Aprenda a observar a natureza na plenitude da solidão

by - julho 19, 2023




Olá gente querida, para quem ainda não conhece o local da imagem acima é em Vitória, precisamente no Píer de Iemanjá.


A ausência de chuvas e o clima quente e seco ( mesmo no inverno) transformou a paisagem deixando-a em tons de azul esfumaçado. E só conseguimos observar esses detalhes quando estamos sós, acompanhe-me...

Muitos tem medo da solidão, mas quando você menos espera vai preferir a ela (a solidão)  em razão da paz que é estar em sua própria companhia.

Vocês devem saber e compreender que não é impossível ser feliz sozinho.  Saibam que ninguém depende de alguém específico para ser feliz. 

Estar em sua própria companhia observando a paisagem local  é restaurador
Imagem: Vista para o Morro da Penha direto da Enseada do Sua em Vitória


Sim, você pode ser feliz com seus projetos, suas amizades, sua própria companhia. Inclusive, você só pode ser feliz de verdade com alguém se primeiro aprender a ser feliz com a sua solidão, para que no momento que uma companhia sadia chegue,  você cresça com ela, mas jamais dependa dela para estar bem.

O que certamente não se pode é ser feliz com quem não te valoriza. Com quem é companhia física, mas ausência emocional. Com quem te rouba a paz e tira o equilíbrio.

Sozinha sim,  Solitária não 


É sempre preferível uma solidão bem vivida do que presenças que nada acrescentam.
      ( Alexandro Gruber)

Não deixe que o medo da solidão faça você aceitar menos do que merece. Afinal foi Deus quem fez você!

Sobre a Canção  Foi Deus Quem Fez Você


A intérprete da canção, Amelinha, nasceu em 1950 e começou a carreira na década de 1970. Ela fazia parte da chamada "Turma do Ceará", que tinha Fagner, Belchior, Ednardo e Amelinha, grupo de amigos que cultivavam música.

Saiu de Fortaleza em 1970 pra estudar comunicação em São Paulo e participava de shows de Fagner. Em 1974 começou a carreira profissional e dois anos depois lançou Flor da Paisagem, uma revelação da música brasileira.

Três anos depois saiu Frevo Mulher, a melhor versão da música de Zé Ramalho e em 1980 finalmente a canção da carreira da Amelinha “Foi Deus Quem Fez Você” , composta por Luiz Ramalho. E quando se deu conta, Amelinha cantava “Foi Deus Quem Fez Você” para uma multidão no Maracanãzinho. Parecia mesmo um céu cheio de estrelas.


Um céu cheio de estrelas



Classificada para a final, a canção tirou o segundo lugar no festival MPB-80 da Rede Globo e assim opinou Amelinha:

Desde os ensaios, no Riocentro, notei que a música causava um impacto sobre a plateia. Os festivais eram um bom termômetro. O que tirou um pouco do sabor é que passaram a mostrar as canções antes, perdeu o charme da surpresa. 

Apesar de não faturar o prêmio, “Foi Deus Quem Fez Você” rendeu a Amelinha o seu primeiro Disco de Platina, com mais de um milhão de cópias vendidas. “Tiveram que correr para prensar um compacto duplo. Nem a gravadora acreditava que ia dar tanto certo.



A capa do disco da Amelinha que vendeu 1 milhão de cópias

De vez em quando, alguém leva o disco intacto para eu assinar, com aquela capa lindíssima, onde eu estou com uns teares, cheia de penas, bem tropical”, revela. É uma canção espetacular, sem sombra de dúvida!


E agora minha edição que tem uma das músicas brasileiras mais lindas de todos os tempos. Tomara que apreciem!  


Referências: 
Imagens do meu arquivo pessoal e Google Imagens/gif céu de estrelas

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Olá, querida amiga Adriana!
    Ah! Que post mais lindo!
    Acabo de chegar da caminhada e volto energizada...
    "É sempre preferível uma solidão bem vivida do que presenças que nada acrescentam."
    Ainda bem que temos a natureza para nos equilibrar...
    Assim eu penso também.
    Adoro ouvir a Amelinha...
    Tenho amigas da canoa com Cristo aqui e estão doidas para me pôr a remar, só me falta a coragem... creio que não chegará.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia, engraçado como umas fotos que pareciam de um dia comum podem se tornar diferentes, com detalhes antes que eu não percebia. Creio que o tempo seco contribuiu para a clareza das imagens.
      E nada melhor do que uma caminhada como você fez para recarregar as energias não é verdade? Creio que foi na última segunda-feira que vi imagens suas de um lindo bosque rosado de cerejeiras. Um recanto de muita beleza!
      E como muito bem disse, ainda bem que temos a natureza para nos equilibrar. E ouvir uma linda canção, como a da Amelinha, faz muito bem para a nossa alma!

      Rosélia, vai fazer canoagem com suas amigas querida, vai ser incrível. Da Praia de Camburi eu vejo várias pessoas praticando esse esporte e como vão todos juntos em uma canoa só, cada um dá força para o outro no remo e assim todos se protegem!
      Eu também tenho vontade de entrar em algo assim...rsrs Sozinha não, pois senão seria aquela música: "A canoa virou.... rsrs"
      Puxa, se estivéssemos na mesma cidade uma dava força para a outra não é? Seria incrível.
      Beijos e muito obrigada por este carinho lindo!!

      Excluir
  2. Uma bela publicação. Lindas fotos. Parabéns. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rycardo, muito obrigada pela presença, essas imagens são de recantos da minha cidade Vitória localizada no Estado do Espírito Santo-Brasil!!
      Seja sempre bem-vindo!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))