Dia dos Avós sem a Vovó Zilda

by - julho 26, 2023




Eu sou uma neta privilegiada, pois tive a vovozinha mais linda do mundo. Vovó Zilda reunia simplicidade, elegância, beleza e um amor infinito em uma pessoa só.


Neste dia dos Avós, não  tenho mais a Vovó Zilda fisicamente aqui comigo mas jamais poderia deixar de prestar uma singela homenagem a ela que tanto fez por nós.

Viva os Avós, criaturas divinas e mágicas que espalham o feitiço da felicidade na vida da gente!

Vovó tinha um corpinho que, a princípio, pensávamos  ser frágil. Ledo engano:  era pura  fortaleza! 

A elegância da Vovó Zilda


Eu ainda me incluo no cenário da Vovó Zilda e parece que ela está sempre lá. O recanto é belíssimo, o lugar transmite paz... Um belo jardim nos acolhe...

O jardim da Vovó Zilda


De manhãzinha ouvimos apenas o galo cantando e ainda sentimos o orvalho da noite depositado nas folhinhas e nas florzinhas do jardim... 

O caldeirão de ferro, onde durante tantos anos ela preparou a famosa polenta italiana, agora apenas descansa sobre a relva verdinha ...




Vovó sempre foi muito cheia de vida, carregada de energia. Andando para lá e para cá no terreiro de terra,  estava à procura do sol, pois, segundo recomendações médicas, que seguia à risca, era  necessário tomar o solzinho da manhã. E ela, aborrecida, procurava o sol que teimava em  ficar escondido entre as nuvens...




Mas ela nunca se dava por vencida! Ela aguardava e o sol vinha chegando devagarinho...

Em seus olhos fixos no horizonte, notava-se a preocupação pela espera de notícias de seu filho Geraldo, o querido tio Ado, que precisara sair em caráter de urgência para fazer uma cirurgia naquela ocasião. 

Vovó estava mais séria e pensativa como se estivesse sempre rezando, pedindo a Deus para que ele retornasse logo, são e salvo de toda a enfermidade. 

Sentia isso nela, mas, mesmo assim, mantinha-se ereta e  firme... E te digo que Vovó Zilda era uma rocha, não se deixava envergar mesmo pela mais dura tempestade! 

Como se já soubesse de antemão e acreditasse piamente que tudo ficaria bem!

Vovó Zilda e seus olhos fixos à espera de notícias


E neste belo cenário continuamos encantados, entorpecidos pelo momento, borboletas amarelinhas ainda nos convidavam a seguir o seu bailar... Tem coisa mais linda?




Poder passar momentos com ela  foi  sempre engrandecedor e nos enriqueceu espiritual e mentalmente. 

Também ficamos mais sábios e contemplativos. Aprendemos a entender o tempo certo da natureza, do momento de falar e também de escutar.

Vovó já estava com a audição afetada e precisava  de um aparelhinho auditivo para auxiliá-la a entender perfeitamente as palavras faladas...

Mas por incrível que pareça, notei que ela começou a aprender a arte da leitura labial quando não conseguia ouvir. Ela nos olhava atentamente, concentrava-se e conseguia compreender ...E nos SURPREENDER!!!
Vovó dando boas risadas


Como vocês podes notar, eu usava do elemento surpresa para fotografá-la e captar o momento exato do seu sorriso! Ela não sorria tão fácil assim!

Fazia-se  necessário usar de argumentos ou então fazer cócegas... Mas quando estava do meu lado eu usava de alguns artifícios para fazê-la sorrir....rsrs  Acesse essa animação aqui que você terá uma ideia melhor....hahahahaha
Eu e Vovó Zilda


E assim era a Vovó Zilda:  natural, autêntica, sem papas na língua e com um amor infinito que tinha por todos os seus 12 filhos, um sem número de netos e bisnetos.

Vovó, a senhora foi três vezes mãe...três vezes carinho...Três vezes amor...Três vezes compreensão... 

Por tudo que és, exemplo de paz, de amor e de afeto... EU E TODA A SUA FAMÍLIA TE AMAMOS MUITO!
Vovó Zilda: A Mais Linda do Mundo



E para encerrar  um vídeo da Vovó Zilda que que editei na plataforma Vimeo que adoro muito, pois nele tem família e muita alegria! OBRIGADA POR TUDO VOVÓ!


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

11 coment�rios

  1. Que a vovó Zilda descanse em paz.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos sentimentos Rycardo, mas desde que Vovó se foi eu nunca mais fui a mesma...Ela sempre foi minha estrela principal e agora brilha lá no céu...
      Grata pela presença!

