Cais das Artes: entre polêmicas e entraves finalmente o museu foi inaugurado
O Cais das Artes é um teatro e museu que estava em construção desde 2008, localizado em frente à baía da cidade de Vitória no bairro Enseada do Suá. Eu estive de bike para conferir a estrutura do cais, assim como participei da exposição fotográfica inaugural do museu com as imagens da Amazônia do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. Venha conferir um pouquinho de tudo isso! 😀
O Cais das Artes consta com uma área de 30 000 metros quadrados, possuindo, apenas o seu museu, uma área aproximada de 3 000 metros quadrados. Trata-se de uma obra arquitetônica brutalista, com concreto, muito robusta.
Foi categorizada pelo próprio autor do projeto como um monumental confronto entre natureza e a construção. O projeto é maravilhoso, mas a sucessão de erros e entraves durante a construção fez o local perder um pouco da sua magia. Mas agora, a Secretaria da Cultura está com um projeto belíssimo para que todas possam usufruir deste imenso centro cultural.
História da construção : a sucessão de entraves
O projeto dessa monumental construção foi criado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto nasceu na cidade de Vitória, mas foi criado na capital paulista. O profissional destaca-se no cenário internacional por seus projetos contemporâneos e foi agraciado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker.
O plano para a elaboração do maior centro cultural da capital capixaba surgiu no governo do político Paulo Hartung, em 2008. A construção foi iniciada em 2010 e ficou parada até 2015. Em 2018 foi anunciado que a conclusão da obra estaria prevista para o final de 2020.
O projeto dessa monumental construção foi criado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto nasceu na cidade de Vitória, mas foi criado na capital paulista. O profissional destaca-se no cenário internacional por seus projetos contemporâneos e foi agraciado no ano de 2006 com o Prêmio Pritzker.
O plano para a elaboração do maior centro cultural da capital capixaba surgiu no governo do político Paulo Hartung, em 2008. A construção foi iniciada em 2010 e ficou parada até 2015. Em 2018 foi anunciado que a conclusão da obra estaria prevista para o final de 2020.
Entretanto, no ano de 2019, foi informado que a construção seria finalizada apenas no ano de 2022. Em 2020, a conclusão da obra foi novamente adiada, de modo que o presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, informou que a previsão é de que o Cais das Artes seria concluído até 2023.
Em 2023, o Governo do Estado anunciou que o novo prazo para a conclusão da obra seria o segundo semestre de 2025. Em 2024, o DER-ES anunciou um novo adiamento da conclusão do Cais das Artes, cuja entrega estaria prevista para janeiro de 2026.
Cabe dizer que a previsão inicial da conclusão do teatro-museu era para o ano de 2012. A obra, que deveria ter ficado pronta em 18 meses, se arrastou por mais de 14 anos. Isso realmente é um fato que maculou uma obra com um propósito tão belo para a cultura do Espírito Santo.
Situação atual e críticas ao Cais das Artes
A demora para a entrega do Cais das Artes foi causada pelos inúmeros problemas que surgiram durante a sua construção, incluindo a falência da empresa responsável pela execução das obras. Além disso, o Ministério Público chegou a embargar a obra em razão de suspeitas de superfaturamento.
A demora para a entrega do Cais das Artes foi causada pelos inúmeros problemas que surgiram durante a sua construção, incluindo a falência da empresa responsável pela execução das obras. Além disso, o Ministério Público chegou a embargar a obra em razão de suspeitas de superfaturamento.
A empresa responsável por controlar e gerenciar as obras do Cais das Artes é a mesma que efetuou a construção da Ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro, que acabou desabando em abril de 2016, quatro meses após sua inauguração.
É importante também ressaltar que empresários e moradores da Enseada do Suá manifestaram o interesse da comunidade pela demolição da estrutura do Cais das Artes por milhões terem sido desperdiçado na obra.
Outro fator que contribui para a impopularidade da estrutura foi sua arquitetura brutalista que destoa bastante das demais construções da Ilha e Vitória. O Cais das Artes é composto por dois edifícios de concreto e aço armado, cuja aparência é muito semelhante a de um prédio inacabado.
| A arquitetura é robusta mas tem sua beleza quando observado de frente para o mar |
Apesar de parte da sociedade civil, formada por artistas em sua maioria, defender a continuidade e conclusão das obras daquilo que viria a ser o maior e mais moderno centro cultural do Espírito Santo, uma significativa parcela da população mostrou-se contrária à continuidade de sua construção em razoável da estrutura de concreto bloquear a visão para a paisagem marcante da baía de Vitória. O valorizado cenário do Convento da Penha e da Terceira Ponte foi escondido na perspectiva de quem se encontra em terra.
Finalmente a inauguração do Cais
Mas passados todos os entraves, finalmente Vitória conta com uma nova galeria de exposições de arte que promete movimentar a cena artística da capital capixaba. O Museu do Cais das Artes, abriu em abril após longos anos de obras e entraves.
A exposição inaugural ficou por conta da Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado que retrata povos indígenas em seus contextos culturais. A entrada é gratuita e o espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. Eu fui conferir a exposição e confesso que me apaixonei pela arte fotográfica do Sebastião que tem uma sensibilidade ímpar em retratar a imensidão da Floresta Amazônica e todo o seu povo indígena.
A exposição inaugural ficou por conta da Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado que retrata povos indígenas em seus contextos culturais. A entrada é gratuita e o espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. Eu fui conferir a exposição e confesso que me apaixonei pela arte fotográfica do Sebastião que tem uma sensibilidade ímpar em retratar a imensidão da Floresta Amazônica e todo o seu povo indígena.
| A surpreendente obra de Sebastião Salgado em exposição no Cais das Artes |
A inauguração do Museu faz parte da temporada de abertura do Cais das Artes, que iniciou em janeiro de 2026, com shows nacionais e locais. E já foram shows excelentes todos com base na nossa cultura local.
O Cais das Artes é composto por três espaços principais: o museu, a Praça do Cais e um teatro. Os dois primeiros já estão abertos e com programação cultural a todo vapor com show do cantor Silva, por exemplo.
Resta apenas a abertura do teatro, que tem uma capacidade para cerca de 1.300 espectadores. Enfim, uma estrutura gigantesca que vai trazer arte e beleza à capital Vitória, aprimorando sua cultura em todos os aspectos. Fique um pouquinho com a beleza do lugar e até a próxima amigos!!


0 coment�rios
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))