De Bike na calçada compartilhada da Avenida Beira-Mar
Oi gente! Depois de bastante tempo sem atualizar a Natureza Capixaba eis que chego com um passeio inusitado: Finalmente utilizei a calçada compartilhada da Avenida Beira-Mar tendo como mirante o Porto de Vitória e o Penedo. Venha saber como foi o trajeto.
Há de se deixar destacado que pista de carros somente é aberta aos domingos para os ciclistas e eu tinha uma grande expectativa de utilizar a calçada, já que ela é compartilhada com os pedestres.
Antes de tudo a Av. Beira-Mar denomina-se na verdade Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Segundo um projeto da prefeitura de Vitória, em breve, ela será totalmente revitalizada, e ganhará ciclovia, passarela e até mirante.
Creio que seja necessário para aproveitar ainda mais a beleza do local, pois é realmente tenso e desconfortável se equilibrar na calçada de bike bem do lado da mureta que abriga o mar.
O Projeto Vitória de Frente para o Mar requalificara 4,2 quilômetros no trecho que vai desde o porto de Vitória, no Centro da cidade, até as proximidades do Hortomercado, na Enseada do Suá.
Esse é um trecho que conheço bastante, pela rodovia. Mas pela calçada o trajeto fica bem mais difícil porque além de dividirmos o espaço com os pedestres, há pontos de ônibus, buracos e vários empecilhos que impedem uma pedalada tranquila.
Creio que será uma grande intervenção: do Porto ao Horto. É uma região muito utilizada. Esta intervenção urbanística vai permitir que as pessoas acessem essa área com mais qualidade e segurança.
Enfim, Vitória vai dar dignidade para os moradores que transitam por essa região, seja de carro, bicicleta, a pé ou com embarcações.
Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini a Beira Mar deixa de ser um ponto de passagem de veículos e passa a ser um ativo turístico para a cidade.
Seguindo essa diretriz, o anteprojeto prevê a implantação de equipamentos urbanos de lazer como playground para crianças e academia popular, deques que se estendem sobre margem d'água e ampliam o espaço da calçada, além da distribuição de mobiliário, como bancos, mesas e espreguiçadeiras, criando espaços de lazer e contemplação da paisagem ao longo percurso.
O anteprojeto contempla ainda a melhoria das calçadas, a reforma e conexão entre os trechos existentes de ciclovias, construção de uma nova edificação para o SOE (Serviço de Orientação ao Esporte), novas baias para ônibus e implantação de um novo mirante à beira mar.
Está previsto também a ampliação da calçada em determinados trechos com avanço em mar, que ampliará a passagem de pedestres e proporcionará a implantação de um novo espaço de contemplação na baía de Vitória.
Eu espero ansiosamente por essa intervenção para fazer esse passeio com mais segurança. Enquanto isso, vou tentando seguir pela calçada, onde a adrenalina se eleva a cada obstáculo encontrado no caminho. Vamos comigo? Até mais!
12 coment�rios
Bom dia de Paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirVocê é muito corajosa. Eu não me arriscaria a andar pelo centro ainda que na calçada própria de bike.
Por questão de segurança mesmo...
Tenha bons passeios por aí!
Beijinhos fraternos
Rosélia querida, eu creio que fiquei tantos dias presa em casa, sofrendo muita tensão que quando saí, eu tinha coragem pra enfrentar tudo, até o meu medo de cair na água.
ExcluirO problema é partilhar a calçada que fica perto do mar, pois ela é pequena e não suporta grande movimento de pessoas, quando mais de ciclistas... Ahh e na parte dos pontos de ônibus fica bem estreita a passagem. Mas fora todas essas circunstâncias foi um dia de liberdade e aventura depois de muito tempo!
Beijos querida e obrigada pelo carinho da presença, fazia tempo que eu não publicava nada por aqui.
Tenha um maravilhoso final de semana!! :))))
Olá, querida amiga Adriana!
ExcluirHoje, venho lhe convidar a festejar conosco:
https://entrenosduasflores.blogspot.com/2025/02/rosanne-pomerleau-entre-nos-3-anos-do.html
Sua presença é bem-vinda ENTRE NÓS.
Beijinhos festivos
Grata pelo convite querida Rosélia, fevereiro foi um mês difícil também para mim, assim como foi janeiro, mas espero que em breve voltarei aos blogs, se tudo der certo. Eu passei no seu cantinho para parabenizar!!
ExcluirLindo início de semana querida!! :)))
Que bom te ver saindo, fazendo o que gostas, pedalando nesse lindo lugar! Por mais e mais dias assim!
ResponderExcluirbeijos, chica
Chica, querida, é como bom que esteja aqui comigo!!
ExcluirFiquei muito tempo sem poder fazer a minha atividade favorita que é andar de bike pelos lugares mais inusitados..rsrs É como um passaporte para a liberdade!
Se eu ficasse mais tempo nesta limitação creio que enlouqueceria!!
Beijos minha amiga linda e um lindo final de semana! :))))))
É bom ter hábitos saudáveis.
ResponderExcluirDe vez em quando também dou as minhas pedaladas, o que muito me apraz.
Bom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Juvenal, pegar a bicicleta e sair a passear é um dos meus melhores momentos onde consigo relaxar e esquecer em parte dos problemas. Inclusive cura a minha ansiedade!!
ExcluirGrata pelo carinho da presença amigo!! :))))))
What an exciting update! It's great to hear about the improvements coming to Avenida Beira-Mar and how they will enhance the experience for cyclists and pedestrians alike. I love your enthusiasm for this project and the beautiful views you must encounter along the route. Can’t wait to see how it all unfolds! I’d love for you to check out my new post!
ResponderExcluirMelody, estou muito entusiasmada com esse projeto de revitalização da orla, entretanto as obras ainda nem começarem o que vai levar um tempo considerável para ficar pronta. Mas enquanto isso eu divido a calçada com os pedestres, tendo muito cuidado pois o trajeto é cheio de buracos edescios perigosos na calçada. Mas o importante é apreciar a bela vista. Muito obrigada por mais esse lindocomentário querida!!
ExcluirBeijos e um ótimo início de semana!! :))))
É uma conta um tanto desafiadora, carro, ônibus, pedestre e bike, tudo no mesmo espaço,
ResponderExcluirmas que bom que vai haver melhorias para o cidadão.
Brasília cresceu muito nos ultimos anos eles estão tentando alavancar o turismo
na cidade ; tem opção para todo o lado; o parque da cidade e os olhos dágua na asa norte vale a pena pedalar.
Boa entrada de semana.
Verdade querida, é tudo muito complexo, mas os pedestres e os civlista, nesta ordem, ainda são os mais vulneráveis.
ExcluirAhh eu lembro do parque de Brasília, eu era criança mas me vem a memória o quanto era grande, repleto de árvores e na época da seca um tapete amarelo se estendia. Saudades de Brasília. Eu ia para a Escola a pé. Morava na 416 Sul e ia caminhando para o Setor Leste,que nem me lembro mais a distância...rsrs
Beijos e um início de semana maravilhoso!! :)))))
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))