      Excluir
  2. Ela te a\legrou muito por aqui, graças à Deus viveu bastante tempo! Coisa boa! E, de onde está, essa linda vovó Zilda cuida de todos vocês! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica, mas como é difícil!! Todos que perdem um ente querido, se sentem como se algo tivesse partido dentro de si...Vovó Zilda sempre foi a estrela do meu coração e também do meu antigo Blog Vivendo Bem Feliz. Volta e meia eu estava lá falando dela e conversando sobre ela. Agora ficou um vazio imenso! Mas como disse, Graças a Deus viveu muito tempo, mas a dor da partida deixa uma saudade imensa...
      Beijos querida e obrigada pelo carinho da presença! :))))

      Excluir
  3. Que linda homenagem ! Vovó zilda iria gostar muito de ver tamanha demonstração de amor . De onde está , com certeza seu semblante se abre naquele sorriso doce e tímido . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edite, sim, vovó adorava que lesses para ela as histórias que eu publicava dela no meu antigo blog. Lá eu narrava algumas das peripécias que ela fazia. Você escreveu de uma maneira tão terna Edite, muito obrigada! Seu carinho me sensibilizou!!
      Aproveito para agradecer e desejar um lindo restante de semana.

      Excluir
  4. Oi, Driii.
    O que vejo quando olho para as imagens de Vovó Zilda é resiliência, persistência, integridade. Enfim, uma guerreira. E mesmo ela não sorrindo facilmente, é fácil notar doçura por toda a bela face, que baseando pelo que li, só não é mais bela que o coração que ela carregava. Uma pessoa de aura tão pura e aparente não se vai assim, pois ela espalha energia por muitos lugares. Essa energia está aí, nas plantas, nos animais, na casa, no jardim, mas especialmente em você, minha querida amiga.
    Dri, passei por uns perrengues nessas últimas semanas, mas isso depois te conto.
    Fica bem, e que essa saudade que você guarda seja sempre um motivo para aumentar esse elo que você tinha e tem com vovó. Linda semana e um abraço enorme pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio, veja só ,acabei de sair do seu cantinho mágico, da Estrela Peregrina e encantei-me demasiadamente com a crônica...Uma reflexão perfeita para nos darmos conta de que a felicidade está nas pequenas coisas do nosso dia a dia e não à distância.
      Pois é Marcio, ainda estou bastante mexida com a partida da Vovó Zilda no ano passado. Completou um ano no último mês e eu ainda não superei...Ela era a minha maior inspiração. A história de vida dela é narrada com mais detalhes no Blog Vivendo Bem Feliz, que acabou de completar 12 anos ( pasmem). Lá ela foi a estrela de muitos posts. Todas as vezes que eu ia na casa da vovó, retornava com um material tão farto para colocar no papel, imagens para editar, histórias para contar.
      Vovó, em uma das vezes, foi até a um piquenique conosco na cachoeira. Em outro momento, subimos um morro onde tinha um pé de jabuticaba carregado de frutos e ela mesmo com mais de 92 anos, conseguiu chegar lá. Era longe....rsrs
      Eu preciso retornar ao sítio onde Vovó morava para poder captar a energia do seu lindo jardim...Aí sim, ficarei melhor....
      Fico muito grata pela visita amigo! Fico feliz que tenha conhecido mais um pouquinho da minha musa inspiradora.
      Abraço e uma semana especial, que seja de melhoras para todos nós!! :))))

      Excluir
  5. Bellas fotografías familiares de todas estas personas tan lindas y hermosas y qué bonitos paisajes alrededor de ellas las acompañan. Que disfrutéis de un excelente y muy lindo verano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e lindo comentário J.S.VILA!
      Agradeço a presença e o carinho!!
      Tenha uma ótima semana!!!

      Excluir
  6. Oi, Adriana!
    Linda e tocante postagem. Estou sem palavras para traduzir tanto amor, carinho e vida intensa. Vovó Zilda foi um anjo na terra e agora é um anjo no céu. Para sempre estará nos corações de todos. Aqueles que amamos ficam para sempre em cada momento vivido. Com certeza onde ela está, se encontra bem, feliz e em paz com muito orgulho de você e de sua família amada! :-))))

    “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Esta célebre frase de Antoine de Saint-Exupéry.

    Bjs
    🌹 🌸 🌼 🌷 🌻 🌸🌻🌷💐 🌼
    Bom fim de semana! ★ °. . . ¸ ☆ ☾. * ● ¸. ★

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))