CowParade: Uma galeria de Arte a céu aberto em Vitória e Vila Velha

by - setembro 20, 2023


1-Eu com a "Vaca Pop e Descolada" do artista Fabrício Madeira Martins, na Praça dos Namorados em Vitória

Oi amigos! Quanto tempo não é ? Quase 2 meses ausente. Mas para compensar a minha falta,  hoje trago  uma galeria de arte com obras exposta aqui na minha cidade de Vitória que vocês vão adorar conhecer. Trata-se da "CowParade" ou Desfile das Vacas,  que  é o maior evento artístico a céu aberto do mundo. 

As exposições tiveram início em 1998. A exposição seleciona artistas que utilizam uma escultura de vaca, feita em fibra de vidro, de tamanho real. 

As obras são espalhadas pela cidade para transformar ruas e avenidas em exposições de arte, acessíveis a todo e qualquer tipo de público. Uma ideia fantástica por sinal que eu amando!💝

2-A "Mixed By Nature" do artista Juliano Pinto fotografei na Ilha do Frade em Vitória 

Veja que linda a vaquinha que fotografei na Curva da Jurema, obra intitulada "Nem que a vaca voe" do artista  Ivan Coelho. Nesta arte ele desperta o desejo de voar, de ser livre e leve para fazer o que quiser.

3-"Nem que a Vaca Voe" é do artista Ivan Coelho e está na Curva da Jurema

A ideia de utilizar vacas para a exposição surgiu do suíço Pascal Knapp, no ano em que o projeto foi idealizado, em Zurique. O escultor achava as vaquinhas perfeitas para que os artistas pudessem reproduzir uma tela tridimensional de forma criativa. 

4-"A Vaca Sagrada dos  Alquimistas"  da artista Marta Monteiro está na ilha do Boi em Vitória


Desde 1998, a CowParade já passou por 30 países. No Brasil, o evento marca presença desde 2005. Esta é a 14ª edição em terras brasileiras e a primeira após a pandemia de covid-19 e eu estou tendo a honra de ver de pertinho, ao vivo e a cores. Estou em busca de todas elas e veremos se, até o final do mês, eu trago todas para vocês.

5-A "Mimosa" do artista Nicogdt está na Praça do Papa e representa a biodiversidade marinha da Ilha de Vitória

Em Vitória e Vila Velha estão expostas 62 vaquinhas, 59 delas assinadas por artistas capixabas. Eu já encontrei 11, como você pode ver nestas fotos. E a busca continua. Na próxima semana sairei à procura em Vila Velha, atravessando a nova Ciclovia da Vida.

6-Eu com a "Tattoo Moo" da Artista Paula Sassi está na Praia de Camburi

A estadia das vaquinhas coloridas  pelas ruas acontece até o dia 15 de outubro, e, deste dia em diante, o habitat será o Shopping Vitória. As obras ficam expostas por lá até o dia 31. Depois disso, serão leiloadas, no mês de novembro, em data e local ainda não definidos. Após o leilão, as obras serão entregues aos compradores. 

7-Vaquinha "Vivi" do artista Zota Coelho está na praia da Guarderia em Vitória

O valor arrecadado com as vendas das peças será distribuído a três instituições sociais do estado do Espírito Santo - Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).

8-"Cow Bikes" da artista Bianca Romano está na Praça da Praia do Canto em Vitória ( Do lado do Bobs)


O QUE É A COW PARADE? 

A ação “Cow Parade” (do inglês ‘Desfile das Vacas’) é uma intervenção artística que busca democratizar a arte colocando-a nas ruas, onde todos possam ver. 

9-A "Vacanda: do artista André Felix está perto do Píer de Iemanjá em Vitória


Com realização da Toptrends, a exposição conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

10-A "Cownudos" do Ale Gabeira está na Praia de Camburi, altura da Mata da Praia, em Vitória

É a primeira vez que o Espírito Santo sedia esse importante evento artístico, invadindo as ruas, avenidas e cartões-postais de Vitória e Vila Velha. Ao todo, 62 obras, em tamanho real e todas lindíssimas.

Até o momento, já consegui encontrar 11 vaquinhas. A primeira foi no último domingo, dia 17 de setembro, em um pedal que fiz de 20 km até o parque Moscoso no Centro de Vitória. Lá encontrei a linda Girassol, a minha preferida até então, em razão dos lindos girassóis nela estampados.



Girassol do artista Wesley Barcellos foi a primeira vaquinha que fotografei no Parque Moscoso localizada no centro de Vitória

E se você quiser conhecer as demais vaquinhas do projeto CLIQUE AQUI que será conduzido ao site oficial do "Cow Parade."

E mapa completo das vaquinhas em Vitória e Vila Velha você ENCONTRA CLICANDO AQUI.

