Cais dos Pescadores na Enseada do Suá

by - outubro 09, 2024



Mais um recanto de Vitória conhecido com sucesso, a bike me levou lá!  😀É o Cais (Píer) dos Pescadores da Enseada do Suá de Vitória.

Aliás, a Praia do Suá tem uma das vistas mais bonitas da Baía de Vitória e a  região se desenvolveu e hoje está próxima de um dos principais centros financeiros do Estado, mas nunca perdeu o seu encanto com a tradicional vila dos pescadores.

Belezas naturais, histórias e muita tradição: assim é o bairro Praia do Suá, em Vitória. A região é considerada uma das mais antigas da Capital e, durante muitos anos, abrigou uma colônia de pescadores.

Posteriormente, começou a ser ocupado por população de classe média para moradia, porém os pescadores permaneceram no local com seus barquinhos coloridos no cais.

Duas grandes intervenções governamentais modificaram a vida do bairro. Uma foi a construção do Hospital São Pedro e a outra foi o aterro da Praia do Suá.

Com o aterro, realizado na década de 70, os pescadores tiveram que transferir o cais de suas embarcações para as proximidades do morro Jesus de Nazareth. Atualmente, existem neste local pequenos estaleiros e companhias de pesca. E também um novo cais para ancorar os barquinhos dos pescadores. 

O bairro possui uma festa tradicional realizada todos anos em junho, dedicada a São Pedro, padroeiro local. 

As paisagens nunca perdem o encanto, e mesmo em um dia nublado consegui capturar belezas extraordinárias.
A vista da Baía de Vitória da  Vila dos Pescadores

Os pescadores da Colônia da Praia do Suá criaram a Procissão Marítima de São Pedro, que acontece no dia 29 de junho, dia do padroeiro. 

Os barquinhos a navegar e as garças a voar no cais dos pescadores na Enseada do Suá

O cais da Enseada, local onde os pescadores da região, ancoram os barcos de pescas é pequeno, mas é um lugar muito bonito para se ver uma bela paisagem do canal da baía de Vitória e também apreciar as belas aves aquáticas que rodeiam os barcos em busca de resto de alimentos. 

Geralmente são as garças que enfeitam o local, mas também costuma aparecer anu-branco, quero-quero, pombos e biguás. E até urubus que ficam à espreita. Uma grande turma de amigos! Veja como é lindo o lugar do cais: 


Além disso, para quem gosta de peixes e mariscos é um bom local para comprá-los com preço mais acessível e frescos, normalmente o pescado chegam cedo, a partir das 06:00 da manhã. É possível também, comprar temperos apropriados para pratos da culinária típica, pois sempre há barracas disponibilizando cheiro verde, urucum, tomates e outros, na rua de acesso ao cais, que é a rua do Horto Mercado. 

No vídeo abaixo você terá uma noção do Cais (Píer), como se lá estivesse observando tudo de pertinho. A bike me levou!! Até mais amigos!



 

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

2 coment�rios

  1. Que lindo e tão bucólico lugar a bici te fez conhecer!
    Adorei! Lindo dia!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Chica, muito obrigada por ter vindo conhecer a minha nova aventura de bike.Eu nem planejo direito o que vou conhecer, saio de casa bem cedinho com um sonho e depois, quando tudo dá certo, o realizo. A bike virou companheira de sonhos!!
      Beijos e um lindo restante de semana amiga!! :))))))

      Excluir

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))