Atlântica, o Parque do final da Praia de Camburi

by - janeiro 16, 2020

Final da Praia de Camburi


Oi gente, agora vocês conhecerão com mais detalhes a Praia de Camburi em Vitória e as surpresas contidas no início, no meio e no finalzinho dela. A Praia de Camburi tem 6 quilômetros de extensão e é repleta de atrações. Desde meados do ano passado, ganhou um novo espaço de convivência. A Vale, por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), construi um Parque com equipamentos de esportes e lazer para toda a família. Venha comigo conhecer cada pedacinho desta praia e do parque...

Essa iniciativa valorizou a região e proporcionou mais qualidade de vida para os moradores e frequentadores da praia.

Por que a Vale construiu esse parque à beira-mar? 

Construção do Atlântica Parque


A criação desse espaço de lazer foi definida como parte das ações mapeadas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA). O TCA é um acordo entre a Vale, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e sociedade civil.

O termo foi assinado com o intuito de recuperar e compensar a região do final da Praia de Camburi, local em que resíduo de minério foi depositado há mais de 30 anos, em função de um procedimento antigo da empresa, que não é mais praticado desde a década de 70. Há muitos anos a empresa já conta com medidas rígidas de controle e contenção para impedir esse tipo de ocorrência.

Além disso, estudos confirmados por órgãos ambientais mostraram que o material depositado está contido nessa região da praia e não afeta outros pontos. Os estudos informam também que a fauna e a flora da região estão estáveis. Inclusive a área verde foi completamente revitalizada no local, atraindo pássaros e uma série de animais. Eu mesma ouvi o canto de um pássaro quando lá estive, e diante do céu azul de anil me confortou...

Área verde revitalizada no Atlântica Parque


O que não falta no parque é atividade...


O novo espaço construído pela Vale tem tanto espaço e tantas possibilidades que fica até difícil decidir o que fazer. Conheça tudo que o local vai oferecer e prepare-se para aproveitar muito! O local tem 19 mil metros quadrados e tem tudo o que você quiser para se exercitar e relaxar.

O projeto que já contemplava três grandes equipamentos esportivos, - o campo de futebol Zé da Bola, pistas de skate e de bicicross - foi ampliado e vai passar a contar com playgrounds, decks, mirantes, áreas para musculação e ginástica funcional, um pet park e mais áreas livres com árvores, pergolados, mirante, jardins e bancos, além das opções já previstas no projeto inicial.

Projeto do Atlântica Parque visto de cima

O termo prevê ainda, como principal ação, a recuperação da faixa de areia no extremo norte da praia  de Camburi e a construção de um outro espaço, o Parque Costeiro, voltado para educação ambiental, cujos projetos estão em elaboração. Os objetivos, premissas e o escopo dos parques foram definidos pela Prefeitura de Vitória e pela Vale. A partir dessa definição, estão sendo desenvolvidos os projetos executivos detalhando cada ação.

O parque conta com um lindo parquinho para as crianças brincarem com segurança e encantamento:

Parquinho para as crianças 

A pista de skate do parque é a maior de Vitória. Com aproximadamente 1800 m² de área skatável, 1200 m² de Street e um Bowl de 600 m², não falta espaço pra galera local.

O projeto do skatepark é assinado pela Skate Spot, e a execução foi feita pelo Spot junto da Rio Ramp Designs e da empresa de engenharia METALVIX, que venceu uma licitação da Vale para a construção da pista.

A nova pista é um divisor de águas no skate capixaba. Até então, não tínhamos nada deste tamanho e com essa qualidade. Com uma pista desta, vamos poder andar de skate em alto nível e ter onde praticar com muito mais qualidade”, conta Jheimisson Santos, engenheiro civil que trabalhou na execução da obra.

A pista de skate do parque é a maior de Vitória.
Além da pista de skate tem uma de bicicross que também é gigantona! Mas o que eu mais aprecio no parque é ficar no mirante ou no deck apreciando a vista do mar...

A visão do mar e das ondas no deck do Atlântica Parque


Ah e é uma maravilha percorrer os 19 mil metros quadrados do parque de bike e enfim terminar descansando e sentindo a brisa do mar no rosto... Uma excelente recomendação de passeio!




