Em 1535, Vasco Fernandes Coutinho desembarcou na Prainha de Vila Velha
Observem bem a imagem acima para vocês terem uma ideia do que Vasco Fernandes Coutinho se deparou ao desembarcar na Prainha de Vila Velha, em 1535, no intuito de "desbravar" um novo continente.
Uma terra inóspita, cercada de água por todos os lados. Morros, praias, penhascos exuberantes florestas. Retire da imagem a Terceira Ponte e as construções. Não havia nada, era apenas a natureza em seu estado bruto, selvagem e belo.
A data vem de 23 de maio de 1535, quando os portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na Prainha com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.
"Ele chega em 1535, a bordo da caravela Glória,
e desembarca aos pés do Monte Moreno".
O monte Moreno está à esquerda da foto, ao passo que do lado direito está o Morro do Convento da Penha.
No entanto, a chegada da nau Glória, na Prainha,
em Vila Velha, foi marcada por um cenário de guerra e resistência por parte dos nativos que ali viviam. Índios Aimorés, entre botocudos e Puris, receberam os portugueses com flechas e só desistiram quando eles revidaram com canhões e armas de fogo.
Os índios estavam defendendo seu território. Mal eles sabiam o que estava prestes a acontecer com a cultura deles. Eu também defenderia a minha terra com unhas e dentes...O que os portugueses e espanhóis fizeram nos idos de 1500 não foi uma "colonização", mas um genocídio e escravidão dos povos nativos.
Pronto falei! 😓
Mais tarde, com a chegada de missionários jesuítas, foram fundadas as localidades de Serra, Nova Almeida e Santa Cruz, em 1556.
Na tarefa de catequizar os índios da região, destacou-se o padre José de Anchieta, (CLIQUE AQUI E LEIA A HISTÓRIA) que fundou a cidade Anchieta, e escolheu viver no Espírito Santo até o fim de sua vida.
Em 1558, a vinda do frei Pedro Palácios resultaria na fundação do principal monumento religioso do Estado: o Convento da Penha, em Vila Velha, uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.
A extrema beleza do Penhasco que guarda o Convento da Penha nesta manhã de 02 de abril de 2023 |
A festa da Penha continua a pleno vapor aqui em terras capixabas. VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO. É tudo tão lindo nesta festa, tão magnífico que o meu coração até aquece apenas em me lembrar no momento que estive no alto da montanha celebrando esse momento tão especial.
Conheça a terra Capixaba
Vídeos com alma e coração!
4 coment�rios
Lindas fotos e um pouco de história sempre faz bem! E tens toda razão! Fizeste bem em falar!
ResponderExcluirAh! o Pe Anchieta soube escolher o lugar! Lindo lá! beijos, ótimo dia! chica
Pois é Chica, muito obrigada pelo carinho do comentário amiga!
ExcluirNos tempos de 1500, os portugueses e espanhóis dividiram o mundo entre eles e achavam que podiam fazer e acontecer nas terras desconhecidas...
Eu tenho o privilégio de o meu Estado, o Espírito Santo, ser uma da regiões com uma paisagem natural exuberante que continua praticamente idêntica de quando foi descoberta. É claro que o progresso e os prédios chegaram, mas assim, de longe, a paisagem ainda parece intocável.
Beijos amiga, tenha uma semana maravilhosa!!
Voltei pra avisar que acaba de entrar céu teu lá! Obrigadão! Podes ver aqui:
ResponderExcluirhttps://ceuepalavras.blogspot.com/2024/09/blog-post.html
beijos, chica e feliz SETEMBRO!
Chica, muito obrigada minha amiga querida!!
ExcluirJá fuI lá e emocionei-me em ver as fotos que tanto amo da minha vitorinha adornando a sua seleção dos mais lindos céus do mundo!!
Você sempre tem um jeitinho de me emocionar! Obrigada de todo o coração!!
Beijos e um lindo início de setembro!! :)))))))
Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))