Passeando pela linda lha do Frade de Bike

by - janeiro 08, 2020




Oi gente, acredita que fiz um passeio de bike rodeando a Ilha do Frade para conhecê-la com mais detalhes? E trouxe em primeira mão para vocês! A Ilha do Frade é pequena, charmosa e repleta de natureza por todos os lados. De tão linda, a ilha bairro é cenário constante de books fotográficos e até de gravações hollywoodianas. As mansões chamam a atenção e compõem um visual luxuoso. Uma delas serviu até de set para o filme Open Road, dirigido por Márcio Garcia. Venha conhecer esse paraíso:



A Ilha do Frade é um dos seis bairros de Vitória que possuem “Ilha” em seu nome, mas  é o único que ainda se mantém cercado de água por todos os lados, mesmo após os diversos aterramentos ocorridos nos bairros ao redor.

É um bairro exclusivamente residencial, possuindo como construções somente casas e um pequeno prédio administrativo na entrada, da associação de moradores. Com mansões e casas luxuosas, é considerado um dos bairros mais nobres de Vitória. Além de ser um dos mais bonitos e com vistas incríveis! Veja que maravilha de vista!





Conhecendo a Ilha do Frade

A Ilha do Frade é uma APA (Área de Proteção Ambiental), possui nove praias, dois lagos e aves das mais variadas espécies, sem falar na fauna marinha que a cerca.

Das praças até o final da ilha, a distância é de apenas 1,5 Km. Então dá para ir passeando a pé e de bicicleta como eu fiz,  sentindo e observando melhor as belezas do lugar. Se preferir ir de carro, pode também, pois facilita, caso esteja com crianças ou idosos.

O acesso à Ilha do Frade se dá pelo bairro Praia do Canto, entre as praças dos Namorados e dos Desejos. Logo na entrada, dá para notar a beleza da região, com a Ilha das Andorinhas e a praia da Curva da Jurema à direita e o Iate Clube do ES à esquerda. Consegue me ver atravessando a ponte de acesso para ingressar na ilha? rsrs Estou aí, dá uma olhadinha naquele pontinho à direita...😅


É muito normal que os próprios moradores de Vitória se confundam sobre qual é a Ilha do Frade e qual é a Ilha do Boi – Escrevi sobre a ilha do Boi na semana passada, clique aqui para ler a matéria completa: http://bit.ly/IlhadoBoi .  Mas dizendo de maneira bem simples, a Ilha do Frade é a que tem uma ponte. 

Chega-se logo à ponte que liga o bairro à ilha de Vitória. Um local para tirar lindas fotos do mar, com vista para a Ilha do Boi, a Terceira Ponte, o Morro do Moreno e o Convento da Penha. Caminhando a pé, dá para ver facilmente várias tartarugas marinhas.

Após a ponte, encontram-se as duas primeiras praias, uma de cada lado. Na da esquerda ficam atracados pequenos barcos pesqueiros de madeira. Não é utilizada para banho, mas dá acesso pelas pedras a outras duas praias mais convidativas e normalmente vazias. Já a praia da direita é muito utilizada para banho, ficando bem cheia nos fins de semana ensolarados. 


Também nesses dias costumam ficar atracados muitas lanchas e iates, com os tripulantes ouvindo som dentro das próprias embarcações, contrastando bastante com os barquinhos simples da praia ao lado, que tem um visual paradisíaco. Veja o pôr do sol que lindeza:



Subindo a ladeira da entrada da ilha, um terreno à direita possuía antigamente,  pois eu cheguei a ver, uma bela ruína de um mosteiro dos Frades Beneditinos, mas infelizmente a ruína foi demolida no começo desta década, restando apenas as memórias. 

Mais adiante, na parte central, começa uma grande área verde com dois lagos, gramados para piquenique e para sessões de fotos. A elegância do andar da garça me chamou a atenção:




É uma área muito bonita que vale a pena conhecer. Os pais também levam seus filhos nos fins de semana para apreciarem os peixes, patos e tartarugas, e é um bom lugar para soltar os cães e deixar eles correrem livres pelo gramado. Olha o giro que eu dei para você ter uma noção do espaço local e ligue o som para ouvir o canto dos pássaros:


O local é habitado por muitas aves, dentre elas patinhos, gansos, garças,  joão-de-barro, pica-pau, canário, maritaca  e eu juro que vi um jacaré...hahaha  Tudo é muito lindo e bem cuidado. Mimosas florzinhas compõem o visual natural deslumbrante!


