Prainha de Vila Velha: Vou de Bike!

by - setembro 18, 2024



Mais uma peripécia de bike concluída com sucesso: Conheci a Prainha de Vila Velha e adorei. Sempre digo a você: a Bike nos leva para os lugares mais incríveis. Venha saber como foi essa aventura!

Primeiramente, saindo de Vitória para Vila Velha precisamos atravessar a Terceira Ponte e nós ciclistas temos o privilégio de fazê-lo pela Ciclovia da Vida.  É emoção atrás de emoção!


A parte mais  complexa é depois que deixamos a ciclovia na Avenida Champagnat  em Vila Velha. A partir daí  precisamos entrar na Avenida junto com os carros para chegar ao Convento da Penha. Já fui duas vezes, mas confesso que andar na rua do lado direito com os carros me amedronta. Mas depois a gente acaba  acostumando.

Mas quando chegamos na Praianha o visual compensa.  É lindo!

A minha primeira visão da Prainha de Vila Velha

A prainha é um bairro do município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, no Brasil. Tem importância histórica, pois foi o local onde o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, aportou, no dia 23 de maio de 1535, sua nau Glória, com uma tripulação de 60 portugueses, dando início à colonização portuguesa do Espírito Santo.  Isso é absolutamente fantástico não é amigos?  Olha a pintura  da chegada de Vasco Fernandes Coutinho. Um momento histórico.

Chegada de Vasco Fernandes Coutinho na Prainha de Vila Velha

A Prainha atualmente é um complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Ali se encontram o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município.

O novo parque da Prainha foi recentemente  inaugurado  e está primoroso


Eu até tive o privilégio em visitar visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do Estado e a quarta igreja mais antiga do país, construída em 1551. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal. Já o Museu Etnográfico, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente. Porém no sábado estava fechada para visitação  pela manhã por volta das 8h30m. 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário em todo o seu esplendor antigo


A Prainha , em 1970, foi aterrada

No ano de 1970 houve um projeto em execução para aumentar o espaço para dentro da Baía de Vitória.  Depois de terminado houve a instalação do Parque da Prainha e a expansão do EAMES (Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo) e também do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. 

O topônimo "prainha" veio do tamanho da enseada, que, comparada ao das outras praias do litoral de Vila Velha, é de pequena extensão.

Aos pés da Prainha de Vila Velha

O retorno é feito pegando a avenida até a ciclovia na Avenida Champagnat  e em seguida é só subir a Ciclovia da Vida. No Instagram da Natureza Capixaba tem um vídeo do Monumento da Prainha. Até mais amigos queridos!!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Boa tarde de Paz, querida amiga Adriana!
    Estive aí no museu Homero Massena e na Igreja do Rosário, mas a praça está sendo ainda em obra e ainda não vi a lindeza que ficou como você mostrou aqui.
    Eu teria medo de andar nas pistas que disse na mesma mão com o trânsito louco que vivemos
    Tenha dias abençoados de bons passeios!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia!!
      Eu fiquei tão empolgada em concluir a missão que achei a paisagem deslumbrante na Prainha. A gente consegue ver a terceira Ponte e o lado dos prédios de Vitória, através do mar à nossa frente. Os barquinhos dos pescadores também eram um charme à parte. Eu nunca tinha ido até então e achei magnifico.
      Creio que os museus só fiquem aberto no horário comercial durante a semana e por isso não consegui vê-los. A Igreja do Rosário também estava fechada.
      E fora o perigo de andar na avenida junto com os carros à direita, foi uma experiência inesquecível. Nas próxima irei para subir o Convento da Penha.
      Beijos minha amiga e obrigada pelo carinho lindo da doce presença!!
      Maravilhoso restante de semana!! :)))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))