Subindo o Pico da Bandeira - A maior montanha capixaba

by - julho 12, 2023


Aqui está uma aventura que sempre quiz fazer, mas ainda não tive a oportunidade: Subir o Pico da Bandeira, uma montanha capixaba que fica no Parque do Caparaó a 2.892 metros de altitude. Sim, ele é situado a uma altura extrema, beirando os 3.000 metros.

Diante dele apresenta-se um vale infinito de nuvens e demais montanhas que ficam bem abaixo do Pico. No ponto máximo, na parte mais íngreme, há uma cruz onde podemos agradecer por tudo e pela força que nos levou até o alto da montanha.

Mas caminhar até o alto exige um "espírito aventureiro" e dependendo da época, o frio lá no alto pode chegar a 14 graus negativos. Por isso que tem que haver um planejamento para que tudo saia perfeito, sem nenhum incidente. Mas te digo que para observar uma imagem como essa compensa:

Caminhada entre pedras até chegar ao pico, a montanha no alto, quase tocando o céu

O PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

O Parque Nacional do Caparaó é um destino muito procurado por montanhistas e amantes da natureza. Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Espírito Santo e Minas Gerais, ele oferece espaço para a prática de montanhismo, além de ser um excelente destino para aqueles que gostam do contato com a natureza e de desfrutar algumas das maravilhas que ela nos proporciona. 

A seguir apresentarei um pouco mais sobre este parque localizado na região sudeste brasileira e como desfrutar da melhor forma deste local.

COMO CHEGAR AO PARQUE DO CAPARAÓ

Conforme dito acima, o Parque do Caparaó está localizado tanto no estado de Minas Gerais quanto no estado do Espírito Santo, sendo que cada um deles possui uma portaria própria.

Portaria Pedra Menina
Portaria Pedra Menina do lado do Espírito Santo -Fonte-Setur es


Para se chegar à portaria capixaba, o distrito de Pedra Menina, deve-se seguir ao município de Dores do Rio Preto. Saindo de Vitória, são 243 quilômetros, iniciando-se na BR-101, passando-se pelas cidades de Cachoeiro do Itapemerim e Guaçuí, respectivamente.

Já de Belo Horizonte serão percorridos 360 quilômetros a partir da BR-262 sentido Vitória, passando-se por Reduto e Espera Feliz, ambos municípios mineiros.


                            Portaria Alto Caparaó
Portaria de Alto Caparaó, do lado de Minas Gerais -Fonte Mapio 

A portaria mineira, chamada de Alto Caparaó, localiza-se a 262 quilômetros da capital capixaba, devendo-se seguir pela BR-262, passando-se pelas cidades mineiras de Manhumirim e Alto Jequitibá.

Para quem sai de Belo Horizonte, serão percorridos 330 quilômetros pela BR-262, sentido Vitória, passando-se pelas mesmas cidades da rota anterior. Para saída do Rio de Janeiro, de onde saem centenas de turistas anualmente em direção ao parque, são percorridos 430 quilômetros pela BR-116 sentido a Salvador.

O QUE FAZER NO PICO DA BANDEIRA?


O Parque do Caparaó é bem visitado por possuir inúmeras atrações naturais e históricas, que serão detalhadas nos itens a seguir.

Cachoeiras

Estão presentes neste parque inúmeras cachoeiras, muitas das quais localizadas nas trilhas que levam até o Pico da Bandeira. Dentre as mais famosas está o Vale Encantado, que é formado por cachoeiras, piscinas naturais e corredeiras e se localiza a apenas 7 quilômetros da Portaria de Alto Caparaó.

Cachoeira do Vale Encantado com piscina natural  na trilha do Pico da Bandeira- Fonte Xtreme

Outra cachoeira que chama a atenção é a Cachoeira Bonita, localizada próximo ao acesso ao Pico da Bandeira. Possui 80 metros de queda e é acessível por meio de uma trilha equipada com escada com corrimões que garantem a segurança do turista.

A Cachoeira Bonita possui 80 metros de queda


Gruta do Jacu

Local que possui trilhas e poços naturais, é localizada próximo à região de camping do Vale Verde, que, por sua vez, está a cerca de 800 metros da portaria mineira de acesso ao parque.
  
Acampamento na Gruta do Jacu- Fonte Tá Por Onde

Sítio Histórico

Local que possui trilhas e poços naturais, é localizada próximo à região de camping do Vale Verde, que, por sua vez, está a cerca de 800 metros da portaria mineira de acesso ao parque.

