7 Passos simples de treinamento da mente para ser + feliz

by - junho 01, 2021


Pesquisadores ensinam como treinar o cérebro para alcançar a felicidade, mas é preciso adotar atitudes positivas. Sim, podemos aprender a ser felizes. Estudos científicos apontam que é possível treinar o cérebro para alcançar uma vida feliz. 

Para isso, pesquisadores explicam que é necessário exercitar a mente, buscando sempre focar em emoções e pensamentos positivos e atitudes direcionadas para a resolução de problemas. Aqui tem 7 dicas simples e especiais para você iniciar já seu treinamento:

Entre as atitudes que devem ser praticadas regularmente estão ser grato, ter objetivos ao longo da vida, cultivar bons relacionamentos- seja com familiares ou amigos e valorizar as coisas boas do dia a dia.

A felicidade está nos momentos mais simples e singelos do seu dia, como, por exemplo, fazer a contemplação de uma linda paisagem outonal...




O nosso estado mental é profundamente influenciado por nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, tanto em relação ao mundo como a nós mesmos. Aquilo em que focalizamos nossa atenção passa a fazer parte de nossa realidade.

Por isso, enquanto lê o artigo, aperte o play e ouça a doce voz de Roberta Campos na canção Minha Felicidade.


É como um mantra, daqueles perfeitos para relaxar e esquecer os problemas da vida. As imagens do clipe são pequeninos momentos de felicidade, pois são nas reações mais simples e singelas que encontramos a verdadeira razão da nossa existência.

.



Aquilo que focalizamos, se expande primeiro internamente para em seguida se manifestar na nossa realidade.

Saber disso abre um leque de boas possibilidades. Se temos o poder de influenciar aquilo que virá a se manifestar em nossa realidade, podemos escolher boas coisas para nós, como, por exemplo, ser mais feliz.

Como podemos utilizar a mente e treiná-la a ser mais feliz? Aqui estão alguns passos simples que talvez não resolvam seus problemas, mas certamente lhe deixarão mais propenso à felicidade. Vamos lá?


1-Definir o que é felicidade para você


Ser feliz não é algo que venha de fora, não existem acontecimentos que vão tornar uma pessoa mais ou menos feliz. A morte de um ente querido é um acontecimento devastador e que pode afetar a felicidade (já existente) dentro da pessoa que perde alguém, ou tornar ainda mais infeliz alguém que já é infeliz.

 Isso porque a felicidade, muito bem definida por Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, é "[...] um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida."

Para uma pessoa infeliz, qualquer acontecimento bom, não a fará mais feliz. Talvez ela sinta uma alegria momentânea, porém voltará ao seu estado infeliz tão logo o evento passe.

"Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas. Isso é uma receita para a exaustão", diz Matthieu. Afinal, sua felicidade faz diferença no mundo.



2-Valorizar os ganhos e os pequenos momentos como grandes!


Apesar dos problemas do dia a dia, as pessoas que valorizam os ganhos mais do que as perdas - valorizam mais aquilo que elas têm do que não têm - conseguem ter uma vida mais tranquila e com bem-estar. Viva de pequenos gestos e construa grandes atitudes!



3-Viver no presente


Muito se tem dito, e desconheço o autor original, que depressão é viver no passado, ansiedade é viver no futuro e loucura é viver os dois.

 Existe uma imensa carga de verdade nesse dito. Quando focalizamos no passado, no que poderia ter sido ou feito, no que vivemos, seja bom ou ruim, trazemos a infeliz sensação de desapontamento, pois não é possível mudar o passado ou voltar e refazer ou reviver.

Viver no presente é focalizar no que pode ser feito hoje para viver melhor e realizar mais. Se houve erros no passado, o perdão existe para reparar, tanto aos outros quanto a nós mesmos. 

Se foi um passado feliz que se extinguiu, nada o trará de volta. Portanto, o foco deve ser em construir no agora a vida que desejamos.

Viver no futuro é antecipar algo que talvez nem mesmo venha a acontecer. Perde-se o foco do momento presente e desperdiça-se energia que deveria ser empregada na construção aqui e agora dos pilares desse futuro. 

Se existem expectativas, não viva de sonhos, comece a construir esse futuro hoje; se existe medo, isso gera ansiedade que paralisa a busca da felicidade e destrói a qualidade de vida. 



Persevere regularmente em ter atitudes positivas, em cultivar a felicidade interna (independentemente do que aconteça ao redor) e conte suas bênçãos. 

SEMPRE! TODOS OS DIAS PROCURE ALGO PELO QUE SER GRATO! 

Gratidão e infelicidade não vivem juntas. Pratique a gratidão e colha flores em todos os dias de sua vida!

Às vezes, os acontecimentos diários podem nos desencorajar e tornar chata tal atitude, como diz Matthieu Ricard, "Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas [...] e treinamento mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta."


5- Ter Resiliência


Ser resiliente aos problemas do dia a dia, tentar não se abater demais, ou seja, ter resiliência, é a forma para se adaptar ao mundo. Por isso, é preciso criar suas próprias estratégias de enfrentamento das adversidades e perdas da vida. Isso também aumenta o bem-estar.




Estudos mostram que ter pensamentos positivos, ser otimista com os desafios da vida, dando valor às pequenas coisas, também leva à felicidade e reduz doenças, pois melhor a imunidade. 

Ser agradável, sempre dando palavras de cortesia ( obrigado e por favor, por exemplo, também fazem o ser humano se sentir bem. Estimule o seu pensamento positivo.



7- Fazer Meditação



Pesquisas comprovam que a meditação reduz o nível de estresse, melhora a respiração e dá relaxamento, aumentando a imunidade, evitando sintomas de depressão e ansiedade. 

Meditar ajuda o cérebro a produzir mais o neurotransmissor endorfina- considerado analgésico natural- , dando sensação de plenitude. Meditação para encontrar a paz e a felicidade.


Conclusão:

Aquilo que aprendemos ou que fazemos tem o poder de mudar nosso cérebro. Seja uma nova habilidade ou um princípio filosófico. Da mesma forma, o seu cérebro pode ser mudado por uma atitude mais positiva. 

Escolha ver o lado bom de qualquer evento, ainda que não seja possível a princípio. Mas essa escolha consciente o treinará a fazer isso e seu cérebro sentirá essa mudança, passando a ver o lado bom das coisas. Persevere e acontecerá.

E agora o vídeo  com a canção Felicidade do Marcelo Jeneci & Laura Lavieri que é um passeio em meio à natureza que vai trazer muita felicidade! 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))