Volta de bike nas Ilhas do Boi e do Frade
Um passeio de bike pelas duas maiores Ilhas de Vitória te renderão ótimos momentos, seja para apreciar as suas belezas naturais ou proporcionar um ambiente tranquilo para relaxar a mente.
Eu começo a trilha pedalando até o Hortomercado de Vitória e de lá atravesso a Praça do Papa até chegar na entrada da pedra da Ilha do Boi. O mapa abaixo do Strava dá uma ideia do percurso que eu fiz onde as duas ilhas estão assinaladas. O trajeto da Ilha do Boi é de 6 km ida e volta, ao passo que a do Frade é de apenas 3 km, por ser menor e com apenas uma pista pavimentada com pedras no percurso da ilha.
Ilha do Boi: um dos bairros mais incríveis de Vitória
Ao lado da Terceira Ponte e contornando o Shopping Vitória, há uma formação rochosa suntuosa que proporciona uma bela vista da capital, enquanto guarda a entrada para a famosa Ilha do Boi. Essa falésia, aliás, que parece ter sido graciosamente esculpida pela natureza, recebe o nome de Pedra do Boi. Por ter acesso facilitado e base com gramado, o local é ponto de encontro entre aventureiros urbanos que escalam a pedra.
![]() |
Pedra do Boi que dá acesso à Ilha do Boi |
Entre a Praia do Canto e a Enseada do Suá — próxima à Curva de Jurema — a Ilha do Boi ainda mantém a sua reserva natural, com águas claras e calmas, ruas arborizadas e vistas de tirar o fôlego — da capital Vitória e da vizinha Vila Velha.
A Ilha do Boi é um dos bairros mais bonitos da cidade e também um dos mais frequentados por suas praias, belezas naturais e esportes. Inclusive, o tour por Vitória faz uma parada estratégica na região para fotografar e observar as tartarugas, tendo a Terceira Ponte como pano de fundo. O percurso de ida e volta soma cerca de 6 quilômetros e a vista é de tirar o fôlego.
![]() |
Mirante da Ilha do Boi com vista para o oceano |
Próximo a um condomínio com prédios, há um mirante com vista para a Terceira Ponte, o Morro do Moreno e o Convento da Penha. Aproveite para relaxar enquanto sente a brisa do mar e observe as tartarugas marinhas em seu habitat natural. Sempre tem pescadores ao longo do mirante de pedra que passam o dia diante da linda paisagem do mar.
Por ser uma região nobre, a Ilha do Boi também é o lar do Clube Ítalo Brasileiro e do famoso Hotel Senac Ilha do Boi. Nas semana passada eu consegui vencer a ladeira do Hotel Senac. Leia aqui o artigo.
A vista da cidade diretamente do Hotel Senac é espetacular, tanto do restaurante como do mirante perto dali, já que a hospedagem fica no alto do morro — em uma localização privilegiada.
As principais praias da Ilha do Boi
Um dos lados da Ilha do Boi abriga duas praias: Praia Grande (190 metros) e Praia da Direita (150 metros). Ambas têm águas calmas e sem ondas, além de um visual convidativo para passar o dia.
A Praia Grande é a mais badalada. Dá para fazer o percurso inteiro nela de bike porque possui calçamento integral. Por isso, conta com uma boa infraestrutura como estacionamento por perto. Já a Praia da Direita é mais tranquila e intimista, perfeita para quem não gosta de ficar disputando espaço na areia e prefere um lugar com menos pessoas em volta.
Ilha do Frade: a natureza em plena harmonia
A natureza está por toda parte na Ilha do Frade. São cerca de 1,5 quilômetros até o fim da ilha, que podem ser explorados a pé, de bicicleta ou de carro por meio da ponte que liga o bairro à Praia do Canto. Hoje subi e desci a ponte com bastante vento, mas é uma excelente forma de obtenção de adrenalina....rsrs
De um lado fica a Praça dos Namorados e, do outro fica a Praça dos Desejos. Antes de seguir pela ponte, você pode ver a famosa Curva da Jurema à direita e o Iate Clube do Espírito Santo à esquerda.