Continuando nosso passeio, podemos virar à direita na terceira rua da ilha, mas precisamente na Quadra dos Pequiás (R. Carlos Hely). Ao final dela, à esquerda e passando por uma alameda, você chega em um píer que dá vista para a Ilha do Boi e para as ilhas Galheta de Dentro e Galheta de Fora. Sente no último degrau da escada do píer e sinta o mar batendo em seus pés, apreciando uma linda vista. Também dá para uma boa pescaria.


No final da rua seguinte, há um mirante que já revela o Porto de Tubarão ao fundo e oferece uma ampla visão de uma parte da lateral do bairro e do mar batendo nas rochas.

Voltando para a avenida que cruza a Ilha do Frade, vamos andar mais uns 500 m e chegaremos em um terreno aberto à esquerda, revelando uma bela vista da Ilha dos Índios, da Praia de Camburi e do Monte Mestre Álvaro. 







Tirei as fotos nesta manhã do dia 08 de janeiro de 2020. Esse terreno dá acesso à segunda melhor praia da ilha, a Praia da Barreira. Com aproximadamente 180 metros de areia, é a maior do bairro. Em ambas as pontas, ela possui árvores para curtir uma sombra, sendo que na ponta da esquerda há ainda um imenso gramado para passar o dia com a família e os amigos. 


Caminhando pelas pedras próximas ao gramado, em um trajeto difícil e um pouco arriscado de uns 130 m, você chega em uma pequena praia escondida, que talvez fique até submersa em uma maré mais alta. E à direita da Praia da Barreira, você tem acesso a duas outras pequenas praias.

Também é possível acessar a Praia da Barreira por uma rua anterior ao terreno (R. Dr. Homero de Souza Costa), indo até o final dela e descendo por uma escada à direita, mas eu não fui por segurança. Tem essa foto da praia que encontrei no Google Imagens.



De volta à avenida, e seguindo até o final dela, vire à esquerda e acesse a servidão no final da rua para chegar nas pedras do fundo da ilha. A vista é de Camburi e do Porto de Tubarão, mas dá para apreciar também o próprio mar batendo nas pedras e na Ilha Rasa, que fica bem próxima. Atenção, pois o risco é grande de queda e dá um certo medo da água batendo violentamente nas rochas... A visão é fantástica!



E fechando esse passeio, quero que conheçam uma das praias mais lindas do Espírito Santo. Ainda no final da ilha, na Rua Placidino Passos, siga para a direta, desça até o final e você irá se deparar com uma escadaria à direita. Desça as escadas e seja bem vindo à

 Praia das Castanheiras


A praia possui uma grande castanheira no centro, além de outras ao longo da areia, formando algumas áreas de sombra. A faixa de água é dividida ao meio por um conjunto de rochas com formatos únicos. Vale a pena se aventurar por essas pedras, subir em algumas e ficar apreciando a visão ou pegando um sol por lá mesmo. Veja por um ângulo mais amplo que lindeza:


Em períodos de mar mais limpo, é um excelente ponto de mergulho com máscara e snorkel. Dá para ver muitos peixes coloridos, lagostas entre as pedras e diversos outros animais marinhos. O mar é bem calmo e a mini-praia da direita é bem rasa. Vale também um passeio pelas pedras ao redor e apreciar as lindas casas que têm vista para a praia.



Outra excelente sugestão é alugar um caiaque ou uma prancha de stand up paddle na Praça dos Desejos e ir contornando a ilha. Só não indico contornar a parte final da ilha, pois o mar lá costuma ser agitado. Eu mesma não tenho coragem!

Esse passeio permite você ir na Ilha das Andorinhas, passar por baixo da ponte, ver e visitar as praias mais isoladas e se deparar com muitas tartarugas marinhas. Aliás, quem não se encanta com o voo da garça? Eu consegui captar o momento exato!




A Ilha do Frade é pouco conhecida até mesmo por muitos moradores da capital e eu indico imensamente esse passeio que é um colírio para a vista e um remédio para descansar a mente... Ahh e a garça ficou muito minha amiga, mesmo à distância...rsrs  Me digam aí nos comentários o que mais você gostou neste passeio, vou adorar saber!! Até a próxima gente linda!!




Imagens do Google Imagens e do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))