. Foi capitania hereditária do Vasco Fernandes Coutinho que saiu de Portugal para colonizar seu novo território, no novo mundo. Vitória, ao longo dos séculos sofreu ataques de piratas ingleses, espanhóis e franceses...Mas os bravos índios e oos povos "do fim do mundo" conseguiram reverter parcela destes ataques usando apenas dos meios naturais que possuíam na época, pois não havia exército e nem armas!!! A nossa baía de Vitória contribui para o sucesso!
      Grata pelo carinho da presença!!
      Maravilhosa semana!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))