Lua de Neve no Céu Capixaba

by - fevereiro 19, 2019




Amigos queridos, depois de uma Super Lua de Sangue, vem aí a maior Superlua de Neve de 2019. Hoje, 19 de fevereiro será perfeito para contemplar mais um eclipse do satélite natural da Terra, desta vez a Superlua de Neve. Não perca este espetáculo!


Este é o nome dado no hemisfério norte à primeira Lua cheia de fevereiro, época das tempestades de neve naquela região. Aqui Em Vitória, nós não temos neve, mas temos lua sim senhor!!
O evento não é tão raro como o fenômeno astronômico do mês passado, que publiquei no Blog Vivendo Bem Feliz, um eclipse lunar total que coincidiu com a Lua estar no ponto mais próximo da Terra. Mas será imperdível, pois será a maior Super Lua do ano — e a estimativa é que só em 2026 o satélite apareça tão grande como terça-feira.
Prepare-se para a maior Superlua de 2019
O fenômeno será visível nesta terça-feira (19 de fevereiro) e a Lua estará na sua plenitude enquanto estiver a uma distância de cerca de 340 mil quilômetros da Terra — 27,4 mil quilômetros mais próxima que a distância média, de acordo com o USA Today. A Super Lua ficará especialmente bonita durante o seu “nascimento” pelas 18h17 (hora de Lisboa).
A Super Lua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu lunar, que faz com que a Lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. Aqui em Vitória provavelmente será um espetáculo à parte:
“Quando a Lua cheia aparece no perigeu [o ponto mais próximo da Terra] é ligeiramente mais brilhante e maior do que uma Lua cheia normal — e é aí que obtemos uma SuperLua”, explica a NASA.
Conhecida já há milhares de anos, a Lua de Neve também é chamada de Lua de Tempestade e Lua de Fome. Entre as tribos indígenas norte-americanas, a Super Lua de fevereiro era usada para acompanhar as mudanças das estações.
Uma famosa edição americana, chamada “The Old Farmer’s Almanac”, indica que os povos indígenas do sudeste da América do Norte se referiam ao satélite natural de fevereiro como a “Lua de Osso”.
“A Lua de Osso significava que havia tão pouca comida que as pessoas roíam ossos e comiam sopa de medula óssea“, explica o almanaque.
Além disso, o novo eclipse lunar acontecerá um mês após a Super Lua de Sangue, ocorrida no dia 21 de janeiro e que foi visível no mundo inteiro, dando origem a uma variedade de profecias baseadas em previsões bíblicas.
Espera-se que a próxima Super Lua ocorra no dia 21 de março, mas não será tão grande como a Lua de Neve. E para esta noite eu tenho a trilha sonora certa para apreciar a Lua, mesmo que ela não seja tão visível aqui como no hemisfério norte.

" Nights in White Satin ".. ou seja "Noites de Cetim Branco" é uma música da banda Moody Blues, escrita e composta por Justin Hayward, membro da banda. Foi lançada pela primeira vez como single em 1967 e reeditada em 1972, sendo absoluto sucesso.
Moddy Blues no anos 70
A London Festival Orchestra forneceu o acompanhamento orquestral para a introdução, a versão final do refrão e a seção "lamentação final", todas na versão original do álbum. Os sons "orquestrais" no corpo principal da música foram realmente produzidos pelo dispositivo de teclado Mellotron de Mike Pinder , que viria a definir o "som Moody Blues".

Nesta versão mais extensa da canção "Nights in White Satin"incluí a "Late Lament" que é um poema de palavra falada, onde traduzi para o português nesta edição. O baterista Graeme Edge escreveu os versos, que foram recitados pelo tecladista Mike Pinder.

♥ Vale a pena ouvir a música inteira, até o final, pela beleza orquestrada da canção.Linda semana amigos e excelente lua!

. Imagens do arquivo de Vitória-Google Imagens 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))