E e esse artigo ainda não terminou amigos,  pois continuo na busca por mais vaquinhas e elas, em breve, se tudo der certo no meu planejamento, estarão  desfilando aqui na Natureza Capixaba. Mas até lá,  me fale nos comentários qual das 11 acima você mais gostou! Até Breve!

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

6 coment�rios

  1. Olá, querida amiga Adriana!
    Queria ver as 62 vaquinhas...
    No final, elas serão expostas no Shopping Vitória, assim fiquei sabendo.
    Não quero perder.
    Já vi algumas espalhadas no Nordeste uma vez. São interessantes demais. Tiranos fotos na ocasião.
    A dos girassóis eu apreciei demais.
    São lindas obras de arte
    Tenha uma noite abençoada!
    Beijinhos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Rosélia, que alegria que tenha vindo dar uma olhadinha nas vaquinhas do projeto CowParade que já consegui capturar até agora...Comecei no último dia 17 de setembro, sendo que a primeira que encontrei foi a do Girassol, no parque Moscoso, centro de Vitória. Depois descobri que tem mais 5 lá no centro que eu desconhecia o paradeiro...rsrs No próximo domingo retornarei para capturar as que ainda não tirei.
      Nesta semana a partir do dia 19 fotografia as da praia de Camburi, Praia do Canto, Ilha do Boi e Frade,Enseada do Suá... E ainda faltam as de Vila Velha!!
      Nossa, é muito instigante, cada obra linda, todas feitas com muito zelo e criatividade!
      E agradeço o carinho da presença amiga, você é sempre maravilhosa quando se trata de afeto!!
      Muitos beijos e um lindo final de semana!!:))))))

      Excluir
  2. Oi, Adriana!

    Que linda exposição! Você também está linda nas fotos! A CowParade esteve aqui no Sul a um tempo atrás. Adorei! Difícil é conseguir ver todas obras, pois são muitas espalhadas pela cidade. Que legal ver aqui! Cada artista as torna bela em sua inspiração! Sua cidade está um charme com as esculturas, tudo fica mais bonito e alegre.
    Bom fim de semana! :))))
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia que alegria que tenha vindo ver as fotos da Cowparade aqui de Vitória e Vila Velha!! Viiva!! Menina, fiquei encantada e ando procurando as vaquinhas por toda a parte na minha cidade! rsrs E como você muito bem disse, cada uma é mais linda do que a outra no aspecto artístico da criatividade!! Hoje fui até a Cidade de Vila Velha para fotografar mais duas através da ciclovia da vida. Coincidiu que era o dia da Corrida das 10 Milhas Garoto e as tuas estavam lotadas de pessoas correndo! Foi emocionante!!
      Agradeço o carinho minha amiga, você é sempre tão gentil!!
      Milhares de beijinhos!! :)))))

      Excluir
  3. Oi, Dri.
    Jamais vou desmerecer a Cow Girassol, mas, vem cá. Essa te ganhou fácil, principalmente se falarmos de girassóis, não é? rsrs. É um evento fantástico, realmente. Ainda mais se pensarmos na questão de logística e preparação das peças que é exigido para que tudo vá para as ruas. E o melhor é que as peças não são iguais em seu formato. Imagine o trabalho que deu para "esculpir" cada peça para, depois, montar uma forma em negativo para moldar as peças em fibra. Que trabalheira!!!
    Tá, coloco a Girassol como minha segunda preferida aqui nessa seleção, pois realmente ela é muito bonita, mas como primeira opção (e nisso me coloco como suspeito também) fico com a "A Vaca Sagrada dos Alquimistas" da artista Marta Monteiro.
    Dri, minha querida amiga, fica bem e um lindo fim de semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Márcio, que alegria que você veio ver a primeira parte das vaquinhas que cataloguei!
      E como você muito bem explicou, fazer um evento desses é dificílimo, a logística é complicada, são tantos artistas envolvidos. Eu realmente fiquei encantada!
      No site oficial da CowParade começou o leilão das vaquinhas. O lance mínimo é de 7.000,00. Puxa, se eu tivesse um jardim ( e dinheiro rsrs) eu amaria arrematar a Girassol para deixar ela iluminando a minha casinha junto com as plantinhas e as flores... Um sonho quase impossível!
      Mas o que importa é que a motivação para retornar a pedalar, surgiu neste evento de encontrar as vaquinhas e, a partir daí, fui melhorando a saúde física e mental...Devo muito a essas mimosas lindas amigo!
      Também gostei muito da "Vaca Sagrada dos Alquimistas".Para chegar até ela precisei atravessar uma ilha, sim, sério, a Ilha do Boi. Tem uma subida para chegar lá e estava um dia quente, mas consegui. Foi uma vitória em Vitória!! :))))
      Obrigada mais uma vez e em breve, estarei no seu cantinho, para ler a parte 3 do Conto de Natal, não vejo a hora!!
      Lindo final de semana!! :))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))