Vento, Ventania na Costa Capixaba

by - agosto 17, 2022




Os ventos na costa capixaba hoje chegam a superar 40 km/h e pude constatar pelo seu barulho que a força da natureza batendo impacientemente nas árvores e no mar anuncia uma tempestade e mudança brusca de temperatura...

Peço aos céus que se o vento passar com força leve embora nossa insegurança, nossa ansiedade, por vezes nosso desespero e por aí vai.... Senhor vento, por favor, leve com você tudo aquilo que não for bom para nós! No Píer de Iemanjá a força era extrema a ponto de impedir uma simples caminhada...




Já senti ventanias tão fortes que tive vontade de segurar o teto para ele não voar, e poucas horas depois tudo terminou em brisa. Já ouvi chuvas tão agressivas que dava medo em abrir a janela, mas pouco depois se resumiam em gotinhas tímidas grudadas no vidro. É passageiro, o susto é passageiro. A agonia nos abraça tão apertado que dá vontade de sair por aí salvando o mundo, mas ao abrir a porta já não tem mais perigo nenhum. A força do vento limitava-se a empurrar as águas contra as rochas e nada mais...


 Até eu que sou ansiosa ao extremo aprendi a me acalmar e a respirar ao invés de suspirar. Até eu que sou um caos sentimental aprendi a chover menos em copos d’água. Eu que vivi sempre estufada, sem espaço pra nada de tanto estar cheia de tudo, aprendi a abrir a válvula de escape e esvaziar um pouco. E a calmaria do mar está me ajudando a me curar... É um processo lento e constante. Mas ouvir os sinos ecoando no Convento da Penha ao amanhecer já é um prenúncio de que a cura está próxima e eu só tenho a agradecer...




Dê um tempo, tome um tempo, não culpe o tempo, sinta o tempo e recupere seu tempo. O que não pode acontecer é ter tanto medo da vida, e se esconder atrás de tantas chaves. Pois, tudo passa, inclusive o vento levando suas folhas e o que fica é o céu imensamente azul a nos cuidar.

Vista da Terceira Ponte da Praia do Meio em Vitória-ES


Vento, Ventania... a canção...


Em 1983, Bruno Gouveia, (vocalista) Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau, uma espécie de festival de música.

 Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquini Cavadão".

 Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Álvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão. Em 1992, o Biquini lançou as canções Impossível e Vento, Ventania. Vento Ventania é eleita a música do ano e o Biquini, grupo revelação.

Biquíni Cavadão


Creio ser "Vento, Ventania," a música mais linda do grupo de rock Biquini Cavadão, na qual retrata o desejo humano de se desprender da terra e voar, para conhecer coisas novas, para fugir das agruras da vida: “Vento ventania me leve para os quatro cantos do mundo, Ásia, Europa, América ...” diz a letra da canção.

E esta é a edição deste post, uma das minhas canções preferidas dos anos 90! Deixe o vento levar o que for ruim e trazer só coisas boas! 



Inspiração : Chão de Folhas, Wikipedia, Imagens do  meu arquivo pessoas e Google 
Vídeo Vento Ventania do Canal no YouTube de Adriana Helena

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

6 coment�rios

  1. Muito lindas as fotos todas e precisamos ter fé para enfrentar as ventanias da natureza e as da vida, não é? Adorei! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que querida você, muito obrigada!!
      A natureza da minha terra é a minha melhor fonte de inspiração para falar de coisas da vida, da realidade, das agruras e tentar voar, voar para longe de tudo isso...Beijos!!!

      Excluir
  2. Querida amiga Adriana, boa noite!
    Por aqui, na Praia da Arrebentação dá medo de ver as águas subirem até muito alto nas pedras.
    O vento faz fecharem cedo os quiosques.
    Tenho que fechar as portas das varandas pela força do vento.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, que lindo a sua presença querida!
      Nossa, deve ser um espetáculo da natureza ver a praia da Arrebentação com o girar dos ventos! As águas são fortes, o mar é muito poderoso!!
      Agradeço o carinho da presença!! Fico muito feliz!!
      Beijos e já antecipo desejos de um maravilhoso final de semana! :)))

      Excluir
  3. To de folga e passeando pelos blogs parceiros. Não só o teu, mas vários. Fazia tempo que não me dedicava assim, e é tão gostoso poder ler láááááá atrás, e não somete os posts mais atuais. No teu caso, menina, não só somente posts, mas outros blogs e plataformas, o que me faz comentar menos, pois são muitos canais. Por vezes, pego os blogueiros de surpresa, assim como aconteceu com você e seu espanto de me ver lá pelo "Vivendo...". Amo isso, ir "fuçar", cavocar, ver o que vem lá de trás para formar uma ideia do que pela frente.
    E parei aqui, no Biquíni Cavadão. Mas, tem um motivo! Amo. Amo. Amo.
    Fui em vários shows deles, muitos mesmo! Era eles soprarem aqui pra Curitiba, e eu estava lá. Adoro!
    Mas, antes, teu texto, o vento! E não foi difícil fazer uma analogia com minha infância, no primeiro planalto! Aqui, ventava demais, mas não era como os seus ventos! Aqui, vinha e destruía, não virava brisa depois de algum tempo, e isso me marcou muito! Até hoje, quando o céu escurece, me dá agonia! Me transformo, meus instintos afloram, fico ouriçado, olho e percebo cada lufada, cada mudança de direção do vento, percebo a mudança de temperatura para baixo, prevendo granizo... teu texto me deu agonia... vivi isso.
    Não sou ansioso, mas sou imediatista, e não consigo me livrar dessa agonia que passei no passado. Mas, bóra falar de coisa boa?
    Biquiniiiiiiiiiii... "Vento, Ventania" é, e sempre será, uma de minha preferidas, mas quando falo de "Biquini...", preciso citar "Meu Reino", pouco falada, pouco comentada, mas minha predileta, pois é como se eu me enxergasse lá dentro da cabeça do Bruno quando ele cantou ela ao vivo.
    Deixarei dois links, um de estúdio e outro ao vivo. Assiste e me diz.

    Abraços, menina.

    https://www.youtube.com/watch?v=PY5i4HdsK20 - estúdio
    https://www.youtube.com/watch?v=rByRgtb_rWI - ao vivo
    prefiro a versão ao vivo

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, boa tarde, mais uma grata e surpreendente visita! Realmente fiquei estupefata!! Você conheceu meus 3 blogs, obrigada pelo carinho da visita aqui na Natureza Capixaba. Precisei dividir os conteúdos deixando para escrever aqui assuntos da minha terrinha capixaba e aventuras... É claro que antes eu postava com mais regularidade, o que não acontece por ora...
      Agradeço suas impressões do texto Vento Ventania, pois tem momentos que me dá vontade de escrever algo e em outros preciso apenas deixar a música falar por mim...Falando em música eu adorei a versão e estúdio de " Meu Reino" . É maravilhosa! O compasso perfeito entre letra e melodia! E que teve a honra de assistir um show deles ao vivo deve ter sido realmente incrível , pois eles possuem uma energia salutar, que faz muito bem e no palco se soltam, extravasam as emoções!
      E espero que seus céus sempre fiquem azuis, que o cinzento tenha ficado para trás...E que apenas as lembranças boas imperem a partir de agora em diante...
      Grata por ter vindo e deixado seu carinho!
      Adorei a sugestão da música!!
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))