A Ilha do Frade é o único bairro de Vitória que ainda se mantém cercado pelas águas por todos os lados, mesmo após os constantes aterros na cidade. Antes, a capital contava com seis bairros similares. A Ilha do Boi, inclusive, era um deles, mas hoje o “ilha” segue apenas no nome. A outra parte do nome — Frade — deve-se ao mosteiro dos Frades Beneditinos que foi construído na região. Há alguns anos, até mesmo as ruínas deixaram de existir.
Com mansões imponentes, casas luxuosas e vistas espetaculares, a Ilha do Frade já foi uma área de pescadores, mas hoje responde pelo metro quadrado mais caro do Espírito Santo. Ao longo do caminho, é possível notar os ares de riqueza ao redor — lanchas e iates de luxo, jardins bem cuidados e praças arborizadas — em uma região exclusivamente residencial.
Por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), o bairro é um refúgio urbano cercado por nove praias, dois lagos com ampla área verde para piquenique, pássaros dos mais diversos tipos e uma fauna marinha extremamente rica.
Uma pequena área convidativa para banho, nado ou para a prática de Stand Up Paddle (SUP) e caiaque é a Praia da Ilha do Frade, logo na entrada, ao lado de onde ficam ancorados os barcos de pescadores. As águas são calmas e quase sem ondas. Além de sol, sombra e água fresca, a Ilha do Frade também abriga mirantes com vista para a Ilha do Boi e outras ilhas ao redor, para o mar com a cidade no fundo, além da Curva de Jurema e a Praia de Camburi.
Visão dos barquinhos dos pescadores na Ilha do Frade
No vídeo no Instagram estou no Mirante da Ilha do Boi em um dia lindo de sol em Vitória. Vale a pena você conhecer! Até a próxima.
6 coment�rios
Boa noite de paz, querida amiga Adriana!
ResponderExcluirVocê mostra Vitória nos pontos mais lindos e eu adoro ver.
Pensei em você atravessando a segunda ponte pelo estado da passarela... Cuidado!
As Ilhas daí são lindas e têm anos que não vou por aí.
Tenha dias de primavera abençoados!
Beijinhos fraternos
Boa noite querida Rosélia, muito obrigada por ter vindo dar uma olhadinha no meu passeio pelas duas ilhas. Ambas estão maravilhosas, mas em dias de sol ficam ainda mais belas!
ExcluirEu vi a reportagem sobre a ferrugem avançada na ponte, fiquei apavorada. Hoje era dia de atravessá-la. Mas fiquei cautelosa, ainda mais com fortes ventos. Decidi dar a volta nas ilhas, mais seguro por enquanto...
Venha visitar as ilhas, é pura natureza em ambas!!
Beijos e um restante de semana lindo amiga!! :)))))
😺 São belas paisagens... E você está em forma de violão, enquanto eu, estou em forma de bola de Basquetebol (redondo e laranja) rsrsrsrs
ResponderExcluirAbraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
hahaha Garfield você é sensacional, jamais perde o bom humor...
ExcluirE é isso que mais aprecio em você!!!! Obrigada!!
Você está mesmo tão fofo quanto uma bola de basquete, super laranjinha, mas repito, continua uma fofurinhas!!!
Beijinhos e uma semana linda!!
Minha querida amiga Adriana,
ResponderExcluirSempre gosto muito das postagens que você nos apresenta.
Feliz Primavera... Pedalando!
Beijos!!!
Jornalista Douglas, que alegria encontrá-lo aqui no meu blog Natureza Capixaba, creio que este você ainda nem conhecia!!
ExcluirMuito obrigada pelas palavras gentis, fico super feliz!!
Há dois anos comecei a pedalar e minha saúde mudou para melhor, por isso falar sobre dicas de pedal, conjuntamente com a natureza ,viraram a especialidade deste cantinho capixaba.
Beijos e um ótimo final de semana!! :))))
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))