Ilha do Frade: Entre o Mar e a Montanha!

by - agosto 28, 2024



A capital capixaba, é uma cidade que encontra um equilíbrio entre a natureza e a urbanização, o moderno e o histórico. Portanto, é um destino encantador para quem procura beleza natural e cultura, tudo a uma curta distância. 

Mas, é importante destacar que essa cidade é mais do que uma paisagem deslumbrante, é uma comunidade vibrante de pessoas que valorizam a qualidade de vida e a riqueza cultural. Seja relaxando nas praias, explorando sua história ou apreciando sua deliciosa culinária, Vitória sempre tem algo especial a oferecer a todos que a visitam, incusive você.

E hoje venho com poucas imagens de Vitória, mas elas são diretamente da Ilha do Frade em mais um passeio de bike em que tive a oportunidade de sentir o vento mais forte até então....Praticamente dava para voar!!
O vento era tão forte que quase me levou

A sensação do vento forte batendo no rosto diante de um penhasco é algo inacreditável! Lembrei-me imediatamente da poesia de Eugênio de Andrade, que é perfeita para poder compartilhar  esse momento único. Eugênio, em seus versos menciona barcos, águas, luz, paraísos e conchas...Tudo o que está contido nesta paisagem. Senão vejamos:


As Palavras

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparados, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade

E o vento fazia voar naquelas paragens...


Existem muitas canções que falam do voo e de vento, como a do Biafra "Sonho de Ícaro". Mas hoje eu trago uma especial  da banda Bread cujo clipe enfatiza o mar, o sol, o vento  forte e a brisa suave...

" Aubrey " é uma canção escrita e composta pelo cantor e compositor americano David Gates , e originalmente gravada pelo grupo de soft rock Bread , do qual Gates era o líder e principal produtor musical.

Apareceu no álbum Guitar Man de Bread de 1972 . O single durou 11 semanas na parada Billboard Hot 100 , chegando ao número 15.  

David Gates escreveu a música depois de assistir Breakfast at Tiffany's, estrelado por Audrey Hepburn.

A música apresenta a voz solo de David Gates, sem vocais de apoio ou bateria . Conta com diversos recursos melódicos como cordas orquestrais , violão , celeste e sinos de orquestra . Na letra, o cantor fala sobre a saudade de uma garota chamada Aubrey por quem tinha um amor não correspondido ("os corações que nunca tocaram afinados"); talvez um primeiro amor.

A canção, mesmo tendo uma certa melancolia, é linda!  Puro deleite! Linda semana para vocês!


ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))