Eu fui na Ilha do Frade de bike

by - maio 08, 2024



No último sábado fiz um passeio completo de bike na  Ilha do Frade e foi uma incrível experiência. Primeiro porque atravessei a ponte que dá acesso à ilha sem medo e consegui subir o morrinho inicial da Ilha sem parar. Foi difícil mas consegui e hoje trago os detalhes: 

A Ilha do Frade é pequena, charmosa e repleta de natureza exuberante  por todos os lados. De tão linda, a ilha bairro é cenário constante de books fotográficos. As mansões chamam a atenção e compõem um visual luxuoso. 

A Ilha do Frade é um dos seis bairros de Vitória que possuem “Ilha” em seu nome, mas é o único que ainda se mantém cercado de água por todos os lados.

É um bairro exclusivamente residencial, possuindo como construções somente casas e um pequeno prédio administrativo na entrada, da associação de moradores. É considerado um dos bairros mais nobres de Vitória  juntamente com a Ilha do Boi. Olhe a imagem abaixo. Vê a estradinha do meio da Ilha? Foi nela que andei de bike de norte a sul.

A Ilha do Frade em toda a sua extensão geográfica

Sim! Eu atravessei a ilha do Frade de bike

A Ilha do Frade é uma APA (Área de Proteção Ambiental), possui nove praias, dois lagos e aves das mais variadas espécies, sem falar na fauna marinha que a cerca.

Das praças até o final da ilha, a distância é de apenas 1,5 Km. Então dá para ir passeando a pé e de bicicleta como eu fiz, sentindo e observando melhor as belezas do lugar. Se preferir ir de carro, pode também, pois facilita, caso esteja com crianças ou idosos.

O acesso à Ilha do Frade se dá pelo bairro Praia do Canto, entre as praças dos Namorados e dos Desejos. Logo na entrada, dá para notar a beleza da região, com a Ilha das Andorinhas e a praia da Curva da Jurema à direita e o Iate Clube do ES à esquerda. Consegue me ver atravessando a ponte de acesso para ingressar na ilha? rsrs Estou aí, dá uma olhadinha naquele pontinho  laranja à direita...😅

Aí estou eu atravessando a ponte da Ilha do Frade

Atravessei a ponte que liga o bairro à ilha de Vitória. Um local para tirar lindas fotos do mar, com vista para a Ilha do Boi, a Terceira Ponte, o Convento da Penha e o conjunto de prédios da orla da Enseada do Suá.  Caminhando a pé, dá para ver facilmente várias tartarugas marinhas.

Após a ponte, encontram-se as duas primeiras praias, uma de cada lado. Na da esquerda ficam atracados pequenos barcos pesqueiros de madeira. Não é utilizada para banho, mas dá acesso pelas pedras a outras duas praias mais convidativas e normalmente vazias. Já a praia da direita é muito utilizada para banho, ficando bem cheia nos fins de semana ensolarados. Inclusive havia uma escola de natação no local com várias pessoas treinando no mar com bóias. 

Prainha da Esquerda  Ilha do Frade conde ficam atracados os  barquinhos coloridos

Subindo a ladeira da entrada da ilha, um terreno à direita possuía antigamente uma bela ruína de um mosteiro dos Frades Beneditinos, mas infelizmente a ruína foi demolida no começo desta década, restando apenas as memórias.

Mais adiante, na parte central, começa uma grande área verde com dois lagos, gramados para piquenique e para sessões de fotos. Tudo é muito lindo e colorido e uma vaquinha nos recepciona bem na entrada.

A vaquinha Cowparade nos recepciona na entrada da Ilha do Frade

É uma área muito bonita que vale a pena conhecer. Os pais também levam seus filhos nos fins de semana para apreciarem os peixes, patos e tartarugas. Tem uma luz incrível o lugar.

O laguinho da Ilha do Frade

O local é habitado por muitas aves, dentre elas patinhos, gansos, garças, joão-de-barro, pica-pau, canário, maritaca. Tudo é muito lindo e bem cuidado. Mimosas florzinhas compõem o visual natural deslumbrante!

As garças e as florzinhas no lago da Ilha do Frade

Pedalando pela estrada de pedras que  cruza a Ilha do Frade,  chegamos em um terreno aberto à esquerda, revelando uma bela vista da Ilha dos Índios, da Praia de Camburi e do Monte Mestre Álvaro ao fundo.

Vista para a Ilha dos índios, Praia de Camburi e  a montanha Mestre Álvaro

A Ilha do Frade é pouco conhecida até mesmo por muitos moradores da capital e eu indico imensamente esse passeio que é um colírio para a vista e um remédio para descansar a mente...  

O vídeo abaixo com a canção  do Jeff Lynne - chamada Give Me Love (Give Me Peace on Earthmostra a entrada da Ponte de acesso à Ilha do Frade em todos os detalhes e mais alguns pontos de Vitória. 

Me digam aí nos comentários o que mais você gostou neste passeio, vou adorar saber!!  Até a próxima!


Imagens do Google Imagens e do meu arquivo pessoal

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Boa tarde de Paz, querida amiga Adriana!
    "As garças e as florzinhas no lago da Ilha do Frade"
    Tudo lindíssimo, mas me detive na foto que ilustra sua legenda que recortei aqui.
    O vídeo é muito bonito também.
    Fica difícil escolher algo melhor ou mais bonito...
    Tudo belo, eu digo.
    No outro dia, tive receio por você, devido a um assalto no Pier de Iemanjá...
    Deus lhe proteja nas caminhadas restauradoras que faz de bike.
    Lugares assim precisam ser preservados e protegidos pela segurança pública.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Rosélia, que bom que você gostou do passeio na Ilha do Frade amiga!
      Eu me arrisquei um pouco, como em todos os demais que estou fazendo, pois para ser vítima de assalto, como aquela moça no Píer de Iemanjá, pouco custa.
      Mas é a bike que vem me curando de todos os males, principalmente o retorno da paz mental, que não tem preço. Já, a dor da dorsal a gente vai levando com exercícios, bolsas quentes, pomadas e massagens específicas.
      As garças estão uma graça no laguinho da Ilha do Frade, um recanto para elas!
      Sua muito elegantes e fiquei acompanhando o passo delicado de cada uma delas em direção ao lago...
      Ahh essa canção é muito especial, fala de paz, de amor, de união...Tudo o que precisamos para construir um mundo um pouco melhor... Nossos irmãos do sul precisando do nosso auxílio. Até a Chica está passando por dificuldades por lá. Mas com as nossas doações e a ajuda presencial de quem está no local, essa crise vai passar e eles vão se levantar novamente.
      Obrigada pelo carinho da presença amiga!! Você é sempre muito especial!!
      Beijos de coração!! :)))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))