Sítio Histórico onde é narrado a história do local -Fonte YouTube


Neste local é possível se conhecer diversas construções que compunham uma fazenda de café da região, onde se encontram a casa da fazenda, paiol, moinho de pedra e a moenda de cana

Campings


Camping - Fonte Diário do transporte

Há quatro campings espalhados pelo parque, sendo dois em cada sede (mineira e capixaba). No lado mineiro estão disponíveis os acampamentos Tronqueira e Terreirão, enquanto no capixaba estão os campings intitulados Macieira e Casa Queimada.

Além disso, há churrasqueiras disponíveis em outros pontos do parque, como no Vale Verde e na Macieira.


Picos
A beleza do  nascer do sol no alto do Pico da Bandeira- Fonte Casal  nômade


Um dos principais atrativos do parque é, sem sombra de dúvida, a presença de picos e, dentre eles, o Pico da Bandeira, principal da região, o que se dá pela sua maior altitude e imponência. O Pico é acessível por qualquer um dos estados em que o Parque está presente, sendo mais comum pela estrada da Tronqueira, em Minas Gerais, onde a trilha é mais fácil.

O pico, que possui 2.892 metros de altitude, permite a vista de algumas cidades no seu entorno, quando o tempo está bom, assim como dos outros picos da região, o Pico do Cristal, Pedra da Menina e Pico do Calçados, menores que o principal.

Uma das principais atrações do Pico da Bandeira é o seu belo nascer do sol e, para isto, deve-se acampar no seu caminho. Para isto, é necessário adentrar no parque até as 18 horas e todos os acampamentos presentes no entorno exigem reserva prévia a ser realizada com a administração. Você precisa fazer a reserva clicando AQUI e pelo que vi a lotação já está esgotada para essa temporada.

Também há a opção de subir o pico durante o dia, quando será realizado o caminho de ida e volta, começando-se muito cedo. Com certeza vale muito a pena apreciar com calma essa linda natureza.

Uma das cachoeiras que devemos apreciar com serenidade - Fonte Trilhando Montanhas



Conforme já indicado acima, é possível o acesso ao local até as 18 horas, sendo que o acampamento deve ser previamente informado e, em caso de utilização das áreas estruturadas dentro do parque com mesas, quiosques, torneiras e afins, deve ocorrer a devida reserva pelos turistas.

Caso seja a primeira vez que você visita o parque e, principalmente, caso você seja um principiante na realização de trilhas e escaladas, indica-se que esteja acompanhado de alguém que conheça o local, como um guia ou mesmo uma pessoa experiente neste tipo de aventura.

Além disso, deve-se sempre ter cuidados como o porte de protetor solar e de repelentes, que evitam doenças transmissíveis por mosquitos e insolações, respectivamente, bem como água potável, chapéu e roupas confortáveis, principalmente tênis indicados à realização de caminhadas.

E seguindo essas dicas simples você terá a oportunidade de tomar banho de cachoeira e sentir a energia diretamente do alto do Pico da Bandeira, como retratada na edição especial da semana, em um vídeo da Norah Jones, que com suavidade nos convida para "ir embora subir a montanha". Até lá!


Imagens Google Imagens e descrição na foto




ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

5 coment�rios

  1. Bom dia de paz, querida amiga Adriana!
    Muito bom quando se pode passar por lugares assim junto à natureza.
    A saúde estando em dia, vale a pena!
    Bons passeios pelo Estado lindo com possibilidades mil.
    Aproveite tudo.
    Em breve, vou a um bem bonito que ainda não conheço...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, é um dos meus sonhos ainda subir o Pico da Bandeira, mas ainda preciso de uma preparação maior e companhia para a subida. Por enquanto eu não estou podendo, mas li vários artigos de quem fez a subida e ficou acampado no Terreirão na metade do caminho até o cume. É uma grande aventura, desde que esteja bem acompanhada e bem acessorada por pessoas que já fizeram o percurso ou também com a ajuda de guias. A visão lá de cima é espetacular não é verdade? Escolhi as melhores imagens e inseri no vídeo que editei especialmente nesta semana!
      Beijos querida e já antecipo desejos de um ótimo final de semana, aqui está muito quente, hoje chegou aos 32 graus e parece que o inverno se foi de vez...rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  2. Natureza no seu mais belo esplendor. Cacheira linda. Publicação que me deslumbrou ver.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que esteja conhecendo as belezas naturais e geográficas do meu Estado Ricardo! Este é o Pico da Bandeira, a terceira maior montanha do Brasil!!
      Eu ainda não subi a montanha como desejaria, mas estudei bastante o seu trajeto e as maneiras de chegar lá no alto!!
      Grata pela presença!! :))))
      Desejo um lindo início de semana!!

      Excluir
  3. Fotos magnificas que muito me fascinou ver.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))