Amassar pão ou afofar: chegou a hora de você entender este comportamento extremamente fofo dos felinos.
Se você convive ou já conviveu com um gatinho sabe que os bichanos possuem hábitos únicos – e bem fofos! Além de escalar móveis, miar e correr pela casa, você já deve ter reparado em outro comportamento curioso dos gatos.
Afofar ou amassar pão: o hábito de todos os gatos
Muitas vezes, quando o bichano está em cima da cama, do sofá ou do seu colo é possível perceber que ele começa a “afofar” o local.
Em um movimento repetitivo, o gato estica e encolhe as patas, colocando as unhas para fora, como se estivesse amassando um pão. Normalmente, esta atividade é acompanhada de um ronrono relaxado, sinalizando que este hábito é prazeroso para ele.
Amassando pãozinho |
Mas por que nossos amigos felinos têm essa “mania”?
Entenda por que os gatos afofam (ou amassam pão):
- Eles se lembram de quando eram filhotes: o movimento é o mesmo que os gatos filhotes fazem enquanto mamam para ajudar a estimular a produção de leite da mamãe gata. Fofo, né? Este hábito de “amassar pãozinho” proporciona uma sensação de conforto aos gatos – uma verdadeira lembrança da época em que eram filhotes. Além disso, eles somente afofam o local quando estão se sentindo seguros e tranquilos;
- Estimulam glândulas territorialistas: também há a possibilidade de os gatos afofarem um determinado local para estimularem glândulas que liberam odores com o objetivo de marcarem território – semelhante ao hábito dos cachorros.
- Eles deixam a cama mais fofinha para se deitar: este comportamento é um resquício dos antepassados dos gatos. Segundo especialistas, os gatos selvagens faziam suas camas com galhos e folhas e, claro, isso não era muito confortável. Para deixar a cama mais aconchegante, eles criaram o hábito de “afofar” e isso permeia até hoje – mesmo que os nossos bichanos tenham camas fofinhas e o nosso colo para tirar aquele cochilo.
Gargamel é mestre em escolher uma boa folhagem para tirar um cochilinho |
É importante lembrar que este é um momento só deles. Então, recomendamos deixar os gatinhos relaxando e aproveitando esta ocasião.
Seja no seu colo, em cima do sofá ou na caminha dele, se o seu gato ‘amassa pão’ perto de você, sinta-se privilegiado! Isso significa que ele confia em você e se sente seguro e confortável no lar que ganhou. É um momento único e presenciá-lo enche o nosso coração de amor..Não é Gargamel?
6 coment�rios
Adoro ver esses bichanos e suas manias e hábitos. Um amor! Lindo post! beijos, chica
ResponderExcluirChica, o Gargamel não é uma fofura? Ele é meu sobrinho gato...rsrs
ExcluirBeijos e obrigada amiga!! :)))
E fazem uma carinha de muito prazer no que estão curtindo.
ResponderExcluirSissym, que alegria tê-la aqui no meu cantinho Natureza Capixaba!!
ExcluirCriei esse blog para conversar sobre detalhes da minha terra capixaba, mas acabei falando de um pouco de tudo...hehehe
Adoraria apresentar o Gargamel para a sua Lola!! Creio que seriam bons amigos!
Prometo que o Gargamel será um legítimo catlheiro (Gato Cavalheiro) rsrs
Mil beijinhos!! :)))))
Ja sabia disso, Dri. É muito interessante.
ResponderExcluirSérgio, é uma fofura infinita!! rsrs
ExcluirBeijos!!
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))