A Música do Silêncio: a História de Andrea Bocelli

by - abril 14, 2021


Ontem assisti um filme no Telecine  chamado A Música do Silêncio que me emocionou demais. A película cinematográfica  é  inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Andrea Bocelli, que por sua vez, é inspirado nas suas próprias memórias. Para quem é descendente de italiano ou fã de Andrea, se  encanta com as cenas e as imagens! Recomendo! 

A Música do Silêncio
Nome Original: The Music Of Silence
Direção: Michael Radford
Elenco: Toby Sebastian, Antonio Banderas, Jordi Mollà, Luisa Ranieri, Ennio Fantastichini
Gênero: Biografia, Musical
Produtora: Picomedia
Distribuidora: QMI
Ano de Lançamento: 2017


Sempre fui fã de Andrea e uma das minhas primeiras edições em vídeo contemplou uma de suas mais belas apresentações. Reviva comigo esse momento maravilhoso:

Na trama, Amos Bardi (Toby Sebastian)  nasce com uma condição nos olhos que, eventualmente, o leva a cegueira. Isso não o impede, no entanto, que ele  se torne um grande cantor.

O filme, então, acompanha a vida de Amos, enquanto ele busca realizar seus sonhos.

Toby Sebastian como Amos Bardi em A Música do Silêncio
Toby Sebastian como Amos Bardi (Andrea Bocelli)


A trama de A Música do Silêncio

Quando se diz que o filme acompanha a vida de Amos Bardi, é de maneira literal. Ele começa quando o protagonista nasce e os pais descobrem sua condição nos olhos, e acompanha sua infância, depois a adolescência e a vida adulta.

Os períodos de sua vida são misturados com momentos da carreira e das dificuldades que surgem daí, embora ele sempre tenha apoio dos pais. Por um lado, essa ideia faz com que o filme se torne muito completo, uma vez que acompanhamos cada momento da vida de Amos.

O filme vai se tornando cansativo com o tempo
Amos e sua esposa em cena do filme



Biografia

O filme é inspirado em um livro escrito pelo tenor Andrea Bocelli e, embora tenha personagens com outros nomes, a história é inspirada na sua própria vida. Bocelli, assim como Amos, também é cantor, teve a infância parecida com a de seu protagonista e também sofre de uma condição que o deixou cego.

A Música do Silêncio apresenta uma história diferente e inovadora
Os ensaios de Amos no filme


Nesse aspecto, o filme é bem interessante, porque funciona mais ou menos como uma cinebiografia de Bocelli, e é uma ótima escolha para quem é fã do cantor. A Música do Silêncio intercala a vida pessoal de Amos com a sua carreira, mas o que recebe mais enfoque é justamente a vida pessoal, o que pode ser interessante para quem é muito fã, como eu sou, desde longínquos tempos do tenor Andrea, que é espetacular!

Aspectos técnicos de A Música do Silêncio

Embora esta seja uma produção relativamente grande, ela também é simples. Existe um cuidado óbvio no filme em transmitir todas as épocas que são retratadas, uma vez que o longa acompanha a vida toda do protagonista. Dessa forma, os figurinos e cenários mudam com o tempo, o que ajuda a colocar o público dentro daquela história. O elenco também muda, afinal, começamos a acompanhar Amos quando ele é criança e terminamos quando ele já é um homem adulto e consagrado;

O filme acompanha a vida de seu protagonista desde o seu nascimento
A precisão nos treinos de voz

O filme tem uma linguagem muito próxima da literatura e mostra cada detalhe da vida de Amos. Isso torna o filme um pouco cansativo, mas certamente, saber questões da vida do protagonista para os fãs do cantor é bastante interessante. 

Em função disso, A Música do Silêncio,  mostra o protagonista nascendo, crescendo, se apaixona pela música,  se casa, tem filhos e sua vida prossegue com muitas emoções.

Toby Sebastian e Antonio Banderas em cena de A Música do Silêncio
Os atores Toby Sebastian e Antonio Banderas em cena de A Música do Silêncio

As músicas tocadas no filme


As que tocam no filme, nas cenas de palco, são belíssimas e emocionantes! Eu publiquei no início deste artigo,  um vídeo editado por mim, com a tradução para o português de uma das mais lindas apresentações de Andrea Bocelli em dueto com a  Sarah Brightman, soprano inglesa. Dois gigantes da música que se uniram para nos encantar com "Time to Say Goodbye", segunda versão da canção "Con te partirò" de Bocelli, sendo considerado o single mais vendido da história. É lindo, é mágico, é inebriante!!


Andrea Bocelli e o ator Toby Sebastian  que deu vida a ele no cinema 


A Música do Silêncio funciona como uma cinebiografia de Andrea Bocelli, embora use personagens ficcionais para isso e é uma excelente  escolha para os fãs do tenor, pois a música emociona e traz as mais lindas lembranças da Itália. Veja o trailer do filme, publicado no YouTube e terá uma ideia da grandiosidade da história de Andrea Bocelli. Até mais amigos!


Fontes de Inspiração:
Imagens do Google Imagens e Site Vitaminanerd

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))