Pedalando pela Ilha de Vitória em uma manhã chuvosa

by - abril 16, 2024



Eis o registro fotográfico de quem adora pedalar. Pincipalmente em dias chuvosos. Mas por que motivo é tão bom andar de bicicleta? Ora, porque o ciclismo é uma atividade perfeita para ficar em forma e adquirir boa saúde.

O ciclismo é um dos poucos exercícios capazes de oferecer um bom treino aeróbico, cardiovascular e, ao mesmo tempo, tonificar e fortalecer os músculos. Embora os músculos das pernas trabalhem arduamente para aguentar o esforço de pedalar, o ciclismo vai fortalecer, tonificar e tornear todo o corpo. Além de construir capacidade aeróbica, é claro! É ou não é um exercício perfeito?

Andar de bicicleta, faz subir o ritmo cardíaco. O coração e os pulmões, têm de trabalhar arduamente para fornecer oxigênio aos músculos, tornando-lhes assim possível aguentar o esforço de pedalar. Quanto mais treino aeróbico, ou cárdio, fizer, mais saudável fica e mais eficiente o seu corpo se torna no fornecimento de oxigênio aos músculos. 

Visão de Vitória que se tem da  Ilha do Frade em uma manhã chuvosa


O exercício aeróbico regular, combinado com uma alimentação saudável e equilibrada, pode ajudá-lo a controlar o peso, a reduzir gordura corporal, a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, a melhorar a circulação e até a baixar a pressão arterial. E além disso tudo, desenvolve a capacidade muscular. Veja com mais riqueza de detalhes, tudo o que é trabalhado em seu corpo durante sua voltinha de bike.

Benefícios do Ciclismo

Existe a ideia errada de que o ciclismo apenas trabalha os músculos das pernas e não os outros grupos musculares. Mas vou desmistificar este mito AGORA: A ação de pedalar fortalece e tonifica os músculos da barriga das pernas e das coxas, mas outros músculos do tronco e dos braços têm também de trabalhar arduamente. 

A posição do corpo na bicicleta à medida que se pedala , oferece uma plataforma para se trabalhar os músculos do core. Estes são os músculos que suportam a coluna. Além das Fibras musculares de contração rápida e lenta trabalharem bastante!

A tranquila  paisagem na beira mar de Vitória e os gigantes navios em uma manhã de domingo chuvosa 

Se feita no mínimo três vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ainda é tiro e queda para fugir do sedentarismo, emagrecer, tonificar os músculos, prevenir e controlar doenças como diabetes e hipertensão, expulsar o colesterol ruim e fortalecer a condição cardiorrespiratória (coração e pulmão). Isso sem contar com a deliciosa sensação de liberdade que você tem quando está sentada em uma "magrela."

“Pedalar é ótimo antídoto para acabar com o estresse, o mau humor e a ansiedade”, fala Fernando Sales, que é ciclista profissional e presidente da Fernando Sales Assessoria Esportiva (SP). 

É por essas e outras que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso da bike como uma das saídas para melhorar a saúde pública mundial. O órgão enfatiza que os ciclistas não só se beneficiam como também “aumentam a interação social, o lazer, reduzem a violência, o tráfego urbano e a poluição”.

Pedalar libera o meu ambiente das toxinas dos carros

Apostar nas pedaladas permite conhecer novos lugares e pessoas. Eu, desde que comecei a tomar mais coragem para grandes distâncias,  já conheci ( clique nos links para ler) a Ilha do Boi,  a Ilha do Frade, o Centro Histórico de Vitória, vi o Penedo de pertinho e os gigantes navios no Porto, a Terceira Ponte , as 5 Pontes, a Igreja de Santo Antônio e até o Convento da Penha, em Vila Velha. Fiz os trajetos tudo de bike. É possível se arriscar em  uma nova aventura na cidade, desde que seja feito com segurança!

O Penedo e o gigante navio  Cosco Shipping 

Muito tempo se passou desde que comecei a pedalar. Abaixo o registro fotográfico da minha bike antiguinha, de 10 anos atrás,  em 2014. 

Registro fotográfico no pedal há 10 anos atrás (fevereiro 2014)

Apesar de te ficado alguns anos sem pedalar, neste intervalo de 10 anos (durante a pandemia e problemas de saúde) voltar a andar de bicicleta foi um processo extremamente curativo para mim. Atualmente, para me localizar nos percursos,  inseri o aplicativo Strava para calcular as distâncias e o tempo decorrido apenas para saber como está o meu desempenho nos pedais. 

Registro fotográfico no dia 14 de abril de 2024 no Centro  de Vitória


Tem até um filminho, com uma nostálgica trilha sonora lá do meu Instagram. Espero que eu os tenha convencido dos benefícios de andar de bicicleta. Até Mais! 


Imagens: Google imagens e arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

5 coment�rios

  1. Boa tardinha de Paz, querida amiga Adriana!
    Tenho saído do sedentarismo pós pandemia fazendo hidro e pilates, fora caminhadas que não dispenso.
    Quem me dera ter aprendido a andar de bicicleta!
    Aproveite bem seus passeios pela bela ilha ai.
    Tenta dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, muito boa tarde querida amiga!! Nas verdade cheguei aqui agora e já é noitinha...
      Que maravilha que esteja fazendo atividade física, não importa qual seja, o importante é se mexer!!! Hidro e pilates são duas atividades maravilhosas!!
      Eu fui muito feliz no período em que fiz hidroginástica, pena que não pude prosseguir!
      Mas ainda é tempo de aprender a andar de bike querida pois aí em Guarapari será maravilhoso fazer passeios à beira-mar!
      Tenha igualmente dias abençoados!! :)))))))

      Excluir
  2. Lindas tuas fotos e como é bom pedalar!
    Eu adorava!
    Continua firme, isso só faz bem!
    beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, pedalar tornou-se ultimamente o meu refúgio de paz e solitude...
      É neste momento que vejo o mundo com outros olhos...O coração fica acelerado em razoável do exercício, mas a mente se acalma por completo...É uma vida mais serena!
      Beijos e uma semana linda!! :))))))))

      Excluir
  3. Já tive algumas bikes, no decorrer da vida,
    Atualmente estou sem nenhuma mas com certeza é uma
    boa forma de achar equilibrio entre mente, e saude muito bom.
    Aqui é um lugar onde chamam de campanha , cavalo, vaca e chão batido, então
    me acostumei quando estou pelas redondezas nas folgas do trabalho andar longas distancias a pé... Como ainda trabalho fora o tempo que sobra estou no jardim.
    E assim vamos nos resolvendo... não é verdade?
    Amei seu post, são formas que procuramos de estar bem, e vamos trocando
    informações de bem estar.
    Abraços.
    janicce.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))