Alerta máximo: Chuva forte no Espírito Santo causa alagamentos e deslizamento de pedras
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo aviso nesta quarta-feira (20) alertando para o risco de inundações e deslizamentos de terra. De acordo com o Instituto, o acumulado de chuva esperado para as próximas 24 horas é de até 60mm.
O aviso é válido para todos dos 78 municípios do Espírito Santo. Porém, o risco é ainda maior em 32 cidades capixabas, onde o Inmet emitiu um aviso com alerta máximo. Segundo o instituto, nessas localidades pode chover até 150mm nesta quarta-feira. Veja os Municípios em estado de risco:
Anchieta
Aracruz
Atilio Vivacqua
Cachoeiro De Itapemirim
Cariacica
Conceição Da Barra
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibiraçu
Iconha
Itapemirim
Jaguaré
João Neiva
Linhares
Marataízes
Marechal Floriano
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo Do Sul
Santa Leopoldina
Santa Teresa
Serra
Sooretama
São Mateus
Vargem Alta
Viana
Vila Velha
Vitória
Alfredo Chaves
Deslizamento de Pedra em Vila Velha -ES
Uma pedra de 70 toneladas se desprendeu do alto do morro e atingiu os fundos de uma casa na noite de terça-feira (19) em Vila Velha.
A Gazeta.com.br |
A Defesa Civil vistoriou o local nesta manhã e disse que não existe risco de novos deslizamentos. Apesar disso, os seis moradores da residência foram orientados a deixar o local até que seja feito um escoramento apropriado.
A Gazeta.com.br |
Alagamento e cheias em Ibiraçu-ES
Na localidade de Guatemala, no interior de Ibiraçu, córregos, rios e represas estão cobrindo estradas e vias de circulação. Moradores relataram chuvas próximas de 200 milímetros nos últimos dias.
A Gazeta.com.br |
Novembro de 2019 já está sendo o novembro mais chuvoso em Vitória desde 2013.
Vitória está tendo o novembro mais chuvoso desde o ano de 2013. O total de chuva acumulado desde o início de mês, até 9 horas do dia 18, foi de 273,55 mm, que representam 24% de chuva acima da média para este mês que é de 220 mm, aproximadamente. A medição foi feita pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.
Alguns volumes de chuva muito elevados registrados sobre o Espírito Santo acumulados de 1 a 19 de novembro, (até por volta das 16 horas), pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres NaturaisNa quinta-feira (21), o tempo permanece instável nessas áreas e, principalmente, no sul do Espírito Santo e na Grande Vitória, ainda há risco de chuva forte e volumosa, especialmente entre a manhã e as primeiras horas da tarde. Muitas ruas na Grande Vitória permanecem alagadas.
A Gazeta.com.br |
Nova frente fria
Não há expectativa de longos períodos de seca no Espírito Santo pelo menos até meados de dezembro. Até lá, várias frentes frias vão passar pelo estado e estimular o aumento da chuva.
Na quinta-feira, 21 de novembro, as áreas de instabilidade enfraquecem, mas ainda tem previsão de muita nebulosidade e chuva moderada sobre o Espírito Santo.
Na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, todas as regiões do estado devem ter períodos com sol forte, mas algumas pancadas voltam a ocorrer a partir da tarde.
No domingo, 24 de novembro, o tempo volta a ficar mais instável por causa da passagem de outra frente fria.
Foto de Max Moraes, Vila Velha (ES) |
Imagens Google e A Gazeta.com.br com descrição do autor na legenda da foto
1 coment�rios
Espero que esteja tudo melhor por aí, Adriana!
ResponderExcluirSeu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))