Sobre a Música Oceano do Djavan 

💘 Oceano, do Djavan, é a canção mais linda do muuundo! É uma daquelas raras canções perfeitas em forma, conteúdo, música e letra. Pura poesia e essência em melodia! 💘 A faixa-título, Oceano, inclusa na trilha sonora da novela Top Model, tornou-se um dos maiores sucessos do compositor Djavan. O álbum popularmente conhecido como Oceano, produz ainda outros sucessos como "Cigano", "Avião" e "Mal de Mim." 💘 Djavan Caetano Viana cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro. 💘 As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada. 💘 Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África. Entre seus sucessos musicais destacam-se "Seduzir", "Flor de Lis", "Lilás", "Pétala", "Se…", "Nem Um Dia", "Eu te Devoro", "Açaí", "Segredo", "A Ilha", "Faltando um Pedaço", "Oceano", "Esquinas", "Samurai", "Boa Noite" e "Acelerou".

💘 Usei na edição do vídeo imagens do oceano que eu frequento todas as manhãs, a Praia de Camburi, com destaque para o Piér de Iemanjá, o Canal de Camburi e a ilha do Socó , uma rocha perto da praia! Venha passear comigo!


💘 Letra da canção:

Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na Terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!

Entendendo a canção:

01 – O que o eu poético, quis nos transmitir nesta primeira estrofe?
      Nesse primeiro momento Ele se dá conta de que o relacionamento chegou ao fim, que sua amada foi embora e que seu mundo desmoronou. Ele acredita que sua amada já o esqueceu. 

02 – Na segunda estrofe; Por que o eu poético, se mostra tão entristecido?
      Porque ele está convicto de sua condição, ele denota o valor que ela, sua amada tem em sua vida, que ela tem o poder de compor tudo ao seu redor, como se o seu mundo só existisse ao lado dela, que seu sofrimento é tão intenso, que ninguém conseguiria descrever o que ele está sentindo nesse momento. 

03 – Quais os temores que se encontra na frase: “Amar é um deserto e seus temores”?
      Ele faz uma analogia, comparando o amar com o deserto, que de dia é quente e a noite é frio, escuro e vazio.

04 – O que significa, na frase: “Vida que vai na sela dessas dores”?
      Ele compara o fato de amar, como a vida que segue por caminhos desconhecidos.

05 – Em qual verso o eu poético pede o retorno da amada?
      “Vem me fazer feliz porque eu te amo.”

06 – O que quer dizer o eu poético na frase: “Você deságua em mim, e eu, oceano.”
      Que se sua amada voltar, ele a receberá de braços abertos, que seu amor é tão grande feito o oceano.

07 – Na frase: “Me esqueço que amar é quase uma dor / Só sei viver se for por você!” O que o eu poético diz a sua amada?
      Que ele esquecerá tudo o que passou, mesmo sabendo que o amor é doloroso, irá reatar o relacionamento porque não sabe viver sem ela.

08 – Para você, a história contada na canção, tem início e fim?
     Embora não tenha início, meio e fim, é bem definida.

09 – Na canção o eu poético, esperava um amor eterno, e o que aconteceu?
      Após uma noite de amor, ao amanhecer ele não encontrou ao seu lado a sua amada, uma clássica decepção amorosa.

10 – Qual o sentimento do eu poético, após a desilusão amorosa?
      Que não se pode obrigar alguém a corresponder o seu sentimento. O amor pode ser prazeroso, mas, também pode ser doloroso e duvidoso, a ponto de nos deixar perdido, como se estive num deserto, sem saber que rumo tomar e se vai chegar a algum lugar.

11 – O que o eu poético quis dizer em “Amar é quase uma dor”?
      Nos faz pensar no sofrer, na dor do amar, e na dor da desilusão amorosa.

E para encerrar essa aventura com chave de ouro, a canção Oceano do Djavan, com imagens da Praia de Camburi, do início e da Ilha do Socó, que fica no meio da praia! E no fim da praia você já sabe: é o cantinho do Atlântica Parque, um local para você se encantar! Até a próxima!!


Imagens do Google Imagens e Arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))