Quando o céu é um espetáculo à parte : Venha ver a Lua de Sangue!

by - maio 19, 2021



Este mês está bastante agitado no  espaço não é amigos? No meu blog Sol & Sal eu tenho postado todos os fenômenos ocorrido no céu e hoje  trago com mais detalhes o significado da Lua de Sangue que ocorrerá no fim de maio, mais precisamente no dia 26.

O calendário astronômico de maio teve,  entre outros fenômenos, Superlua,  lua de sangue, chuva de meteoros, lançamento de dezenas de satélites de diferentes companhias e um rover chinês pousando em Marte.  

No dia 26 de maio está previsto a Superlua de Sangue. 

A lua cheia de maio terá início às 08h14 - horário de Brasília. Será a "Superlua" mais próxima da Terra de 2021. Por isso, amigos, se der para assistir, não percam!!

Também haverá um eclipse lunar total, conhecido como "Lua de Sangue".  Porém, a  Lua de Sangue terá visibilidade melhor  apenas na Austrália,  parte do oeste dos Estados Unidos, oeste da América do Sul e sudeste asiático. Mas você poderá acompanhar todos os detalhes no artigo e no vídeo abaixo!! 

Mas o que é a Lua de Sangue? 




O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu. 

Uê, muitos dirão : "Como a lua sangrando pode ser algo belo?" Na verdade, Lua de Sangue é só um nome impactante que deram para o fenômeno em que a lua fica avermelhada. Portanto, fiquem tranquilos, a lua não sangra. 😅 Vou explicar para vocês direitinho!

O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e a Terra fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. 



Já a Superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia  e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.


Pois é amigos, a junção dos dois fenômenos, Eclipse lunar e Superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. 

O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.  




Por isso que esse evento é tão raro amigos: a ocorrência da Lua cheia no momento exato do perigeu é  muito raro.  Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, em abril  e  no próximo  26 de maio,  podendo ser observado na América do Sul, Austrália, parte da América do Norte e Ásia.


Os especialistas dizem que essa Lua será 14% maior do que a clássica e 30% mais brilhante. Para quem deseja checar o horário exato na sua cidade, pode conferir no site de observação astronômica Havens Above.

Diferença de percepção do tamanho da lua entre seus pontos extremos de distância: Perigeu (mais perto da Terra) e Apogeu (mais longe)


É uma ótima chance de observar e se conectar com a natureza e suas incríveis belezas. Afinal o céu é sempre um espetáculo à parte não é verdade? 



Fiquem agora com a bela canção, indicação do amigo Dárcio Mateus de Oliveira  do grupo Só Música & Poesia ,  que é um primor de beleza da Lua Cheia.


"Harvest Moon" é uma canção escrita por Neil Young que foi o primeiro single lançado em seu álbum de 1992, Harvest Moon.

A música usa um motivo lunar, que Young mencionou como sendo muito importante para ele e com conotações quase religiosas.  É uma homenagem à sua esposa Pegi Young , e os dois estão dançando em um bar no videoclipe.  Linda Ronstadt fornece os vocais de apoio. 




A Rolling Stone classificou "Harvest Moon" como a 37ª música  mais linda de todos os tempos. 

Matthew Greenwald do Allmusic elogiou fortemente a música, afirmando que ela sintetizava o álbum e "o poder da natureza e da música, bem como um sentimento de celebração do amor vitalício. "

Neil Young 


Greenwald elogiou a melodia como "positivamente linda e a Classic Rock Review" chamou de uma "obra-prima absoluta de uma canção-título" que "celebra a longevidade nos relacionamentos e casos de amor com uma melodia perfeita apoiada por um arranjo musical perfeito." 

Eles continuaram dizendo que "desde os riffs acústicos iniciais até a guitarra de aço escolhida, sutilezas de sons etéreos, pinceladas suaves na bateria e belos vocais de fundo, esta música captura a essência da beleza e do romance como qualquer música de todos os tempos. 

É tão bela que o YouTube a bloqueou com base nos direitos autorais! Mas você pode assistir o vídeo e ouvir a canção na minha página Natureza Capixaba no Facebook!  Te espero lá!! :)))))


Inspiração e pesquisa:
Imagens do Google Imagens e do Blog https://solsaloceano.blogspot.com/
Vídeo da Página Natureza Capixaba no Facebook

 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. O céu é realmente um espetáculo e quando surgem lua assim, enfeita ainda mais!ADORO sempre olhar! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Chica, você já é especialista nos mais lindos céus do mundo inteiro!!
      Pena que não deu para eu colocar a música da lua aqui amiga, eu sei que você iria gostar, pois neste vídeo inseri várias imagens do Eclipse com a lua de sangue!! Ficou fantástICO. Mas só dá para ver no facebook, neste link aqui amiga : https://fb.watch/5DtWRFXXXi/
      Um grande beijo e um final de semana maravilhoso!! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))