Dicas para dar a volta completa de Bike na Ilha do Frade

by - julho 17, 2024

 




Oi gente, julho é tempo de férias e estou aproveitando para fazer um treinamento especial de bike na Ilha do Frade em Vitória. Observem a foto acima e vejam a ponte no início e a estrada de blocos de pedra atravessando a ilha. É por ela que passei contornando e darei umas dicas para tudo ficar mais leve. 

Como já comentei em posts anteriores, fazer a volta na Ilha do Frade é um espetáculo maravilhoso e repleto de belezas naturais recheado de muita adrenalina. 

Se tem uma coisa que é desafiadora para mim e até outros ciclistas, são as subidas íngremes. Até que a ponte da Ilha do Frade não é tão longa, mas pelo fato de dividir espaço com os carros na subida (a ponte é bem estreita) o percurso fica um pouco mais perigoso e temos que contar com a boa vontade dos motoristas dos automóveis.

Saber encarar as subidas é fundamental para melhorar o nosso rendimento. Até que encarar a subida é fácil. O problema é a descida que em estrada de pedras repletas de saliências pode   estourar o pneu da bike. Então confira algumas DICAS bem simples que trago pra gente não "entrar em desespero" no momento da subida ou  descida...hehehe

Eu e a Bike prontas para o desafio de subir e contornar a Ilha do Frade


1 – Cuidado com a Respiração

Quando estamos em uma situação de esforço máximo, é normal que o corpo humano responda a isso mantendo a respiração curta.

Nas subidas, esse mecanismo pode aparecer e comprometer o seu desempenho. Isso acontece devido à pouca captação de oxigênio, levando a musculatura à total exaustão.

Por isso, antes de entrar em uma subida, exercite respirações profundas. Puxe o ar profunda e lentamente, soltando na mesma proporção. Repita esse processo algumas vezes para baixar a frequência cardíaca e vai se sentir mais sereno (a).

2 – Atente-se à postura

A sua postura influencia muito em sua respiração e força para encarar uma subida. Ao iniciar um trecho inclinado, mantenha o tronco sempre na posição ideal de pedalar.

Exceto quando uma inclinação for absurdamente fora do comum, não mude sua postura. Se a subida for média e mesmo assim perceber que seu corpo está procurando uma posição mais confortável, possivelmente sua postura na bike precisa de correção.

Visão para o Mestre Álvaro  e prainha diretamente da Rua Central da Ilha do Frade

3 – Utilize as marchas corretas

Pode parecer óbvio, mas você presta atenção na relação de marchas nas subidas? Ao encarar uma ladeira, fique atento para a sua condição de força no momento para utilizar a marcha correta.

É possível selecionar uma marcha que ajude você a subir com mais facilidade e menos esforço, sem comprometer o desempenho da sua pedalada. Eu costumo deixar na marcha 2 do lado esquerdo e regulo entre a 3 e 4 no direito. Com o tempo agente aprende a que fica mais leve, basta apenas testar. 

4 – Equilibre a força aplicada no pedal

Um fator decisivo para os mountain bikers e atletas de plantão  é equilibrar a potência mais uniformemente a cada giro do pedal. Então, na próxima vez que você for encarar uma escalada íngreme, aplique em seus pedais uma pressão para gerar um movimento mais uniforme e circular. É melhor rodar mais em uma marcha levíssima do que rodar menos em uma marcha  média. 

A elegância das garças no lindo lago da Praça Central da Ilha do Frade

5 – Ajuste a calibragem certa para você

É incrível a diferença os  pneus fazem no desempenho com a pressão correta. Uma alta calibragem (pneu mais duro) pode dar mais resistência ao rolamento, porém quando você está escalando, a área de contato é menor, perdendo aderência e você acaba deixando de ganhar energia preciosa com o pneu derrapando.

Por outro lado, uma baixa pressão (pneu menos duro) pode dar uma maior resistência ao rolamento e um risco aumentado de furo por pancada.

Portanto, é importante encontrar a calibragem ideal para assegurar à aderência e a resistência ao pneu.

Eu gosto de deixar os pneus menos duros porque a descida é menos impactante, pois a bike trepida demais com os pneus muito cheios. Entretanto o risco de furar o pneu é um pouco maior. Mas cada qual precisa achar o seu ponto favorito.

6 – E, por fim, pratique

A única maneira de obter melhores resultados é sair para pedalar e encarar subidas desafiadoras. A da Terceira Ponte, por exemplo, é ótima para treinamento na subida e muito desafiadora na descida. (Os freios precisam estar em dia)

Eu depois de encarar a subida na Ciclovia da Vida na Terceira Ponte em Vitória-ES

Deixe seus braços leves, sem tencionar os ombros.
Essa tensão dificulta a sua respiração e o trabalho de suas pernas. Apenas relaxe e foque no visual para melhorar a sua performance. 

E falando em visual que tal se encantar com imagens de Vitória, incluindo a Ilha do Frade em vários momentos do vídeo, principalmente em 1:37 onde se denota toda a beleza deste paraíso? Bem-Vindos!!


Referências 
Imagens do meu arquivo pessoal da Ilha do Frade e do Google

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

4 coment�rios

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Adriana!
    Gostei da serena garça bem tranquila apreciando a natureza linda do lugar.
    Você consegue uns vídeos muito lindos.
    Não conhecia a música do de hoje.
    É preciso muita coragem para fazer o que faz. Nem consigo me imaginar pedalando pelos lugares que percore.
    Tenha passeios lindos e abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Rosélia!!
      Ando um pouco fora do juízo desde que melhorei da dor na lombar amiga...rsrs
      Estou praticando mais de bike em lugares que antes achava dificílimo e que me faltava coragem para enfrentar. Dividir a ponte da Ilha do Frade com os carros passando e enfrentar as subidas íngremes da Ilha do Boi sempre me aterrorizou. Somente o treino e a assiduidade nos faz perder o medo amiga...
      Ahhh essa música do 14 Bis é uma lindeza não é? Ver o sol nascendo aqui na Terceira Ponte em Vitória é algo que nos traz tanta paz. A gente pensa que dias melhores virão!!
      Muito, muito obrigada pelo imenso carinho da presença amiga!!
      Beijos de todo o coração!! :)))))

      Excluir
  2. Nossa! que paisagem linda!
    Adorei conhecer, confesso que dividir lugar com carros não
    me apetece muito... acho perigoso...
    Estou voltando a escutar musica pois já vi uns posts bem legais seus k.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Casa Madeira, que maravilha que tenha vindo conhecer o meu blog genuinamente capixaba!
      Aqui as paisagens são apenas do Espírito Santo, mas precisamente de Vitória, a capital.
      Os pedais de bike comecei para tratamento da endometriose, pois preciso fazer exercícios mais intensos e terapêuticos para melhorar!
      Tomara que vá ao blog Vivendo Bem Feliz nesta semana, pois publiquei uma canção da Edith Piaf!!!
      Beijos e uma linda semana!!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))