Que seca é essa que castiga as terras capixabas?

by - setembro 25, 2024

 
Árvore e gramado completamente secos na Enseada do Suá

Pedalando pela cidade de Vitória já encontro vários pontos com a grama completamente seca , árvores e ramificações sedentas por água. E imagino: se Vitória está sofrendo assim com a estiagem, imagine as cidades do interior Espírito Santo, potencialmente agrícolas, que necessitam da água abundante.

Há de ser ressaltado que o Espírito Santo registrou aumento na severidade da seca entre os meses de junho e julho deste ano. E nós já estamos no final de setembro e ainda sem nenhuma previsão de chuva para os próximos dias. A informação é do Monitor de Secas. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 50 cidades do Estado tiveram essa mudança na intensidade de fraca para moderada.

Em junho o Estado estava com a marca de seca fraca. No entanto, a partir de julho, parte do território capixaba agravou a intensidade para seca moderada. No Sudeste, o mesmo fenômeno, de piora na seca, aconteceu em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme o Monitor de Secas, esse agravamento se deu devido às chuvas abaixo da média. Os impactos são de curto e longo prazo no centro-norte do Estado e de curto prazo no restante do Espírito Santo.

Em termos de área, 100% do território capixaba se manteve com seca, entre junho e julho — período em que foi feita a última atualização pelo Monitor de Secas.

Severidade

A empresa de meteorologia Climatempo divulgou que, no Espírito Santo, essa é a condição mais severa em território capixaba desde outubro de 2022, quando houve seca moderada em 81% do Estado.


Árvore na Prainha do Aquaviário de Vitória sobrevive em meio à areia

Cidades afetadas


O meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, enviou um documento do órgão com o detalhamento de quais pontos do Espírito Santo estão com seca fraca e moderada. De acordo com ele, aqui no Estado, 50 municípios tiveram o agravamento nos níveis.

Segundo os dados de julho, os municípios com seca fraca são: Afonso Cláudio, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Marechal Floriano, Marataízes, Muniz Freire, Piúma, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Já os que estão na lista de seca moderada são os seguintes: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.


Eu procurando uma forma de salvar o arbusto ressequido 

Afinal, o que isso 

significa?


De acordo com Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia da Tempo OK, essa evolução do nível da seca no Espírito Santo significa que choveu pouquíssimo, e essa pouca chuva não foi suficiente para deixar o solo úmido.

"O impacto desse cenário é que, quando voltar a chover, o solo vai demorar um pouco mais para absorver a chuva. Isso porque, quando o solo está muito seco, a chuva que acontece escoa antes de infiltrar no solo", detalhou Sassaki.

Também há impactos no solo, que fica fragilizado pela falta de umidade, além da redução dos níveis dos rios e reservatórios.


Consciência 

ambiental 




Apenas em uma volta de bike pela cidade eu me deparo com várias situações alarmantes de desperdício de água: as pessoas nos condomínios da Mata da Praia lavando a calçada com mangueira, os chuveiros na Praia de Camburi pingando água, infiltrações nos asfaltos e calçamentos que claramente mostram vazamento de água. Isso não pode acontecer de forma nenhuma.

É preciso consciência que vivemos em um ambiente que não sobrevive sem água e se continuar assim vai faltar em breve. A estiagem é severa e a consciência ambiental também precisa ser.

Vídeos da chuva 



Eis uma playlist do meu canal no YouTube com vários vídeos da chuva e da natureza para trazer um pouco de conforto visual e mental para os nossos dias. Água é um bem precioso, vamos cuidar, preservar para não faltar.


Referências:
Imagens do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

8 coment�rios

  1. Boa tardinha de primavera com cara de verão, querida amiga Adriana!
    Um calor estupendo que dá sonolência sobretudo aos almoço.
    Agora, refrescou dentro de casa e apetece ler e estar em atividades...
    Você apontou Guarapari estando com seca fraca, imagino o de forte seca...
    Nunca vi os jornais darem alertas sobre possueis deafis climáticos vários como agora.
    No ano 2000 se falava em 2050 como muito longe... agora, estamos próximos...
    Tenhamos uma primavera mais amena!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Rosélia!
      Sim, é primavera mas parece que estamos sendo torrados pelo sol inclemente do verão!
      Que calor é esse moça? Nossa, que primavera seca, com muito vento e sem previsão de chuva, o que é o mais alarmante.
      Com certeza a essa altura Guarapari e todas as demais cidades já se encontram em um estágio de forte seca. Tudo isso é muito preocupante.
      Vamos rezar e economizar água ao máximo e torcer para que a chuva chegue em breve trazendo o frescor que tanto necessitamos. As plantinhas agradecem em uníssono!
      Obrigada pelo carinho da presença minha amiga querida, você é sempre muito gentil!!
      Beijos com todo o carinho do mundo!! :))))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))